Mauá - Inscrições abertas para oficinas de Perna de Pau, Acrobacias, Trampolim e Aéreos

 


Encontro de circo em Mauá promove oficinas gratuitas e diversas modalidades para artistas, adultos e crianças. As inscrições vão até 30  de abril.


Encontro de Artes Circenses de Mauá terá oficinas de Perna de Pau, Acrobacias, Trampolim e Aéreos


Até o dia 30 de abril de 2022 (sábado), é possível se inscrever para participar das oficinas gratuitas do 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá, que será realizado pelo Coletivo Cirkospício e pelo Espaço Cultural Circo Lunar, através do Programa de Ação Cultural ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 46/2021. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos links disponíveis em https://linktr.ee/cirkospicio


O 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2022, com ações presenciais no Espaço Cultural Circo Lunar, que fica na Rua Otávio Polidoro, 11 A - Vila Assis Brasil, Mauá - SP, e em espaços culturais públicos do município. 


No dia 13 de maio (sexta-feira), no Espaço Cultural Circo Lunar, no período da manhã, haverá uma roda de conversa com articuladores locais sobre a situação da produção artística cultural da região. No período da tarde, a partir das 15h às 17h, acontece uma Oficina de Perna de Pau, com a Trupe Baião de 2, grupo formado por Rachel Monteiro e Guilherme Awazu, que tem como base de trabalho a acrobacia em dupla, se dedicando principalmente ao aprofundamento técnico e artístico na perna de pau. 




A oficina pretende difundir os saberes com as pernas de pau para aumentar e potencializar a técnica e criações nessa modalidade circense e abordará temas como segurança no equipamento, técnicas contra quedas, caminhada, corrida, saltos, giros e técnicas de subidas. A atividade proporcionará vivências físicas e possibilidades de perspectivas que poderão ser aplicadas em diversas linguagens artísticas. 


No mesmo dia, de 19h30 às 21h30, tem a Oficina de Parada de Mãos, com Helder Vilela. Formado em Educação Física, foi aluno e professor da Escola Nacional de Circo Luis Olimecha ENC - RJ, ganhou prêmios em festivais internacionais e trabalhou em grandes circos na Europa, África e Brasil (Beto Carrero, Marcos Frota, Circo Mirage, Circo Moscow, Circo Tihany e Circo Darix Togni). Foi integrante do Cirque du Soleil, atuando como protagonista de COSMOS (2019 e 2020), é integrante do Duo Simetria.


Durante a oficina, serão abordados temas relacionados à parada de mãos que, além do aspecto físico, leva em consideração o aspecto emocional de quem pratica a técnica, percebendo músculos, articulações e até uma nova forma de sentir o corpo. Neste workshop, serão enfatizadas técnicas básicas de paradas de mãos, além de aquecimento dinâmico e seguro, alongamentos e educativos específicos. 


Em 14 de maio (sábado), de 10h às 13h, no Espaço Cultural Circo Lunar, acontece a Oficina de Mão a mão, com duo circense Mano a Mana, que é formado por Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, ambos com quase 20 anos como acrobatas, pensando o ensino e a multiplicação das técnicas em que atuam. Na especialização como professores de mão a mão, o duo desenvolve um trabalho de continuidade com aulas regulares, formulando uma pedagogia que atenda a diferentes corpos e necessidades.

 


Nesta oficina serão trabalhadas as bases da técnica de mão a mão dinâmicos, que envolvem diferentes tipos de acrobacias a partir de duas pessoas. A oficina não tem pré-requisitos de técnica ou nível, e cada pessoa será trabalhada a partir de seus interesses e possibilidades do momento. Não é necessário ter dupla para participar e, caso a pessoa já seja praticante da técnica, pode trazer alguns desejos para serem trabalhados na direção dos truques que almejam. 


De 16h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (Paço Municipal de Mauá), acontece a Oficina de Trampolim, com Rafaela Oliveira. Pioneira feminina em âmbito nacional da prática de Trampwall, Rafaela trabalhou com a modalidade viajando pela Europa e Brasil, acumulando uma vasta experiência na área. Nesta oficina, irá trabalhar técnicas básicas do trampolim, com aproximações ao Trampwall. 


De 19h30 às 21h30, tem a Oficina de aéreos, com Thiago Calafate. Ator, bailarino e acrobata desde 2008, formado em Educação Física pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - MA e pós graduado em Dança e Consciência Corporal pela USCS - São Paulo. Fez Petit Volant, Lira, Trapézio Fixo e Acrobacias de Solo na SP Escola de Teatro, Trapézio Fixo no Circo Criollo em Buenos Aires (ARG), Galpão do Circo - SP, entre outros. Realizou inúmeros Workshops e Treinamentos em modalidades aéreas em dez cidades brasileiras, Buenos Aires e Quilmes, na Argentina. Integra o corpo docente do Curso de Anatomia Aplicada às Atividades Circenses do Circo Viramundo e ministra aulas na Escola de Circo Viramundo - SP, onde é sócio-proprietário e integrante do Circo da Barra Noturno - UNESP


Nesta oficina, serão trabalhados os principais movimentos dos aparelhos aéreos lira, tecido liso e trapézio, além dos educativos básicos para se chegar aos movimentos estruturais de cada aparelho e condicionamento físico específico para os mesmos, explorando quais apoios e travas funcionam para cada equipamento e como realizar as acrobacias aéreas com cuidado e segurança. 


Além de convidar a população das cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para um momento de aproximação com o circo através de uma grande e divertida experiência, o 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá busca fomentar a formação circense profissional na região, além de promover um grande diálogo criativo entre artistas dessas cidades. 


O evento será realizado pelo Coletivo Cirkospício, em parceria com o Espaço Cultural Circo Lunar, através do Programa de Ação Cultural ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 46/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Mais informações em www.instagram.com/cirkospiciowww.instagram.com/espacocircolunar/


SERVIÇO: 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá promove oficinas gratuitas

Inscrições gratuitas: de 18 de abril até dia 30 de abril

Formulários de Inscrições: https://linktr.ee/cirkospicio

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email artescircensesmaua@gmail.com

Dia 13 de maio de 2022 (sexta-feira)

Manhã: Roda de conversa sobre a produção artística cultural da região - Horário: 10h às 12h

Tarde: Oficina de Perna de pau, com Trupe Baião de 2 - Horário: 15h às 17h

Noite: Oficina de Parada de mãos, com Helder Vilela - Horário: 19h30 às  21h30

Local de todas as atividades do dia 13/05: Espaço Cultural Circo Lunar


Dia 14 de maio de 2022 (sábado)

Manhã: Oficina de Mão a mão, com Mano a Mana - Horário: 10h às 13h

Noite: Oficina de aéreos, com Thiago Calafate - Horário: 19h30 às 21h30 

Local das atividades manhã e noite: Espaço Cultural Circo Lunar


Tarde: Oficina de Trampolim, com Rafaela Oliveira - Horário: 16h às 18h - Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (Paço Municipal de Mauá)


Comentários