Inscrições abertas: Curso Livre de Interpretação online com Guilherme Rodio

 


O CPT_SESC realiza o workshop Técnicas de Stella Adler”, que acontece entre os dias 15 e 31 de março (terças e quintas), das 17h às 19h, na plataforma Zoom. Esta atividade é uma continuidade dos cursos livres, que já tiveram como recortes os temas Corpo e Voz integrados às artes cênicas e, agora, apresenta um terceiro recorte temático: Interpretação. 


O curso é ministrado pelo ator e produtor Guilherme Rodio, formado pelo Centro de Pesquisa Teatral e pela Stella Adler Academy of Acting de Hollywood, e se destina aos atores/atrizes brasileiros(as), profissionais ou iniciantes. 

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 8 (terça), às 14h em sescsp.org.br/cptas vagas são limitadas. 

 

Sobre o Workshop 

 

O workshop consiste na aplicação prática de exercícios das principais técnicas desenvolvidas por Stella Adler para o aprimoramento da imaginação ativa, talvez a mais importante ferramenta do método, que permite vivenciar todas as informações e detalhes de um roteiro ou peça de teatro de forma criativa. 

 

Nos encontros, serão apresentados os pilares que sustentam uma interpretação realista, profunda e verdadeira, tanto para o teatro como para o audiovisual e aplicará técnicas de análise de texto que ajudem a entender com riqueza de detalhes os paradigmas do material, seus temas e especificidades. 

 

Quem foi Stella Adler? 

 

Atriz de teatro e cinema, diretora e uma importante professora norte-americana de interpretaçãoDepois de passar por Hollywood como atriz, comandou sua própria escola de atuaçãoo Conservatório Stella Adlerde 1949 até sua morte em 1992. 

 

Iniciou sua carreira como atriz aos 4 anos, trabalhando com seu pai, Jacob Adlerimigrante judeu russo e ator de grande notoriedade. Na juventude, integrou-se ao Group Theaterfundado por Lee Strasbergonde teve contato com o Sistema de Stanislavsky por meio da influência de atores do Teatro de Arte de Moscou e lançou as bases do teatro realista norte-americano, que culminaria na criação da linguagem cinematográfica de Hollywood.  

 

Em sua trajetóriatreinou importantes atores internacionais, como Marlon Brando, Robert De Niro, Judy Garland, Elizabeth Taylor, Melanie Griffith, Warren Beatty, Holland Taylor, Harvey Keitel, Mark Ruffalo, Benicio Del Toro, Brion James, Salma Hayek, Sean Astin entre muitos outros.  

 

O método 

Stella propõe ao ator uma variedade de ferramentas práticas, em busca de um fazer. Aquilo que o ator faz com propriedade o leva a um sentimento genuíno, e não o contrário. O sentimento produzido, fingido, pré-planejado não interessa aos atores de Stella Adler.  

 

Guilherme Rodio 

 

Ator e produtor, formado pelo Centro de Pesquisa Teatral do SESC (CPT), pela Stella Adler Academy of Acting de Hollywood e, em Comunicação, pela FAAP.  

 

Em cinema e TV, trabalha desde 2010, tendo realizado 10 curtas, 7 longas e as séries Rota 66, HebeCarcereiros  (Globo), Não Foi Minha Culpa (Star+), Terrores Urbanos (Record), Pacto de Sangue (Space), Gigantes do Brasil (History Channel), entre outras.  

 

Com os curtas-metragens Sal e A Volta para Casaviajou o Brasil e ganhou vários prêmios. No teatro, desde 2005, participou de 18 peças, tendo passado pelo CPT por 2 anos, sob a direção de Antunes Filho, como ator e professor no curso de introdução ao método de ator (CPTzinho). 

 

Com o grupo XIX de Teatro, atuou em 5 projetos, entre eles 2 parcerias com o Teatro del Argine de Bologna; com a Companhia Teatro Dramma de Los Angeles, atuou e coreografou a peça Judgement on a Gray Beach no La Mama Theatre de NY. 

 

Serviço 

Workshop de Atuação 'Técnicas de Stella Adler' 

<div class="OutlineElement Ltr SCXW83447630 BCX0" style="font-family: "S

Comentários