Clarín Cia de Dança promove oficinas gratuitas de Bumba-meu-boi no Centro de Referência da Dança


 O workshop de Sotaque da Baixada será ministrado por Talyene Melonio, do Bumba Meu Boi da Floresta, e o workshop musical será ministrado por Alysson Bruno e Vivian Maria.


Clarín Cia de Dança promove oficinas gratuitas de Bumba-meu-boi no Centro de Referência da Dança


No mês de abril, a Clarín Cia de Dança realiza dois workshops gratuitos sobre os ritmos Bumba Meu Boi no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, que fica Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo, no Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP.


As ações fazem parte do projeto “Da Cor de Cobre”, da Clarín Cia. de Dança, contemplado na 30° Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.


No dia 23 de abril de 2022 (sábado), às 14h00, acontece o Workshop Dançante Sotaque da Baixada, que será ministrado por Talyene Melonio, do Bumba Meu Boi da Floresta, que é pesquisadora e brincante de Cultura Popular, aluna do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, e filha de Nadir Olga e do saudoso Mestre Apolônio Melônio, do Boi da Floresta, sotaque da baixada. 


Nos dias 25, 27 e 29 de abril, 02 e 04 de maio (segundas, quartas e sextas-feiras), das 18h30 às 21h00, acontece o Workshop sobre os ritmos musicais Bumba Meu Boi, com Alysson Bruno e Vivian Maria. 


Alysson Bruno é músico, nascido e criado na religião do candomblé Ketú. Cursou percussão popular no Instituto Tom Jobim ULM (Universidade Livre de Música) além de sua formação base, na Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo, com orientação de Ari Colares e Toninho Macedo. Percorreu diversos países e festivais levando seu trabalho solo ou com diversos profissionais, inclusive o coreógrafo Irineu Nogueira.




Vivian Maria é formada como atriz pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, trabalha com teatro e danças populares há vinte e oito anos, com vivência em diversas danças brasileiras, integra atualmente a Clarin Cia de Dança, Trupé - cia de artes, Núcleo Histórias de Comadres e Cia Sopa de Comédia.


As oficinas apresentarão a teoria e a prática da brincadeira do bumba boi, além de encontros com mestras e mestres, abordando as raízes e o impacto no cotidiano dos que dão vida a esta manifestação.


A Clarín Cia. de Dança caracteriza-se pelo trabalho de investigação corporal no universo da dança popular, num viés contemporâneo, buscando uma reflexão do povo para o povo. A pesquisa que foi iniciada com a movimentação dos orixás das religiões de matriz africana, passou pela liberdade d “amor” um  tema universal e popular, pela contemporaneidade do Passinho e o ritmo do funk, e pela espiritualidade e ritualística envolvida na manifestação popular do Bumba-Meu-Boi maranhense.


Neste projeto, a Cia. volta sua pesquisa para a cultura popular tradicional, especificamente a festa do Bumba-meu-boi do Maranhão, numa investigação diretamente ligada aos pontos que compõem a manifestação: sua história, movimento, figurinos e músicas. 


A Clarín Cia de Dança, que tem à frente o diretor, bailarino e coreógrafo Kelson Barros, nascido no interior do estado do Maranhão, e criado na capital São Luís. Uma pessoa que cresceu inserida na cultura popular, observando pessoas com diferentes históricos de vida, idades, corpos e limitações, fazerem parte da festa, ingressando em um grande balé popular.


“Pretendemos com esse projeto lançar um olhar reflexivo sobre uma manifestação tão rica, antiga e complexa, que merece ser valorizada e preservada”, comenta Kelson Barros. 





A Clarín Cia de Dança é um grupo formado por artistas com vivências na capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras, que foi criado em 2009, dando continuidade às propostas do “Núcleo de Pesquisa Igi Ara”, se dedicando atualmente à pesquisa com as danças populares do Brasil.


Kelson Barros, que possui em sua trajetória passagens pelo "Balé Folclórico de São Paulo - Abaçaí", "Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal de São Paulo" e comissões de frente de diversas escolas de samba de São Paulo, atualmente é coreógrafo da Comissão de Frente da Escola de Samba Colorado do Brás, curador e produtor de Festivais e Companhias de dança.


Como produtor atuou com os grupos J.Gar.Cia de Dança Contemporânea, Cia. Mariana Muniz, Coletivo Shop Sui e Grupo Zumb.boys. Atualmente produz o Grupo Gumboot Dance Brasil, Trupe Benkady e Trupé Cia de Artes, com os quais foi premiado com Fomento à Dança, ProAc Cultura Negra e Circulação.


Mais informações em: www.facebook.com/ClarinCiadeDanca e www.instagram.com/clarinciadedanca

Site: clarinciadedanca.wixsite.com/clarinciadedanca


SERVIÇO - Workshops gratuitos de dança e música sobre o Bumba-meu-boi

Com Clarín Cia. de Dança e pessoas convidadas

Onde: CRD – Centro de Referência da Dança - Endereço: Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo, SP, 01037-000 - Telefone: (11) 3214-3249

Valor: Grátis 


Workshop Dançante Sotaque da Baixada

Com: Talyene Melonio, do Bumba Meu Boi da Floresta

Quando: 23 de abril de 2022 (sábado) - Horário: 14h00

Inscrições pelo link:https://forms.gle/NXS3VTywVAyqutFo7


Workshop sobre os ritmos musicais Bumba Meu Boi

Com: Alysson Bruno e Vivian Maria

Quando: 25, 27 e 29 de abril, 02 e 04 de maio de 2022 (segundas, quartas e sextas-feiras) - Horário: 18h30 às 21h00

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1tX-Crt0RtLb75ds-38f407Tg_BiCfNwOPEOyW56Fj9s/edit?usp=drivesdk


Comentários