(24/5) Terça aberta no Kasulo - Rubia Braga, Juarez Moniz e Ricardo Aparecido Silva



 Três trabalhos de dança – “Fugaz (ou sobre aquilo que me escapa)”, de Rubia Braga, “Epístola”, de Juarez Moniz, e “Reforma”, de Ricardo Aparecido Silva -, fazem a Terça Aberta no Kasulo (São Paulo), no próximo dia 24 de maio, às 19h. Após as apresentações, os artistas conversam com o público com mediação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, que dirige a Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser reservados no link: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta .

Fugaz (ou sobre aquilo que me escapa)” investiga o corpo em movimento como um eterno contínuo a engendrar uma dança sempre inacabada, sempre em curso, provisória. Rubia Braga forja uma sucessão emaranhada e labiríntica de coreografias fraturadas, explorando fendas na consciência, onde a verdade é algo que escapa. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, Rubia Braga integra o núcleo Vera Sala há 10 anos, como bailarina convidada.

“Epístola” é uma carta aberta coreográfica, que nasce da indignação causada pela censura explícita às obras de arte e aos artistas brasileiros. Em seu protesto poético, Juarez Moniz convida a refletir acerca das formas de opressão que o Brasil vem experimentando desde o golpe de 2016, que destituiu a presidente do país. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente, o artista potiguar é professor no Ballet Paraisópolis, em São Paulo.



Em “Reforma”, Ricardo Aparecido Silva desenha, num espaço vazio, gestos e camadas de movimento num processo de mudanças e descontinuidades. O ambiente ganha contornos de montagem e desmontagem, sugerindo a atmosfera de uma instalação, onde novas perspectivas e pontos de vista se abrem na relação do mover e do falar, em que a linha dramatúrgica estabelece o acaso, o momento e o jogo como forças da composição. Intérprete-criador, coreógrafo, capoeirista, co-fundador da Cia ID´Artê e do espaço cultural Burkadaguti, Ricardo Aparecido Silva integra do Núcleo Improvisação em Contato.

Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, realizado pela Cia Fragmento de Dança através do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.




________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

24/5 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Rubia Braga (“Fugaz”), Juarez Moniz (“Epístola”) e Ricardo Aparecido Silva (“Reforma”). 

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – São Paulo - Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares 

Ingressos Gratuitos - Retirada antecipada  https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta 

Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

www.youtube.com/ciafragmento2 

 

Fichas Técnicas dos trabalhos:

Fugaz (ou sobre aquilo que me escapa)

Pesquisa e dança: Rubia Braga

Trilha sonora: Rubia Braga

Agradecimentos:Lilihan Wiziack, Mariana Meloni, Cia. Fragmento de Dança.

Apoio: Kasulo – Espaço de Cultura e Arte

Duração: 20 minutos

Epístola

Concepção Coreográfica, Direção e Figurino: Juarez Moniz

Música: Poème électronique (Kees Tazelaar, Edgar Varèse e Institute for Computer Music and Sound Technology), Canto Gregoriano, Dwelling in Peace (Nawang Khechog)

Texto: Elis Regina - Entrevista. Colagem Musical.

Duração: 20 minutos.

Reforma

Co-direção e Concepção: Ricardo Aparecido Silva e Camila Fersi

Intérprete-criador: Ricardo Aparecido Silva

Trilha Sonora: Ricardo Aparecido Silva

Concepção de Luz: Camila Fersi

Duração: 20 minutos.

 

Comentários