Série Ouro traz Mussum para sempre retratado na fantasia do muso Wallace Guedes


 Wallace Guedes, Rei Momo da folia de Minas Gerais, vem com força total como muso da Lins Imperial em sua grande estreia no carnaval do Rio de Janeiro. Na agremiação da Série Ouro ele retratará a popularização da imagem do comediante brasileiro, Mussum - extinto, ‘Os trapalhões’ - o qual é tema do desfile de 2022 desta escola. A fantasia virá trabalhada no puro luxo e glamour inerentes ao carnaval.

 

A peça assinada pelo estilista mineiro, Felipe D'paula - Altelier Perfect - terá muito brilho com pedrarias luxuosas imprimindo o requinte dos metais nobres prata, ouro e bronze nas cores predominantes da fantasia. Algo que confere um toque da realeza "momesca", atrelado à leveza do faisão real que terá uma coloração em diálogo com a paleta da Lins.

 

O figurino será composto ainda por um gigantesco costeiro em cascata e uma cabeça primorosa que entrelaçam plumas reais ao rabo de galo. Como expressão máxima dos sentimentos que a fantasia deve traduzir, será feita a inserção de muitos corações na roupa.

 

E "onde virá" este muso na linha de segmentos do desfile?

 

O sambista mineiro que vem chegando de mansinho à Marquês de Sapucaí, virá simplesmente retratando a conexão entre passado e futuro no que tange a imagem do artista . A sua fantasia,‘ Mussum para sempre’ fará o link entre as formas de expressar a emoção que o artista causa entre gerações, afinal, mesmo quem nasceu após a sua passagem pela vida sabe quem ele foi.

 

É justamente essa ponte que Guedes fará ao abrir a ala ‘Mussum para sempris’. Nela virão fantasias de emojis, isso mesmo, aquelas carinhas divertidas utilizadas massivamente para demonstrar emoções no universo digital. Esta nova forma de comunicação envolve também, os inusitados memes, que é onde se enquadra a figura do famoso Trapalhão, com piadas escritas a partir de sua linguagem peculiar, com adaptação a um plural irreverente.

 

Raio X:  de morador de rua a muso no maior templo do samba mundial!

Como nem tudo são flores, ou melhor, plumas e paetês na vida de um sambista, que tem como marca registrada, a alegria e a beleza; a história de Guedes traz um legado de esforço e superação em todas as áreas da sua vida. Para conquistar o posto de Rei Momo em Minas Gerais, Wallace precisou focar no sonho, insistir por mais três concursos até alcançar a vitória.

 

Guedes investiu em aulas de dança, fonoaudiologia, postura e samba por cerca de um ano, a fim de conseguir entregar ao público o melhor de si e ao concurso, o que se espera de um bom Rei Momo. Seu esforço foi recompensado em 2020 ao conquistar este importante posto do carnaval de Belo Horizonte.

 

Ele atribui às derrotas nos concursos anteriores, o preconceito que ainda hoje, se enfrenta mundo a fora, visto que ele é não somente negro, mas também homossexual. Entretanto, esta foi apenas mais uma batalha gravada em sua história.

 

Aos nove anos o muso da Lins Imperial perdeu a avó, por quem era criado e em razão do fato, passou a morar com a mãe com quem teve diversos problemas de convivência, o que o levou para uma vida em situação de rua. Permaneceu assim por quase uma década neste estado e contou com ajuda e muita força de vontade para dar a volta por cima.

 

Hoje, Wallace Guedes é universitário e possui uma visão difusa sobre moradores de rua. Ele adotou como missão estender às mãos a quem vive nesta situação. Ele criou um projeto social que distribui alimentos e itens de necessidade básica como roupas e de higiene. A ação o aproximou de pessoas que se comovem com seu o histórico e querem contribuir com suas novas conquistas. Uma dessas é Carla Barrio, produtora de eventos mineira que está patrocinando-o no carnaval do Rio.

 

E como começamos pelo samba, assim também terminaremos esta história. Wallace Guedes fará uma ponte entre o vintage e tecnológico no enredo sobre o ‘Mussum’, mas também é uma ponte entre a alegria do samba e a solidariedade ao próximo. Em miúdos o seu trabalho no carnaval e sua vida pessoal sintetizam emoção e amor juntos na Apoteose, coração do carnaval mundial!

 

Comentários