Bragança Paulista, São José dos Campos e Ribeirão Preto recebem projeto do Grupo Esparrama

 


O cortejo de palhaçaria que une graça, poesia e música realiza apresentações em Bragança Paulista, São José dos Campos e Ribeirão Preto, convidando o público para trocar memórias entre si.


Grupo Esparrama convida o público de diferentes cidades para compartilhar e trocar memórias afetivas


De 25 a 27 de março de 2022, o Grupo Esparrama realiza apresentações gratuitas da intervenção “Esparrama Memória” nas cidades de Bragança Paulista, São José dos Campos e Ribeirão Preto.


Em “Esparrama Memória” um grupo de palhaçaria e uma musicista vagam pelo mundo carregando um grande “guardador de memórias” e convidam pessoas de diferentes cidades para participar de uma experiência de encontro com suas histórias.


O objetivo é que o público possa vivenciar um momento sublime e divertido e se sinta confortável para oferecer uma de suas memórias e receber uma lembrança colhida em outros lugares. O projeto busca criar pequenas interações simbólicas que conectem as diversas cidades visitadas, bordando com muitas mãos uma grande rede de memórias.


No dia 25 de março (sexta-feira), o grupo realiza apresentações em Bragança Paulista. A primeira sessão acontece às 14h00, no Centro Dia do Idoso. A segunda sessão será realizada às 17h00, na Praça da Poesia.


No sábado, 26 de março, as ações serão realizadas gratuitamente na cidade de São José dos Campos, sendo a primeira intervenção às 12h00, na Praça João Mendes (Praça do Sapo), e depois, às 16h00, no Parque da Cidade, o grupo participa da programação da Semana do Teatro, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo no intuito de celebrar o Dia Mundial do Teatro, instituído no dia 27.


E em 27 de março (domingo), a intervenção será realizada em Ribeirão Preto, para pessoas idosas da Casa do Vovô, às 10h00, e do Lar Padre Euclides, às 14h00.


“Pensamos em todos os detalhes com relação a segurança sanitária como disponibilização de máscara e de álcool, assim como estratégias de distanciamento, para que, neste momento de retomada das ações presenciais, o cortejo cênico musical possa sensibilizar o público para uma interação social delicada, cuidadosa, mas alegre, que valorize a memória e o afeto como elementos essenciais para a construção de novos encontros ”, comenta Iarlei Rangel do Grupo Esparrama.

 

As ações fazem parte da circulação do projeto “Circulação Esparrama”, contemplado no edital PROAC EXPRESSO DIRETO Nº 37/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto passará por 15 cidades do estado realizando 32 apresentações gratuitas da intervenção “Esparrama Memória”.


Sobre o Grupo Esparrama 

 

Formado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação. Em 2021, recebeu do DPH - Departamento de Patrimônio Histórico a Placa do Inventário Memória Paulistana, como reconhecimento da relevância do seu trabalho. Ainda neste ano, ganhou o prêmio APCA 2021 (pelo trabalho de escutas realizado virtualmente em 2020 nos projetos Diz Ai... e Vamos Brincar?).

Recebeu, ainda, diversos prêmios e indicações nos: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

 

Mais informações: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama




SERVIÇO: Temporada Esparrama Memória

Com Grupo Esparrama e artistas convidadas

Sinopse: Um cortejo cênico-musical no qual palhaços, palhaças e musicistas andam pelo mundo carregando um grande guardador de memórias. Com muita música, graça e poesia, procuram pessoas que queiram trocar experiências.

Duração: 45 minutos

Classificação Livre - Gratuito


Programação

Bragança Paulista

Quando:  25 de março de 2022 (sexta-feira) 

Primeira sessão - Horário: 14h00 - Onde: Centro Dia do Idoso - Endereço: Av. Eusébio Savaio, 900 - Vila Santa Libania, Bragança Paulista - SP, 12904-140

Segunda sessão - Horário: 17h00 - Onde: Praça da Poesia - Endereço: R. Tupi, 113 - Centro, Bragança Paulista - SP, 12900-290


São José dos Campos

Quando: 26 de março de 2022 (sábado)

Primeira sessão - Horário: 12h00 - Onde: Praça João Mendes (Praça do Sapo) - Endereço: Praça Dr. João Mendes, S/N - Centro, São José dos Campos - SP, 12210-170

Segunda sessão - Horário: 16h00 - Onde: Parque da Cidade - Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos - SP, 12211-420. Esta ação faz parte da programação da Semana do Teatro.

 

Ribeirão Preto

Quando: 27 de março de 2022 (domingo)

Primeira sessão - Horário: 10h00 - Onde: Casa do Vovô

Segunda sessão - Horário: 14h00 - Onde: Lar Padre Euclides

Apresentações destinadas às pessoas que vivem na Casa do Vovô e Lar Padre Euclides.

Comentários