(29/3) Terça aberta no Kasulo retoma com apresentações presenciais

 


A Cia Fragmento de Dança retoma, no próximo dia 29 de março, às 19h, a Terça Aberta no Kasulo, com apresentação presencial de três trabalhos que se situam entre o teatro, a performance e as artes plásticas: “Carne Crua”, performance-provocação de temática LGBTQIA+, com Marina Bragion e Raimundo Renan; “Ab-reação”, com o ‘ator’, diretora, compositora e humorista Ultra Martini; e “Odiar os artistas: ensaio 3”, com o performer e artista visual Renan Marcondes.

Na sequência, rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação/provocação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, que dirige Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto.A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo Sympla.

Inspirados no "Manifesto contrassexual: Práticas subversivas de identidade sexual”, de autoria de Beatriz Preciado, que propõe novas formas de compreender os corpos, os gêneros e as sexualidades, os performers Marina Bragion e Raimundo Renan questionam, em “Carne Crua,” os paradigmas impostos pela sociedade, trazendo, como provocação, noções contemporâneas de gênero e desejo como estratégia de resistência ao poder heterocentrado. Webert Lima responde pelo som e iluminação. 

"Ab-reação" significa expurgação, libertação de sentimentos reprimidos, limpeza, depuração de traumas. Com o formato quase show, quase performance, quase teatro, Ultra Martini se joga no universo do exagero adolescente, da imaturidade, do tragicômico, para levantar questões sobre amor, rejeição e maternidade. Formade em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Ultra Martini foi duas vezes ganhadora do prêmio de melhor atriz no festival FESTU (Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro), e indicada três vezes consecutivas ao prêmio Sesc de Melhor Atriz. Fez direção musical do espetáculo "Decadenta" (2016), dirigido por Felícia Johansson, e atuou como ator e assistente de direção em “Estrada sem Mapa”(2019), dirigido por Silvero Pereira.

“Odiar os artistas – ensaio 3” é um texto em formato de reza, coro ou mantra, que Renan Marcondes escreve e experimenta desde 2019. Busca condensar nele o ódio que artistas recebem – mas que também sentem (ou são forçados a sentir). A partir de fragmentos do texto, Marcondes vem realizando pequenos ensaios pontuais em vídeo ou performance; para esse terceiro ensaio, o artista usa pequenas flanelas para limpar o espaço e, se possível, o público, tornando o trabalho repetitivo e o acúmulo de sujeira os principais elementos visuais. A voz é de de Marilene Grama. Diretor do Pérfida Iguana, Renan Marcondes é Doutor em Artes pela ECA-USP. Representado pela OMA Galeria, seu trabalho artístico toca em situações de passividade, inércia e impotência do corpo.

Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.




________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

29/3 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Marina Bragion e Raimundo Renan (“Carne Crua”),  Ultra Martini (“Ab-reação”) e Renan Marcondes (“Odiar os artistas: ensaio 3”).

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha –  São Paulo - Tel: 11 3666 7238).

     Capacidade: 40 lugares

     Ingressos: Grátis - reservas antecipadas pelo Sympla - https://www.sympla.com.br/terca-aberta-no-kasulo__1518282 

    

      Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos

 

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

www.youtube.com/ciafragmento2 

Comentários