Líder indígena e ativista confirma presença no desfile da paixão da zona norte, a Escola de Samba X-9 Paulistana

 


Fortalecendo a luta dos povos indígenas, a X-9 Paulistana traz para o carnaval de 2022 o tema "Arapuca Tupi, a reconquista de uma terra sem dono" por meio da maior manifestação popular do nosso país. O tema exaltará a resistência da população originária. 

O desfile, que acontecerá em abril, contará com a presença do líder ativista e representante do povo Krenak. 

Geovani Tám Krenak luta fortemente pelos direitos do seu povo, um dos motivos que o fez ser eleito  representante no distrito de Resplendor, atuando no movimento indígena nacional e internacional. 

O intelectual é um dos coordenadores do Instituto Shirley Djukurnã Krenak, atuando ao lado de diversos parceiros na defesa do direito à terra e dos direitos humanos. 

Acadêmico formado em design e com especialização em gestão ambiental, Tám é o irmão mais novo de Djukurnã Krenak e responsável pelos projetos originais e arte da primeira edição da Onça Protetora. 

A música faz parte da sua vida, afinal, a dança, o instrumento, a melodia é DNA indigena pelos quatro cantos do mundo, sendo uma grande manifestação de emoções, protesto e resistência. 

A articulação para as lideranças que estarão no evento é feita pelo projeto Embaixada Encontro dos Povos, através da idealizadora Juma, que é parceria da agremiação. 


www.x9paulistana.com.br

Leandro Nascimento/Foto: Divulgação 

Comentários