Grupo Esparrama estreia a “Circulação Esparrama” com ações em Barueri, Mongaguá, São Paulo e São Sebastião


Fotos : Sissy Eiko 

O cortejo de palhaçaria que une graça, poesia e música inicia sua circulação pelo estado com apresentações em Barueri, Mongaguá, São Paulo e São Sebastião, convidando o público para trocar memórias entre si.

Grupo Esparrama convida o público de diferentes cidades para compartilhar e trocar memórias afetivas

No dia 04 de março de 2022 (sexta-feira), o Grupo Esparrama inicia a temporada de circulação do projeto “Circulação Esparrama”, contemplado no edital PROAC EXPRESSO DIRETO Nº 37/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto passará por 15 cidades do estado realizando 32 apresentações gratuitas da intervenção “Esparrama Memória”

Em “Esparrama Memória” um grupo de palhaçaria e uma musicista vagam pelo mundo carregando um grande “guardador de memórias” e convidam pessoas de diferentes cidades para participar de uma experiência de encontro com suas histórias.



O objetivo é que o público possa vivenciar um momento sublime e divertido e se sinta confortável para oferecer uma de suas memórias e receber uma lembrança colhida em outros lugares. O projeto busca criar pequenas interações simbólicas que conectem as diversas cidades visitadas, bordando com muitas mãos uma grande rede de memórias.

A estreia acontece no próprio território onde o grupo atua, celebrando os 10 anos da sua presença na região do bairro Santa Cecília, no centro da cidade de São Paulo. O cortejo acontecerá no dia 04 de março, às 10h na Praça Rotary, no bairro Vila Buarque e às 12h no Largo Santa Cecília.

No dia 05 de março (sábado), o cortejo será realizado em São Sebastião, às 18h00, no Centro Histórico e às 20h00, na Praça do Convento, no bairro São Francisco.

Na semana seguinte, as ações acontecem em Barueri, na sexta-feira, dia 11 de março, às 10h00, no Parque da Maturidade José Dias da Silva e às 14h00 no Boulevard de Barueri.

No sábado, dia 12 de março, às 15h00 e às 18h00, as apresentações acontecem em Mongaguá, na Praça Fernando Arens.



“Pensamos em todos os detalhes com relação a segurança sanitária como disponibilização de máscara e de álcool, assim como estratégias de distanciamento, para que, neste momento de retomada das ações presenciais, o cortejo cênico musical possa sensibilizar o público para uma interação social delicada, cuidadosa, mas alegre, que valorize a memória e o afeto como elementos essenciais para a construção de novos encontros ”, comenta Iarlei Rangel do Grupo Esparrama.

 

Sobre o Grupo Esparrama 

Formado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação. Em 2021, recebeu do DPH - Departamento de Patrimônio Histórico a Placa do Inventário Memória Paulistana, como reconhecimento da relevância do seu trabalho. Ainda neste ano, ganhou o prêmio APCA 2021 (pelo trabalho de escutas realizado virtualmente em 2020 nos projetos Diz Ai... e Vamos Brincar?).

Recebeu, ainda, diversos prêmios e indicações nos: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

 

Mais informações: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama


SERVIÇO: Temporada Esparrama Memória

Com Grupo Esparrama e artistas convidadas

Sinopse: Um cortejo cênico-musical no qual palhaços, palhaças e musicistas andam pelo mundo carregando um grande guardador de memórias. Com muita música, graça e poesia, procuram pessoas que queiram trocar experiências.

Duração: 45 minutos

Classificação Livre - Gratuito


Programação

SÃO PAULO

Quando: 04 de março de 2022 (sexta-feira) 

Primeira sessão - Horário: 10h00 - Onde: Praça Rotary, no bairro Vila Buarque - São Paulo - SP

Segunda sessão - Horário: 12h00 - Onde: Largo Santa Cecília - São Paulo - SP


SÃO SEBASTIÃO

Quando: 05 de março de 2022 (sábado)

Primeira sessão - Horário: 18h00 - Onde: Centro Histórico - São Sebastião - SP, 11600-000

Segunda sessão - Horário: 20h00 - Onde: Praça do Convento  - Bairro São Francisco - São Sebastião - SP



BARUERI

Quando: 11 de março de 2022 (sexta-feira)

Primeira sessão - Horário: 10h00 - Onde: Parque da Maturidade José Dias da Silva - Rua Indianópolis, n° 123 - Parque Santa Luzia - CEP 06402-130 - Barueri - SP.

Segunda sessão - Horário: 14h00 - Onde: Boulevard de Barueri - Av. Vinte e Seis de Março - Centro, Barueri - SP, 06401-050 (altura 173)

 

MONGAGUÁ

Quando: 12 de março de 2022 (sábado)

Primeira sessão - Horário: 15h00 - Onde: Praça Fernando Arens - Centro  S/N - Mongaguá - SP

Segunda sessão - Horário: 18h00 - Onde: Praça Fernando Arens - Centro  S/N - Mongaguá - SP

Comentários