Sarau do Grupo Rosas Periféricas (ZL), dia 26/3

 


O Grupo Rosas Periféricas promove, no dia 26 de março (sábado, às 19h30), uma sessão presencial do Sarau da Antiga 28, integrando o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, contemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Esse encontro – que acontece na sede do grupo, no Parque São Rafael - inaugura uma a nova edição do evento, que foi reformulado a partir dos encontros com representantes de outros saraus no decorrer do projeto.

 

Durante o ano de 2021, o Rosas Periféricas realizou encontros (online e ao vivo) com saraus periféricos tradicionais de São Paulo para conhecer suas histórias e dinâmicas, bem como para reverenciá-los pela representatividade. Foram eles: Sarau da Cooperifa, Sarau Urbanista Concerto, Sarau no Kintal, Sarau Elo da Corrente, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Sarau Comungar, Sarau do Vale, Sarau da Brasa, Sarau Tem Coragem!?, Sarau Segunda Negra e Slam da Guilhermina.

 

A vivência permitiu ao grupo aprofundar a pesquisa nas respectivas linguagens para reestruturar e aprimorar o Sarau da Antiga 28, que o Grupo Rosas Periféricas realiza, desde 2016, em temporadas mensais. “Agora, em uma nova temporada presencial do nosso sarau, vamos colocar em prática o aprendizado que nos foi oferecido de forma tão generosa por tantos criadores, fomentadores e representantes de saraus paulistanos”, declaram os integrantes.

 

O Sarau da Antiga 28 já discutiu temas que passam por política, mulher, América Latina e cor da pele, entre outros, além de fomentar a literatura marginal e a poesia lida e/ou inventada. Nomes como Marta Baião (atriz, dramaturga e diretora), Germano Gonçalves (escritor), Walner Danziger (escritor), Juliana Morelli (atriz e artista plástica) e Coletivo Via (artes visuais) e as bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana já passaram por ele. O nome vem do endereço da primeira sede do Grupo Rosas Periféricas, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael.

 

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro foi concebido para festejar os 10 anos de trabalho do Grupo Rosas Periféricas (2009-2019), atuante na Zona Leste de São Paulo. A programação trouxe uma mostra de repertório de suas produções, além de apresentar trabalhos de companhias parceiras, pesquisas e vozes inspiradoras para o coletivo. Realizado durante a pandemia, as ações vêm acontecendo remotamente (principalmente na fase inicial) e presencialmente.

 

Esta terceira etapa do projeto leva o nome Roseira Floriu e Espalhou Perfume e traz três importantes ações, no primeiro semestre de 2022: a circulação do espetáculo Ladeira das Crianças - TeatroFunk pelas periferias da cidade (zonas leste, oeste, norte e sul)uma temporada do Sarau da Antiga 28 e, finalizando a programação, uma Festa-Exposição na sede do grupo (ZL), aberta à comunidade. Na Festa-Exposição haverá exibição de um documentário produzido durante as atividades do projeto que eterniza a comemoração dos 10 anos (que será disponibilizado, posteriormente, no YouTube), lançamento de um livro com a história do grupo e uma exposição de fotografias, feitas durante os eventos da programação. No livro estará toda a trajetória do Rosas Periféricas e de seus integrantes (atuais e antigos), histórias das produções e depoimentos de parceiro(a)s e dos atores. A distribuição será gratuita durante o evento e em bibliotecas municipais, principalmente naquelas localizadas na zona leste da cidade.

 


 

Sarau da Antiga 28

Com: Grupo Rosas Periféricas - Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

26 de março – Sábado, às 19h30

Sede do Grupo Rosas Periféricas

Rua Redução de Guarambaré, 39 – Parque São Rafael (ZL). SP/SP.

Grátis (aberto ao público). Duração: 2hn. Classificação: Livre.

 

Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/GrupoRosasPeriféricas

 

Comentários