Cia do Tijolo promove exibições gratuitas dos filmes “Brasil de Tijolo” e “Tá tudo treta e a poesia rege”

Cia do Tijolo convida o público para conhecer suas produções audiovisuais e promove exibições gratuitas de “Brasil de Tijolo” e “Tá tudo treta e a poesia rege” no Teatro de Contêiner Mungunzá.


Cia do Tijolo exibe “Brasil de Tijolo” e “Tá tudo treta e a poesia rege” no Teatro de Contêiner Mungunzá


Nos dias 11 e 18 de março de 2022 (sextas-feiras), às 20h30, com entrada gratuita, a Cia do Tijolo, promove exibições dos filmes “Brasil de Tijolo” e “Tá tudo treta e a poesia rege”, no Teatro de Contêiner Mungunzá, que fica na Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo-SP. 


Primeira ação presencial do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam - celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, os eventos seguirão todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde para a não propagação da COVID-19.


No dia 11 de março (sexta-feira), às 20h30, o grupo realiza a exibição do documentário “Brasil de Tijolo”, um trabalho áudio visual concebido a partir de uma turnê do espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”, realizada em 2015, quando a Cia do Tijolo se apresentou em 14 (quatorze) cidades de 7 (sete) estados brasileiros: Fortaleza, Crato, Assaré, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e Juazeiro do Norte (Ceará), Itabaiana e João Pessoa (Paraíba), São José do Egito,  Tacaimbó e Recife (Pernambuco), Palmeira dos Índios e Maceió (Alagoas), Canudos Velho e Salvador (Bahia), Cordisburgo e Belo Horizonte (Minas Gerais), Rio de Janeiro  (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo)


E no dia 18 de março (sexta-feira), às 20h30, será exibido o filme “Tá tudo treta e a poesia rege”, um vídeo manifesto criado em 2020, durante a pandemia, como uma espécie de depoimento da Cia do Tijolo sobre os dias atuais, sobre a vida presente e sobre os homens e mulheres que habitam esse momento complexo da história humana.


“O atual documentário produzido pela Cia do Tijolo, foi originalmente pensado como um musical inédito,  celebrando a poesia como veículo de emancipação humana. Ao ser interrompido no justo momento em que a Peste se instaura na cidade, trata das potências e também dos limites das artes em tempos em que a morte assume o protagonismo da História. O vídeo, assim como nosso momento atual, permanece inacabado, refletindo a imprevisibilidade do amanhã”, explica o grupo.


As exibições serão conduzidas pela equipe técnica da Cia do Tijolo, formada por Flávio Barollo (coordenador técnico audiovisual), Leandro Simões (técnico de som), Fábio Viana (design gráfico), Suelen Garcez (coordenadora de produção) e Lucas Vedovoto (assistente de produção)




Sobre a Cia do Tijolo


A Cia do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré. Assim foi criado o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”. Outro poeta, Federico Garcia Lorca, inspirou seu segundo espetáculo “Cantata para um Bastidor de Utopias” e o educador Paulo Freire inspirou a terceira criação do grupo: “Ledores no Breu”. O último espetáculo “O Avesso do Claustro”, convida o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho.

 

Com seus espetáculos a Cia do Tijolo recebeu indicações em importantes premiações, foi três vezes vencedora do Prêmio Shell, duas vezes vencedora do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e duas vezes indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.


Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo

 

SERVIÇO: Exibição dos filmes da Cia do Tijolo

Classificação Livre - Grátis


Filme “Brasil de Tijolo”

Sinopse: Trabalho áudio visual concebido a partir de uma turnê do espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”, realizada em 2015, quando a Cia do Tijolo se apresentou em 14 (quatorze) cidades de 7 (sete) estados brasileiros.

Duração: 55 minutos

Gênero: Documentário

Quando: 11 de março de 2022 (sexta-feira) - Horário: 20h30 

FICHA TÉCNICA: Um filme de: Alécio Cézar, Flavio Barollo, Vina Prado Ramos e Cia do Tijolo | Direção: Alécio Cézar, Flavio Barollo e Vina Prado Ramos | Argumento e roteiro transmídia: Vina Prado Ramos | Fotografia: Alécio Cézar | Edição de vídeo, áudio e projeção: Flavio Barollo | Elenco: Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Fabiana Vasconcelos, Maurício Damasceno, Cris Raséc, Lillian de Lima, Thiago França, Marcos Coin, Dicinho Areias, Thais Teixeira, Martha Avellar, Breno Procópio, Aloisio Oliver, Fábio Retti, Theo e Miguel Retti, Alécio Cézar, Flavio Barollo e Vina Prado Ramos | Espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô (2009): Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Fabiana Vasconcelos, Maurício Damasceno, Aloisio Oliver, Thais Pimpão e Jonathan Silva | Direção: Rogério Tarifa.


Filme “Tá tudo treta e a poesia rege”

Sinopse: Vídeo manifesto criado em 2020, durante a pandemia, como uma espécie de depoimento da Cia do Tijolo sobre os dias atuais, sobre a vida presente e sobre os homens e mulheres que habitam esse momento complexo da história humana.

Duração: 60 minutos

Gênero: Documentário

Quando: 18 de março de 2022 (sexta-feira) - Horário: 20h30 



FICHA TÉCNICA
: Direção artística: Dinho Lima Flor, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante | Direção audiovisual: Flavio Barollo | Roteiro: Dinho Lima Flor, Flavio Barollo, Karen Menatti e Rodrigo Mercadante | Atores e atrizes: Arce Correia, Cris Raséc, Danilo Nonato, Dinho Lima Flor, Flavio Barollo, Karen Menatti, Lucas Vedovoto, Patrícia Gifford, Rodrigo Mercadante e Vera Lamy | Musicistas: Clara Kok, Eva Figueiredo, Itamar Souza, Jonathan Silva, Marcos Coin, Nanda Guedes e William Guedes | Musical Original e Trilha Sonora: Jonathan Silva | Fotografia, som direto, montagem, cor e plataforma ao vivo: Flavio Barollo | Fotografia complementar: Alécio Cézar (cena e drone) e imagens adicionais produzidas pelo elenco em quarentena | Cenário, figurino e adereços: Silvana Marcondes | Arranjos: William Guedes e Jonathan Silva | Iluminação: Laiza Menegassi | Design gráfico e coordenador de mídias sociais: Fábio Viana | Direção de produção: Suelen Garcez


Onde: Teatro de Contêiner Mungunzá - Endereço: Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo-SP - 01212-000 - Telefone: (11) 97632-7852

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo


Comentários