Projeto teatral fala com jovens de Araras sobre prevenção, bullying e outros temas de forma leve e divertida

 O projeto promove um encontro divertido que mistura música e palhaçaria para dialogar com o público jovem sobre temas como prevenção de ISTs, gravidez não planejada, bullying e entre outros.

Projeto “Tá ligad@?” fala com jovens sobre prevenção, bullying e outros temas de forma leve e divertida


No dia 12 de abril de 2022 (terça-feira), o projeto “Tá ligad@?” realiza intervenções teatrais para jovens da cidade de Araras, em São Paulo. Serão 03 (três) apresentações gratuitas com 30 minutos de duração cada, realizadas na Associação dos Oratórios Canossianos do Brasil, às 10h e 17h, e na AMCRA Associação de Amigos das Crianças de Araras, às 14h.


Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Tá ligad@?” apresenta um grupo formado por dois palhaços e duas palhaças, que usam a música e a criatividade para interagir com a plateia, abordando assuntos importantes de forma lúdica e educativa. 

O público adolescente será convidado a participar de um encontro muito diferente, que busca inspirar reflexões sobre temas atuais e inerentes ao universo jovem, como a prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez não planejada, automedicação, alimentação saudável, atividades físicas, uso responsável da tecnologia, bullying virtual e no ambiente escolar.

Ao interagir com os espectadores de forma divertida, o projeto “Tá ligad@?” Busca surpreender o público, proporcionando uma experiência de aproximação, identificação e conscientização sobre temas complexos que permeiam o cotidiano da juventude, envolvendo estilo de vida, cuidados pessoais, saúde e bem-estar.


“O projeto aborda de forma leve e respeitosa, temas que são fundamentais na vida de quem é adolescente. Usando a arte da palhaçaria como interlocutora e acreditando na potência do riso como agente de transformação, “Tá ligad@? visa sensibilizar as pessoas para os cuidados com a saúde e bem-estar”, afirma Maísa Pessoa, produtora cultural.



A circulação é patrocinada pela Usina Santa Lúcia, empresa localizada no município de Araras, que busca um crescimento contínuo em harmonia com a comunidade e o meio ambiente. Por isso apoia ações como esta, que visam melhor e maior conscientização, além de potencializar a transformação local. 


O projeto “Tá ligad@?” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Ricardo Martins Fotografia LTDA


SERVIÇO: Apresentações do projeto “Tá ligad@?”

Classificação: 13 a 17 anos

Grátis

Quando: 12 de abril de 2022 (terça-feira) - Horários: 10h e 17h

Onde: Associação dos Oratórios Canossianos do Brasil - Endereço: Rua José Marangoni, n°360 Vila Pastorello CEP: 13600-510 – Araras – SP – Telefone: (19) 3544-4106


Quando: 12 de abril de 2022 (terça-feira) - Horários: 14h 

Onde: AMCRA Associação de Amigos das Crianças de Araras - Endereço: Rua Arlindo Cressoni, n° 201 Bosque de Versalles CEP: 13609-370 - Araras – SP – Telefone: (19) 3541-5958


Sobre a USL Usina Santa Lúcia: A Usina Santa Lúcia é uma empresa produtora de açúcar e etanol que assume o compromisso em atender os requisitos legais, regulamentares, estatutários e dos clientes, aplicáveis à segurança dos alimentos, oferecendo sempre produtos livres de contaminação, comunicando ao longo de sua cadeia produtiva os aspectos relevantes à segurança de alimentos e implementando continuamente melhorias em seus processos e produtos. 

A empresa possui uma equipe multidisciplinar voltada à preservação do meio ambiente, formada por engenheiros e técnicos, que atuam nas áreas de engenharia e meio-ambiente de forma integrada com outros departamentos. A Usina Santa Lúcia sempre primou pela manutenção do meio ambiente, quer na qualidade de suas reservas florestais, que além das espécies preservadas conta com um plantio adicional de mudas nativas das mais diversas espécies, áreas de preservação permanente ou na proteção de suas nascentes

Em 2009, a empresa promoveu a primeira Eco Santa Lucia, tendo como foco medidas de cunho socioambiental e de educação ambiental: envolvendo ações de divulgação e conscientização sobre questões ambientais adequadas, valorização de ações de redução da geração e reaproveitamento de resíduos, reciclagem e outras iniciativas voltadas à sustentabilidade e à ecologia industrial. Saiba tudo em: usinasantalucia.com.br/site/



Sobre o Ministério:

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas intervenções são patrocinadas pela empresa USL – Usina Santa Lúcia.

Comentários