(26/4)Terça aberto no Kasulo - Nina Giovelli, Maria Emília Gomes e Andrea Tedesco

 


A Terça Aberta no Kasulo acontece no próximo dia 26 de abril, às 19h, com três criações: “Bocuda - every now and then”, uma composição entre realidade palpável, memórias e imaginação de Nina Giovelli; “Eco, Oco Preso no Peito”, da mineira Maria Emília Gomes, que fala de (não) pertencimento e ausência; e “In memorian”, da atriz Andrea Tedesco, que parte das questões da filósofa transgênero Beatriz Preciado em “O Feminismo não é um Humanismo”.Entrada gratuita.

Para quem puder e quiser chegar um pouco mais cedo, às 18h, rola em frente ao Kasulo o encontro performático “Troco sonhos por danças”, que Cia Fragmento de Dança vem realizando no entorno da sede da Cia., na rua e em espaços como a Casa de Acolhida da Santa Cecília e na Ocupação José Bonifácio, ligada ao Movimento de Moradia, e que já reúne uma coleção de memórias e sonhos compartilhados.

No Kasulo, o primeiro trabalho da Terça Aberta, “Bocuda - every now and then”, mescla um pouco de passado e de futuro, numa composição entre realidade palpável, memórias e imaginação. Ao considerar a dança como um sistema bruto de comunicação, Nina Giovelli busca, pela voz e pelo corpo, um engajamento emocional para criar um espaço empático onde caibam questionamentos e pensamentos de mundo de uma outra forma em uma outra lógica.

Em “Eco, Oco Preso no Peito”, Maria Emília Gomes traz a presença da mulher preta cujo corpo em performance ecoa, pulsa e ritualiza o instante para falar de pertencimento e presença em meio a tantas ausências. O grito encapsulado faz vibrar o corpo e mover a dor que o consome por dentro. A criação conta com Ricardo Januário como provocador e tem Ruan Trindade na edição e mixagem de som.

“Como viver com os mortos; como viver com os animais?” A performance “In Memorian” parte destas perguntas que Beatriz Preciado faz em “O Feminismo não é um Humanismo”, para experimentar jogos, leituras e cenas que se constroem e se dissolvem. Explorando a fragilidade e o fracasso como forma, Andrea Tedesco lança um olhar para os modos de opressão que se relacionam e que têm em sua origem o binômio hierarquizado homem/animal. Colaboram na criação Eduardo Parisi, João Pedro Ribeiro e Pedro Canales.

Na sequência, começa uma boa  conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, que dirige a Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto.

A entrada é gratuita e os ingressos também podem ser reservados no site da companhia: www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta

Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.




Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

26/4 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Nina Giovelli (“Bocuda - every now and then”), Maria Emília Gomes (“Eco, Oco Preso no Peito”) e Andrea Tedesco (“In memorian”).

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

*às 18h - “Troco sonhos por danças”, encontro performático da Cia Fragmento de Dança, na rua, em frente ao Kasulo.

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares

Ingressos: Grátis - reservas no link:    www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta

Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos

 

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

www.youtube.com/ciafragmento2 

 

Um pouco das artistas:

Nina Giovelli - Artista independente e educadora, pesquisa movimento tecendo conexões entre o sensorial, o motor e os imaginários do corpo. Graduada em Dança pela Unicamp, formada no Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI/SP, atualmente, está em processo de formação na técnica de educação somática Body Mind Movement. Participou do intensivo de formação e criação nos estudos do corpo e do movimento no Centro em Movimento (Cem) e fez parte do Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas do Fórum Dança, ambos em Lisboa/PT.

Maria Emília Gomes - Começou sua formação em dança na cidade de Ouro Preto-MG e se profissionalizou como bailarina pelo Balé Jovem do Palácio das Artes. Formada pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, e pela UFMG, em Porto Alegre, integrou a Companhia Municipal de Dança, o coletivo Mimese, a Cia de Dança Coisa, foi professora no Projeto Escola Preparatória de Dança, da Prefeitura de Porto Alegre e assistente de ensaio da Cia Jovem de Dança. Mestranda em Artes da Cena na UNICAMP, é intérprete criadora e produtora da T.F. Cia de Dança/SP. Desde 2019, atua como professora e coordenadora artística no projeto Ayodele Balé, escola de formação em dança para crianças de baixa renda em São Paulo.




Andrea Tedesco - Atriz e arte-educadora, desde 2019, desenvolve pesquisa na área da performance sobre especismo, estudo que, no ano de 2021, realizou dentro do Grupo de Práticas Performativas do Cuidado, com coordenação de Tania Alice, na UNIRIO. Desde 2013, é colaboradora em intervenções e peças do OPOVOEMPÉ. Em 2020, fez a performance solo de sua autoria, Te Extraño!

Comentários