*(13 a 15/5) TERRA - COLETIVO RUÍNAS - Centro Cultural Olido

 

“Terra”, instalação coreográfica concebida e interpretada por Michele Carolina, diretora do Coletivo Ruínas, que alerta para o assombro e a impotência do corpo frente às forças de dominação do solo e do planeta pelo ser humano e o poder do capital, ocupa o Centro Cultural Olido nos dias 13, 14 e 15 de maio (sexta e sábado, 19h, domingo, 18h). A entrada é gratuita.

A partir de uma dança de embate, de tremores, repouso, desmoronamentos, perfurações, rasgos e irrupções, relações simbolicamente atreladas a forças geofísicas orgânicas e inorgânicas, irrompe uma sucessão de paisagens sensoriais, que sugerem narrativas de transformação da terra e destacam os vetores principais do imperativo civilizatório como fundamento da movimentação.

Criação coletiva, “Terra” traz Luah Guimarãez e Alejandro Ahmed (Cena 11) como provocadores cênicos, Silvia Geraldi na dramaturgia Eduardo Fukushima na preparação corporal. A composição sonora é de Jovem Pelarosi, Carlos Pedrañes, Luciana Ramin, Thiago Capella Zanotta e Rafael Frazão respondem pelo conteúdo audiovisual e vídeo-mappingHernandes de Oliveira pela iluminação, e Rogério Romualdo assina o figurino.

Ao atuar na zona de contágio entre dança, sonoridade, luz e audiovisual generativo, a performance propõe um diálogo entre essas diferentes linguagens artísticas e transdisciplinares e permite ao público apreciar tanto uma experimentação cênica quanto uma instalação de arte.

“Terra” é o segundo trabalho do projeto Residência Obscênica – o primeiro foi “Corpo Crustáceo”, indicado ao prêmio APCA/21, nas categorias ‘Interpretação’ e ‘Prêmio Técnico’ , contemplado pela 29ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.




O Coletivo

Desde 2013, o Coletivo Ruínas atua como uma plataforma de investigação e criação experimental e transversal às linguagens da dança, do teatro, do audiovisual, da fotografia, da iluminação e da música, reunidas não apenas pelo assombro com a voracidade de máquinas, que põem casas abaixo para construção de altos edifícios e condomínios murados, mas com o interesse de perceber como esse fenômeno de mudança radical da natureza dos lugares coreografa o cotidiano e afeta os corpos.

A composição de artistas passou a criar modos de se relacionar poeticamente e refletir, ética e politicamente, com estes sítios de demolição urbanos por meio de criações artísticas (intervenções, instalações, videodança, experimentos cênicos), utilizando recursos tecnológicos que apoiassem a pesquisa chamada, a título de estudo, “corpo estranhado” ou “corpo em[tre]ruínas”.

A interlocução com a topologia movente dos sítios de demolição, a metamorfose do ambiente e a remodelagem dos corpos e dos modos de vida, nos coloca frente à questão de como a espécie humana está ocupando a Terra. Quanta floresta tem em um edifício?

www.coletivoruinas.com.br

____________________________________

Serviço:

Terra – Coletivo Ruínas 

Dias 13,14 e 15/05 (sex e sáb, 19h; dom, 18h)

Centro Cultural Olido – Sala Olido

(Av. São João, 473 – térreo – Centro Histórico de São Paulo | SP – Estação República)

Tel: (11) 3222-2662 | 3222-4683

Lotação: 150 lugares 

Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 45 minutos

 


Ficha Técnica

Concepção: Coletivo Ruínas

Dança e Coordenação Artística: Michele Carolina

Provocação Cênica: Luah Guimarãez e Alejandro Ahmed

Suporte Dramatúrgico: Silvia Geraldi

Desenho de som: Jovem Palerosi

Conteúdo Audiovisual e Vídeo-mapping: Carlos Pedrañes, Luciana Ramin, Thiago Capella Zanotta e Rafael Frazão

Assistentes de Criação Cênica: Juliana Morimoto, Thais Ueti e Vitória Savini

Iluminação: Hernandes de Oliveira

Preparação Corporal: Eduardo Fukushima

Figurino: Rogério Romualdo

Registro em foto: Inês Bonduki

Registro em vídeo: Gideoni Júnior

Designer Gráfico: Gustavo Domingues

Assessoria de Imprensa: Elaine Calux

Redes Sociais e Mediação: Talita Bretas (Portal MUD)  

Produção: Júnior Cecon

 

Comentários