Curta-metragem: DOSTOIÉVSKI em 9 cenas

 



No dia 10 de maio de 2022, a coreógrafa e bailarina Dinah Perry lança o curta-metragem Dostoiévski – em 9 cenas, que pode ser conferido com acesso grátis no YouTube/ThiagoSampaio. A obra reúne os episódios da série audiovisual, iniciada em setembro de 2021, composta por cenas de aproximadamente um minuto de duração cada (também disponíveis no mesmo canal).

 

Dostoiévski - em 9 cenas traz um novo olhar de Dinah Perry para a arte contemporânea, no qual mescla técnicas de dança, teatro e performance em uma sensível captação com a câmera de vídeo. A artista assina concepção e direção do trabalho que tem como intérprete o bailarino Rogério Maia, também coreógrafo e maitre de dança clássica e contemporânea.

 

“Apresentamos agora a conclusão do projeto ‘Dostoiévski’ que funde as técnicas das artes cênicas, costuradas pela sutileza. As oito cenas já lançadas traçam a linha do processo de investigação, que pode ser observada em continuidade nesse minidocumentário performático”, afirma a artista.




 

Inspirado na obra de filósofo russo Fiódor M. Dostoiévski (1821-1881), o curta produzido por Dinah Perry experimenta a dança em uma concepção diferente de seus demais trabalhos. “Em Dostoiévski - em 9 cenas a dança submerge no corpo, praticamente em repouso. As cenas captadas trazem a dança - pelos ângulos e movimentos de câmera - em um jogo que alterna sensações do impressionismo e do expressionismo”, explica a artista.

 

Com trilha sonora de Igor Stravinsky (“Orpheus”), Dostoiévski – em 9 cenas reflete sobre o desamor, o amor e a solidão no mundo atual. Segundo Dinah, a ideia surgiu para cumprir sua trajetória de criações e fundamentar sua estética, registrada no livro (digital) Fórmula de Técnica Autoral em Dança, na qual defende o processo de construção e desconstrução da arte cênica. “Eu quis aproveitar o momento de turbulências que estamos vivendo, no Brasil e no mundo, para mostrar delicadezas do corpo, amor e sensibilidade pela ótica do cinema”, finaliza Dinah Perry.

 

FICHA TÉCNICA / Dostoiévski - em 9 Cenas (15 min /  2022) - Concepção, roteiro e direção: Dinah Perry. Intérprete: Rogério Maia. Assistência de imagem: William Mazzar e Thiago Sampaio. Fotografia: Arnaldo J.G. Torres. Edição: Thiago Sampaio. Diagramação: Patrícia C.A. Alessandri. Correção: Ricardo Liberal. Apoio cultural: Caixote Bar. Produção e realização: Dinah Perry. Classificação: livre.

 



Curta-metragem: Dostoiévski – em 9 cenas

De Dinah Perry | A partir de 10 de maio de 2022

Onde assistir: YouTube.com/ThiagoSampaio

Comentários