Grupo Nutar se apresenta em Perus e Centro de São Paulo, Santo André e São José dos Campos


 O espetáculo é inspirado no pião, objeto presente no imaginário popular que foi capaz de despertar a curiosidade e o encantamento em centenas de gerações. 


Grupo Nutar se apresenta em Perus e Centro de São Paulo, Santo André e São José dos Campos. 


De 20 de maio a 04 de junho de 2022, o Grupo Nutar realiza uma mostra de processo com apresentações do espetáculo de circo contemporâneo “Nutar: Girando pelo Fio do Tempo”, projeto que tem patrocínio do PROAC Editais 10/2021. 


O grupo Nutar é formado pelo artista brasileiro Emerson Noise, o brasileiro-chileno Matias Donoso e o argentino Valentín Flamini, artistas circenses latino americanos que tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético. 


Nutar: Girando pelo Fio do Tempo viaja pelo tempo e história do pião, onde três amigos exploram, brincam e se relacionam entre si, com o pião e com o público, através de músicas, danças, jogos e desafios de forma sutil e criativa.


Objeto que vem girando ao redor do mundo e marcando presença de forma relevante em diversos povos e culturas desde 4.000 A.C, o pião é forjado nos mais diferentes materiais, da semente ao mais refinado metal, e está presente no imaginário popular em brincadeiras e competições, retratado em músicas, imagens e poesias. Este objeto, aparentemente simples, foi capaz de despertar a curiosidade e o encantamento em centenas de gerações. 


Além da mostra de processo do espetáculo, o grupo propõe durante a temporada uma Vivência em Pião, em que compartilha a história do pião como objeto milenar que faz parte da identidade cultural de diversos povos, e usa a arte da palhaçaria aliada à magia e a poesia do pião, para uma troca com o público, resgatando as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas.


Com entrada gratuita, o grupo se apresenta no dia 20 de maio (sexta-feira), às 19h30, no Espaço Cultural Quilombaque, em Perus, Zona Noroeste de São Paulo - SP. E no mesmo dia, realiza a Vivência em Pião às 15h.


No dia 21 de maio (sábado), às 20h00, o grupo se apresenta no Circo no Quintal, em São José dos Campos - SP e propõe uma Vivência em Pião, às 15h, do mesmo dia


Em 24 de maio (terça-feira), às 15h00, a apresentação é no Polo Cultural da 3ª Idade José Lewgoy, que fica na Rua Teixeira Mendes, 262 - Cambuci - São Paulo - SP, e a Vivência em Pião, às 16h30.


No dia 28 de maio (sábado), às 16h00, a apresentação acontece no Espaço Cultural Circo do Asfalto, Rua Sebastião Pedroso, 27 Jardim Bom Pastor - Santo André - SP, e a Vivência em Pião, às 11h.


E em 04 de junho (sábado), às 15h30, o grupo encerra temporada com uma apresentação no Teatro de Arena do Pq. Augusta - Consolação - São Paulo - SP, e uma Vivência em Pião, às 11h.


Sobre o grupo Nutar

Em 2020, três artistas circenses, contemporâneos e multifacetados, de diferentes países da América Latina, se viram entrelaçados por uma paixão em comum: o pião. Um  objeto com sentido especial para eles que se tornou o ponto de partida para reflexões sobre o tempo, os ciclos, a dança, o equilíbrio e a influência da tecnologia nas relações e no brincar. Estes questionamentos trouxeram novas possibilidades e perspectivas, convidando os três artistas a experimentar novas formas de jogar e se relacionar entre si, com os objetos e com o público. 


Desejando criar conexões entre a cultura popular e o circo contemporâneo com foco nas artes de rua, o trio saiu em busca da contribuição de artistas que são referência no circo e na cultura popular. Provocações artísticas que transitaram pela arte da palhaçaria, a manipulação de objetos não convencionais, as brincadeiras e músicas populares, e as diferentes possibilidades de jogo que o pião traz como objeto e provocador de subjetividades. 


Da união dessa paixão em comum, estudo e pesquisa, nasce o espetáculo Nutar: Girando pelo Fio do Tempo” que agora estreia temporada de circulação convidando o público a se encantar com a magia e poesia do pião.


As ações fazem parte do projeto “Nutar: Girando pelo Fio do Tempo” contemplado no edital Proac editais 10/2021


Mais informações: @projetonutar no instagram


Ficha técnica: Intérpretes criadores: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini | Provocação em Palhaçaria/Arte de rua: Fran Marinho | Provocação em Cultura Popular: Cibele Mateus | Provocação em Circo Contemporâneo: Otávio Fantinato e Tássio Folli | Provocação em técnicas de pião: Gerardo Montero | Trilha Sonora: Danielle Siqueira e Danilo Rodrigues | Figurino: Alicia Arteaga | Cenografia: Junior Eliseo e Valentin Flamini | Design e Audiovisual: Tato Sanches | CircoLab | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Fotografia: Ricardo Avellar e Tato Sanches | CircoLab e Elias Ficavontade | Produção Executiva: Janaína Amaral e Tato Sanches | CircoLab


Serviço: Temporada Projeto “Nutar: Girando pelo fio do tempo”

Sinopse: Tentando se equilibrar pelo fio do tempo, três amigos se enrolam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Lançados numa espiral de ritmos e culturas que atravessam gerações se redescobrem na simplicidade do pião. Quando a dança acaba e o equilíbrio cessa, basta enrolar, lançar e acreditar, que tudo volta a girar. Duração: 40 minutos

Gratuito (ao chapéu) - Classificação: Livre


Quando: 20 de maio de 2022 (sexta-feira) - Horário: 19h30

Onde: Espaço Cultural Quilombaque - Endereço: Travessa Cambaratiba, 05 - Perus - São Paulo - SP

Oficina: Vivência em Pião - Horário: 15h (fechada para escola)


Quando: 21 de maio de 2022 (sábado) - Horário: 20h00

Onde: Circo no Quintal - Endereço: Rua Salim Simão, 282, Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos - SP

Oficina: Vivência em Pião - Horário: 15h


Quando: 24 de maio de 2022 (terça-feira) - Horário: 15h00

Onde: Polo Cultural da 3ª Idade José Lewgoy - Endereço: Rua teixeira Mendes, 262 - Cambuci - São Paulo - SP

Oficina: Vivência em Pião - Horário: 16h30 


Quando: 28 de maio de 2022 (sábado) - Horário: 16h00

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto - Endereço: Rua Sebastião Pedroso, 27 Jardim Bom Pastor - Santo André - SP

Oficina: Vivência em Pião - Horário: 11h


Quando: 04 de junho de 2022 (sábado) - Horário: 15h30

Onde: Teatro de Arena do Pq. Augusta - Consolação - São Paulo - SP

Oficina: Vivência em Pião - Horário: 11h

Comentários