“Baú de História” convida crianças de Santa Rosa para um dia especial de incentivo à leitura

 


O projeto cultural que já entregou mais de 100 estruturas em todo o país, incluindo 5 unidades do “Baú de Histórias” em Santa Rosa, realizará uma série de eventos especiais de incentivo à leitura com contação de histórias para crianças da cidade.  


Projeto “Baú de História” convida crianças de Santa Rosa para um dia especial de incentivo à leitura


De 25 a 29 de abril de 2022 (segunda à sexta-feira), o projeto “Baú de Histórias” promove uma série de ações especiais de incentivo à leitura para inspirar as crianças de Santa Rosa (RS) a tomar gosto pelos livros e suas histórias.


Recentemente, o projeto realizou a entrega de 5 (cinco) unidades físicas do “Baú de Histórias” em creches, escolas e associações da cidade de Santa Rosa. Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas, dispondo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura. 


Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças à se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia. 


E para incentivar as crianças a utilizarem cada uma dessas estruturas lúdicas, o projeto “Baú de Histórias” irá realizar uma série de eventos especiais com contações de histórias. 


No dia 25 de abril (segunda-feira), serão realizadas, às 9h00 e 14h00, duas sessões gratuitas de contação de histórias, na Creche Alibem SR, em Alto Petrópolis.


Em 26 de abril (terça-feira), às 9h00 e 14h00, as ações acontecem na EMEF Nossa Senhora da Glória, que fica no Bairro Glória.


Na quarta-feira, dia 27 de abril, às 9h00 e 14h00, serão realizadas contações de histórias na Abefra- Associação Beneficente São Francisco de Assis


No dia 28 de abril (quinta-feira), às 9h00 e 14h00, as atividades serão realizadas na AMA (Associação mãos que acolhem), no Bairro Sulina


E no dia 29 de abril (sexta-feira), às 8h30 e 14h00, as contações de história serão no Espaço Feliz (Associação Beneficente Espaço Feliz), no Bairro Planalto.


Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo. 


Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Alibem Alimentos, empresa patrocinadora com sede localizada no Rio Grande do Sul, que acredita que o crescimento sustentável dos seus negócios depende de práticas que colaborem para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da sociedade, através de iniciativas que promovam a preservação do meio ambiente e bem-estar social.


“Entendemos que os negócios da Alibem só fazem sentido se estiverem em sintonia com os interesses sociais da região. Por isso, temos como princípio a valorização das pessoas, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a ética e a transparência no relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, governos e comunidades das quais fazemos parte. Temos orgulho de promover atividades que contribuem com a inclusão social e promovem o fortalecimento da cidadania. Nosso compromisso é ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações”, comenta a empresa.




O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.


SERVIÇO: “Baú de Histórias” em Santa Rosa

Classificação Livre – Grátis


Quando: 25 de abril de 2022 (segunda-feira) - Horários: 9h00 e 14h00

Instituição beneficiada: Creche Alibem SR

Endereço: Avenida Inhacorá n° 1460 - Alto Petrópolis – Santa Rosa - RS


Quando: 26 de abril de 2022 (terça-feira) - Horários: 9h00 e 14h00

Instituição beneficiada: EMEF Nossa Senhora da Glória

Endereço: Rua Guaporé, 2313 - Bairro Glória – Santa Rosa - RS


Quando: 27 de abril de 2022 (quarta-feira) - Horários: 9h00 e 14h00

Instituição beneficiada: Abefra- Associação Beneficente São Francisco de Assis

Endereço: Travessa Aurélio Walter,110 Cruzeiro – Santa Rosa - RS


Quando: 28 de abril de 2022 (quinta-feira) - Horários: 9h00 e 14h00

Instituição beneficiada: AMA (Associação Mãos que Acolhem)

Endereço: Rua Santa Vitória, 520 - Bairro: Sulina – Santa Rosa - RS


Quando: 29 de abril de 2022 (sexta-feira) - Horários: 8h30 e 14h00

Instituição beneficiada: Espaço Feliz (Associação Beneficente Espaço Feliz)

Endereço: Rua Chile, 772 - Bairro Planalto – Santa Rosa - RS



Sobre a Alibem: A Alibem é uma empresa brasileira do ramo alimentício que atua no segmento de proteína animal com unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul (suínos) e no Mato Grosso (bovinos). Exportadora para mais de 40 países e distribuidora em todas as regiões do Brasil, a Alibem é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande Sul e a 5ª maior do Brasil, empregando mais de 4 mil pessoas diretamente. A partir de valores como ética, transparência, integridade, credibilidade e excelência, sua missão é promover o desenvolvimento social e a satisfação de todos os meios envolvidos através do crescimento sustentável.


Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Alibem.

Comentários