Profissionais da Cultura defendem a gestão compartilhada de equipamentos culturais em São Caetano


 


Fotos : M. Matos 

 

Profissionais dos equipamentos culturais de São Caetano do Sul se reuniram na última sexta-feira, 4, no Teatro Timochenco Wehbi, para falar sobre as políticas públicas do segmento, durante a abertura do Simpósio de Formação Continuada da Fundação das Artes. Em seu primeiro evento público, o secretário municipal de Cultura, Erike Busoni, destacou a importância da gestão integrada entre os organismos, como a Fundação Pró-Memória, Estação Cultura, Casa do Artesão e Escola de Bailado.

“A proposta é pensarmos a cultura pública como um todo. Por meio da gestão compartilhada, com uma ideia circular de que todos contribuam, poderemos avançar em questões estruturais, financeiras e na qualidade das ações realizadas pela cultura pública”, afirmou Busoni. “O foco da minha gestão é voltado à geração de trabalho e renda da classe artística, por isso é fundamental o avanço de forma compartilhada entre essas instituições”, explicou.
 


De acordo com o secretário, o diálogo entre as instituições permitirá entender e desenvolver as ações desses organismos contando ainda com o Conselho Municipal de Cultura e alinhado ao plano municipal de cultura, no qual foram ouvidos mais de 400 artistas e deverá ter continuidade este ano.
 

Ator há mais de 30 anos e ex-aluno da Fundação das Artes, Busoni falou ainda sobre a importância de voltar as ações aos profissionais que se formam em São Caetano. “Se tivermos uma organização na qual a Secretaria de Cultura consegue dar suporte e estabelecer projetos e programas para serem desenvolvidos pelos organismos, podemos inserir esses artistas que estão se formando, que desenvolvem o ofício da arte e da cultura na cidade”, finalizou.

Tradicionalmente realizado no início de cada semestre letivo na Fundação das Artes, o Simpósio de Formação Continuada terá nessa edição, que vai até o dia 9 de fevereiro, uma proposta diferenciada, com uma apresentação de cada um dos organismos da Secretaria de Cultura (a Fundação Pró-Memória, Estação Cultura, Casa do Artesão e Escola de Bailado).
 

A abertura do evento nessa sexta-feira também contou com a participação da professora Marineide de Oliveira Gomes, que explicou os desafios e a diretrizes do Plano Político Pedagógico Plurianual da Fundação das Artes.
 

Participaram das atividades cerca de 90 profissionais da área pedagógica e administrativa da Fundação das Artes, incluindo a equipe dos programas federais desenvolvidos na instituição (FIC e Mediotec) além de representantes dos demais organismos da Secretaria de Cultura citados anteriormente.
 


Programação
O Simpósio prossegue nesta segunda-feira, 7, às 19h, com apresentação dos pontos principais do Projeto Político Pedagógico Plurianual 2022-2026 da Fundação. No dia 8, também às 19h, os grupos de trabalhos temáticos apresentarão o resultado de seus debates. Já no dia 9, o evento contará com breves apresentações da Fundação Pró-Memória, Estação Cultura, Casa do Artesão e Escola Municipal de Bailado) e dos programas federais da Fundação das Artes (Mediotec e FIC), além das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
 

Por Paloma Minke (Mtb 53.685/SP

 


Comentários