"Faraó Bahia" enredo da Nenê de Vila Matilde para o Carnaval 2023

 



A Nenê anuncia...

FARAÓ BAHIA. 


"Despertai-vos

Para a cultura egípcia no Brasil

Ao invéz de cabelos trançados

Veremos turbantes de Tutankhamon

E as cabeças

Se enchem de liberdade

O povo negro pede igualdade

Deixando de lado as separações"

Música de Luciano Gomes 1987. 


Apresentação. 


O enredo para 2023, propõe uma imersão na cultura musical e religiosa afro-baiana a partir da trajetória de grupos e entidades culturais da cidade de Salvador, seus grandes líderes negros e suas comunidades pretas. Um olhar sobre a sociedade, identidade, negritude, racismo, intolerância, história e arte.

Nossa viagem a este místico lugar tem como principal fio condutor a música Faraó - Divindade do Egito, sem dúvida, configura-se como um dos grandes sucessos da música baiana, com grande relevância a letra faz menção a vários aspectos da história do Egito Antigo, dentre eles podemos destacar a mitologia, religião, arquitetura e a política, bem como, constrói uma relação da cultura egípcia com a história afro-brasileira, em especial na Bahia.

Este hino de resistência intelectual abre o pensamento Negro para cantar em forma de protesto suas lutas. 


Resistir sempre!

Resistir é ter nossa história contada por nós mesmos, o que antes era negada e silenciada, pois o carnaval é e sempre será um dos palcos para manifestações, lugar de alegria e empoderamento de pensadores e intelectuais desta festa popular.

A música peculiar baiana, o som dos tambores ancestrais, o toque do Olodum, o chamado do Ilê Aiyê, se fundem a nossa Nenê de Matilde que se debruça diante de seus Deuses e vê nos búzios, a mensagem que abre caminho para cantar teu povo.

Afirmamos sua importância e participação no processo de resistência e luta contra o embranquecimento cultural e o racismo estrutural, o colorismo e tantas outras agressões contra nossos irmãos.

A história do Carnaval brasileiro, as lutas dos povos e ditas minorias passam pela Nenê, ela é e sempre será a porta voz de todos nós. 


"Salvador negritude em redenção 

Minha águia anuncia 

Clamor de alegria, na velha Bahia que satisfação 

Venha ver o povo Negro, vem dançar 

Cantos de libertação soam no ar 

O tambor se manifesta, na ladeira do pelô a minha vila faz a festa". 


(Nenê 2006 Mamma Bahia. Compositores Santaninha/ Baby/ Rubens Gordinho/ Clóvis/ Teco/ Juninho/ Rafael E Renato) 


Enredo: Fábio Gouveia e Márcio Telles.

Colaboradores: Sérgio Cardoso e Sérgio Santos.

Comentários