Cia. Paulicea realiza temporada de debates teatrais na Oficina Cultural Oswald de Andrade

 O grupo promove encontros para refletir sobre a obra do dramaturgo João das Neves com participação de Maurício Tizumba, Dione Carlos, Edgar Castro, Georgette Fadel, Grupo Esparrama, Marcelo Romagnoli, Cia. do Miolo e Leda Maria Martins.



Cia Paulicea promove encontros com leituras dramáticas e debates sobre João das Neves


De 05 a 26 de maio de 2022, a Cia Paulicea promove uma série de encontros presenciais com o propósito de refletir sobre a obra de João das Neves, um dos grandes nomes do teatro latino-americano. Com o nome de “Segunda Jornada - Leituras Dramáticas e Debates”, a temporada será realizada com entrada gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, SP.


No dia 05 de maio (quinta-feira), às 19h, acontece a leitura de "Galanga Chico Rei" e "Besouro de Cordão de Ouro" (dramaturgias de Paulo César Pinheiro) com elenco convidado sob direção de Maurício Tizumba e apreciação de Dione Carlos.


No dia 12 de maio (quinta-feira), às 19h, acontece a leitura de "O Último Carro" com elenco convidado sob direção de Edgar Castro e apreciação de Georgette Fadel.


No dia 19 de maio (quinta-feira), às 15h, acontece a leitura de "A Lenda do Vale da Lua" com o Grupo Esparrama e apreciação de Marcelo Romagnoli.


No dia 26 de maio (quinta-feira), às 19h, acontece a leitura de "Mural Mulher" com a Cia. do Miolo e apreciação de Leda Maria Martins.


“Ao pesquisar a dramaturgia de João das Neves, nos deparamos com uma infinidade de caminhos, estilos e referências. Por isso, durante o mês de maio apresentaremos Leituras Dramáticas e Debates de dramaturgias do autor”, comenta o grupo.


Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.


Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.


Com o projeto Missão João das Neves: em busca de uma nação imaginada, da Cia. Paulicea, contemplado na 38ª edição do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, a partir de estudos sobre a vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves, o grupo se propõe a investigar como o teatro pode ser constituinte de um campo no qual é possível resistir às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.

 

Sobre a Cia. Paulicea de Teatro


Com 25 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas com espaço de confronto social e  político. 

Para  o grupo, a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.

Em suas temáticas, são abordadas as diversas manifestações da cultura popular brasileira para a investigação de uma mimese corporal, sonora e ancestral, não para reproduzi-las, mas para reinventá-las, buscando, assim, um olhar contemporâneo crítico e político.


Com seus espetáculos, o grupo já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como o FIT São José do Rio preto, FIT de Londrina, FIT de Havana (Cuba), Circuito SESC de Artes, entre outros.  


Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro


SERVIÇO: “Segunda Jornada - Leituras Dramáticas e Debates”

Com Cia. Paulicea de Teatro e participações especiais

Temporada: 05 a 26 de maio de 2022

Classificação Livre - Grátis - Online

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, SP

Retirada de ingressos no local.


Primeira parada: O Teatro Negro

Quando: 05 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 19h 

Direção – Maurício Tizumba 

Debatedora -  Dione Carlos

Leitura de fragmentos dos textos “Galanga Chico Rei” e “Besouro Cordão de Ouro”, dramaturgias de Paulo César Pinheiro,  marcos fundamentais no Teatro Negro no Brasil, ligados a grandes personalidades negras sob a direção de João das Neves.

Participação de elenco convidado e do ator e músico Maurício Tizumba, que fará a direção da leitura e recordará personagens que criou nestas obras com João das Neves. Apreciação com a dramaturga e professora de dramaturgia na Escola Livre de Teatro de Santo André, Dione Carlos.




Segunda parada: O Teatro Político

Quando: 12 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 19h 

Direção – Edgar Castro 

Debatedora - Georgette Fadel 

“O Último Carro”, o texto mais popular do autor, eternizado por sua encenação de extrema modernidade no final dos anos de 1970. Participação de um grupo de atores convidados, que farão a leitura sob a direção de Edgar Castro (ator da Cia. Livre de Teatro e diretor de espetáculos na Cia. dos Incentivos). A apreciação será da atriz e diretora Georgette Fadel, que dirigiu o texto com aprendizes da Escola Livre de Teatro em Santo André em 2000. Troca de impressões a respeito da relação entre a obra, a crítica social contida no texto e a evolução do chamado Teatro Político até os dias atuais.


Terceira parada: O Teatro Infanto juvenil 

Quando: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 15h

Grupo Esparrama

Debatedor –Marcelo Romagnolli

“A Lenda do Vale da Lua”, texto infantil  mais montado de João das Neves, escrito em 1976. Participação do Grupo Esparrama, especialista em teatro para infâncias e juventudes, e do dramaturgo Marcelo Romagnolli. Um debate a respeito da produção do autor, sua relação com esse universo e o que se produz na contemporaneidade.


Quarta parada: O Teatro de Gênero

Quando: 26 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 19h 

Cia. do Miolo

Debatedora – Leda 

“Mural Mulher”, obra que inaugura a fase em que João das Neves discutiu questões de gênero. Um documento ficcional, já que foi baseado originalmente em entrevistas com diferentes mulheres, como garis, jornalistas, donas-de-casa, prostitutas, metalúrgicas, atrizes, entre outras, compondo um mural que se completa com música e poesia. Participação das atrizes da Cia. do Miolo, e apreciação da dramaturga, poeta e ensaísta acadêmica, Leda Maria Martins. 


Comentários