Theatro Municipal do Rio de Janeiro homenageia as mulheres com programação especial e gratuita na terça - feira, 08 de março

 



O Dia Internacional da Mulher (08) terá dupla comemoração no TMRJ: uma homenagem a Chiquinha Gonzaga através do concerto 

“Encontro com Chiquinha Gonzaga”, com a soprano Georgia Szpilman, e participações da pianista Maria Luisa Lundberg e do clarinetista Moises Santos, no foyer do Theatro. Outro destaque da noite será o lançamento no Brasil do documentário Explante, de Ingrid Gerolimich, na Sala Mário Tavares.

 A programação começará às 17h30 com o concerto e às 19h com a exibição do filme. Ao final do Explante, haverá um debate sobre a pressão estética e suas consequências na vida da mulher com Ellen Paes - apresentadora e editora-chefe do Canal Saúde da Fiocruz; Joana Novaes - psicanalista e coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-RIO; Wescla Vasconcelos - apresentadora do programa Transcinema e militante da causa LGBTQI+ e com a própria Ingrid - que passou pelo procedimento. .

 Vale lembrar que o implante de silicone é a cirurgia plástica mais procurada no mundo. De acordo com o último censo (2018), realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásticatotaliza 1.8 milhão de cirurgias de implante de silicone ao ano em todo o planeta e o Brasil é o campeão neste quesito. 


  (Créditos das fotos, da esquerda para direita: Daniel Benassi e Mirka Gerolimich)
                       

Sobre o Encontro com Chiquinha Gonzaga

 

É uma retrospectiva política e social da época, em que viveu Chiquinha. Em uma conversa com a “plateia” Georgia Szpilman revive as ousadias e vitórias da grande musicista. A conversa é mesclada com algumas das mais importantes composições da maestrina. A cantora é acompanhada por Maria Luisa Lundberg ao piano e por Moises Santos, na Clarineta.

Aos nove anos, meiga criança, aos treze, filha pretendente. Piano, bordado e dote preparam o destino de uma mulher. Assim, era a vida de uma moça na época de Chiquinha Gonzaga. De acordo com os padrões daquele período, Chiquinha casou-se quase menina, porém, jamais deixou que o marido a afastasse da música. No entanto, com temperamento forte e uma paixão arrebatadora pela música, ela teria uma vida diferente e hoje é lembrada como desafiadora do rígido regime patriarcal, por sua luta abolicionista e pela defesa do direito dos socialmente excluídos.

 

  

Sobre o Explante, de Ingrid Gerolimich

 

Depois de lançar em Portugal, a documentarista, socióloga, psicanalista e colunista da Revista Fórum,Ingrid Gerolimich, apresenta no Brasil o filme EXPLANTE. A partir da própria experiência, de sofrer diversos sintomas no corpo pelo simples fato de utilizar o silicone no peito, Ingrid resolveu fazer o explante. E mais do que isso, através de um documentário, decidiu mergulhar fundo em questões importantes que afetam a vida de muitas mulheres, trazendo à tona as consequências de introduzir no corpo próteses nos seios. 


O documentário aborda o tema das cirurgias estéticas e o crescente movimento de mulheres que estão fazendo o chamado Explante, que é a retirada das próteses, seja pela sua relação com essas doenças, como também por um exercício de maior aceitação do corpo. A diretora filmou todo o processo da sua cirurgia, entrevistou mulheres que passaram pelo procedimento, como também conversou com os maiores especialistas sobre o tema, nacionais e internacionais.


No filme Explante, Ingrid questiona a necessidade de se submeter a essa moda, aborda como a pressão estética sobre os corpos femininos tem colocado em risco a vida das mulheres, e revela que o “ficar mais bonita” ou tentar fazer parte do modelo de beleza imposto pela sociedade, pode trazer sequelas graves


Serviço:

Programação Especial no Dia Internacional da Mulher

Data: 08 de março de 2022

Horário: 17h30 - Encontro com Chiquinha Gonzaga

                        Foyer do TMRJ                              

            19h - Lançamento documentário Explante, de Ingrid Gerolimich

                      Sala Mário Tavares – após a exibição do filme haverá debate

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 - Centro - Anexo do Theatro

Entrada franca

Classificação: Livre



Comentários