Líder indigena confirma presença no desfile da X-9 Paulistana

 



O desfile, que acontecerá em abril, contará com a presença de Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, que se define com uma mulher da Lutalitura é da Articulação Nacional das Mulheres Indígena. É do biomas Cerrado mas tem feito a defesa da importância de todos biomas brasileiros. 

 

Ela atua em múltiplas frentes, como representante das causas dos povos e das mulheres indígenas, como professora e assessora parlamentar. 

 

Ela tem mestrado em Desenvolvimento Sustentável, obtido no Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, pela Universidade de Brasília. Atualmente é doutoranda em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela reafirma que a sua primeira escola foi a luta em diversas frentes: garantia do território, porque a luta pelo território é a luta pela própria vida, tem um importante trabalho na reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude. Como ela costuma dizer, luta por essas causas “diretamente no chão do Território e no chão do mundo”. 

 

A articulação para as lideranças que estarão no evento é feita pelo projeto Embaixada Encontro dos Povos, através da idealizadora Juma, que é parceria da agremiação. 

 

www.x9paulistana.com.br

Leandro Nascimento/Foto: Divulgação 



Comentários