Cia. La Mínima | 25 anos | Mostra de repertório gratuita

 


Em 2022 a La Mínima comemora 25 anos de história, de muita palhaçaria clássica combinadas com números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais. Para marcar bem a data e comemorar junto ao público, a companhia faz uma série de atividades, entre elas a apresentação de alguns dos seus mais emblemáticos espetáculos.

 

De 7 a 15 de maio de 2022 serão encenados: A Noite dos Palhaços MudosÀ La Carte e Ordinários. As sessões acontecem na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo - CCSP (Rua Vergueiro, 1000, Vergueiro, São Paulo, SP), com ingressos gratuitos.

 

São várias ações acontecendo ao longo deste ano, além da Mostra no CCSP. Entre elas: Oficinas de Formação; Apresentações de espetáculos nas ruas e em diferentes lugares e formatos; circulação do Ônibus-Palco nas periferias de São Paulo e a publicação inédita com ilustrações da Laerte Especial 25 anos da La Mínima.

 

A programação completa está nas redes sociais da Companhia e no site www.laminima.com.br/.

 

Dias 7 e 8 de maio a mostra apresenta A Noite dos Palhaços Mudos (2008), adaptação do quadrinho da cartunista Laerte para o teatro. A partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras, o espetáculo traz os conflitos entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente do palhaço, com base no argumento da HQ original. Tema recorrente da obra de Laerte, a relação entre o real e à fantasia transforma a trama num “policial noir” ou “clown noir”, tornando-a preciosa para a atuação dos atores.

 

Em À La Carte (2001) - sem a utilização de um texto como base narrativa e através de um roteiro baseado em magias, técnicas circenses e números musicais - o espetáculo utiliza a arte do palhaço em prosaicos números de forte gestualidade, resgatando o valor do palhaço como observador crítico do comportamento humano. Ele é um poeta da ação. As apresentações do espetáculo são dias 8, 14 e 15 de maio de 2022.

 

Três soldados em uma missão de guerra - um metido a valente, um muito atrapalhado e outro covarde, que quer desistir antes mesmo de começar - é o mote de Ordinários (2018), apresentado nos dias 14 e 15 de maio. Misturando teatro, circo e humor, os personagens recebem a difícil missão de invadir o território inimigo para resgatar um superior. Mas a tarefa, que já não seria fácil, ganha contornos de comédia graças às situações criadas pelos três soldados, que não têm nada de estrategistas.

 

Este projeto foi realizado através do Edital Proac Expresso Direto nº38/2021 - Fomento Direto a Projetos Culturais.

 

La Mínima

A companhia foi fundada em 1997 pela dupla de palhaços Fernando Sampaio e Domingos Montagner para pesquisar o repertório clássico do palhaço, adaptá-lo e aplicá-lo a diversos suportes dramatúrgicos. Ao longo desses 25 anos, a La Mínima produziu 16 espetáculos, se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura. As obras são inspiradas em manifestações populares de comunicação e cultura que podem ser desde literatura clássica ou arte medieval, quadrinhos ou programas de rádio.

 

Sobre os espetáculos da Mostra de 25 anos

 


À La Carte Foto: Carlos Gueller

 

Sinopse: Na periferia de um subúrbio perdido no espaço e no tempo, duas pessoas convivem onde o conforto passa longe e a segurança desconhece o endereço. Por vezes percebe-se a existência de vida fora daquele ambiente devido a algumas interferências sonoras. Um deles mostra-se muito tenso, um feixe de nervos obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. Mas algo os une como verdadeiros irmãos: a fome, quer seja ela de alimento, ou mesmo de dignidade, de poder. Neste terreno impreciso, onde da mesma fonte brota o alimento e a arma letal, a fantasia se mostra tão fundamental quanto o trigo na composição de um prato que possa saciar a fome, tanto das formigas quanto das cigarras. Até que seja novamente despertada.

 

Ficha Técnica: Direção: Leris Colombaioni Roteiro: Paulo Rogério Lopes Elenco: Fernando Sampaio e Filipe Bregantim Direção de Atores: Carla Candiotto Cenografia: La Mínima Figurinos e adereços: Inês Sacay Iluminação e Assistente de Cenografia: Liu Koseki Trilha sonora: Domingos Montagner Operação de luz: Renata Fongaro Operação de Som: Luana Alves

 



A Noite dos Palhaços Mudos Foto: Eduardo Tropia

 

Sinopse: Os Palhaços Mudos são seres que habitam a cidade e dedicam-se a praticar palhaçadas. Existe uma Seita, no entanto, que os considera uma ameaça alarmante e os persegue, na tentativa de extingui-los. Numa noite de caça a dois Palhaços, conseguem capturar apenas um e na tentativa de matá-lo, conseguem apenas arrancar seu nariz. O pobre mutilado escapa, e não conseguindo suportar a vergonha ele se desespera. Surge então o segundo Palhaço Mudo, que entende o que aconteceu e arrasta-o para um ousado resgate nasal. Perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos, para apresentar os conflitos entre intolerâncias contemporâneas e a lógica do palhaço, se é que ela existe.

 

Ficha Técnica: Texto: Laerte Adaptação e Roteiro: La Mínima e Alvaro Assad Colaboração: Paulo Rogério Lopes Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad Elenco Alternante: Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro Música Original: Marcelo Pellegrini Iluminação: Wagner Freire Figurinos: Inês Sacay Cenografia: La Mínima Adereços: Maria Cecilia Meyer Assessoria Técnica de Magia: Volkane Coreografia: Sergio Rocha

 



ORDINÁRIOS Foto: Carlos Gueller

 

Sinopse: Em algum lugar, três soldados formam um pelotão improvável. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receber uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Mas afinal quem é adequado para a guerra?

 

Ficha Técnica: Concepção: Alvaro Assad, Fernando Paz, Fernando Sampaio e Filipe Bregantim Roteiro: Newton Moreno, Alvaro Assad e La Mínima Assistente de Dramaturgia: Almir Martines

Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini

Elenco: Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim Iluminação: Marcel Alani Figurino e Visagismo: Carol Badra Cenografia: La Mínima Adereços: Dario França, Juciê Batista e Reticências

Assessoria técnica de Magia: Ricardo Malerbi Operação de Som: Luana Alves Operação de Luz: Marcel Alani

 

Serviço

Mostra de Repertório La Mínima

de 7 a 15 de maio de 2022

Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo)

Ingressos: Gratuitos - A distribuição será feita 1h antes de cada apresentação, em uma plataforma no foyer próxima a entrada de público.

Lotação: 321 lugares

 

>>> A Noite dos Palhaços Mudos

Gênero do Espetáculo: Comédia | Classificação Indicativa: 10 Anos | Duração: 55 minutos

7 de maio, sábado, às 21h

8 de maio, domingo, às 20h

 

>>> À La Carte

Gênero do Espetáculo: Comédia | Classificação Indicativa: 8 Anos | Duração: 60 minutos

8 de maio, domingo, às 16h

14 de maio, sábado, às 16h

15 de maio, domingo, às 16h

 

>>> Ordinários

Gênero do Espetáculo: Comédia | Classificação Indicativa: 10 Anos | Duração: 55 minutos

14 de maio, sábado, às 21h

15 de maio, domingo, às 20h

 

Ficha Técnica do Projeto La Mínima 25 anos

Direção de Produção: Luciana Lima

Produção Executiva: Priscila Cha

Produção e Administração: Chai Rodrigues

Assistência de Produção: Vanessa Zanola

 

Siga as redes sociais da companhia:

site: www.laminima.com.br

Instagram: @laminima_circo

Youtube: LaMínima Circo e Teatro: https://www.youtube.com/laminimacircoeteatro

facebook: www.facebook.com/laminima/

Comentários