Ocupação Artística Canhoba volta a realizar ações presenciais gratuitas no bairro de Perus

 


Com curadoria do Grupo Pandora, responsável pela Ocupação Artística Canhoba, a temporada “Canhoba Recebe” contará com apresentações de teatro, sessões de cineclube, entre outras atividades de fruição e formação artística.


Temporada “Canhoba Recebe” promove eventos culturais gratuitos mensalmente em Perus


A Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural localizado em Perus, Zona Norte de São Paulo, divulga a programação de 2022 com ações gratuitas em formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial da Saúde.


A temporada “Canhoba Recebe” prevê uma série de ações culturais gratuitas, com participação de artistas e coletivos de diferentes linguagens, que serão realizadas mensalmente, até setembro de 2022, na Ocupação Artística Canhoba (www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba) que fica na Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Zona Norte de São Paulo - SP



No dia
06 de fevereiro de 2022 (domingo), às 16h00, com entrada gratuita, acontece o Cine Clube Canhoba com exibição da animação da “Encanto” (Disney) seguida de um bate-papo sobre “Estruturas narrativas clássicas” com o cineasta Filipe Dias, que é formado em Rádio e TV pela UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista e pós graduando em Roteiro de Cinema e TV na FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado


A nova animação da Disney é situada na Colômbia e trata da extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecida como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos, desde a superforça até o dom da cura. Mirabel é a única que não tem um dom mágico. Mas, quando descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que pode ser a última esperança de sua família excepcional.


E no dia 10 de março de 2022 (quinta-feira), às 19h30, o grupo Aflorar Cultura apresenta o espetáculo teatral “4, 5, 4, 3...Um passo por vez”, em que a artista Cynthia Margareth se desmonta em camadas cênicas, dando a ver a origem de seus procedimentos como produtora. 




Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, enquanto se desnuda, ela revela que seu ofício está profundamente ancorado na menina que foi, na mãe que é, na mulher que se lança. 

Seu fazer se baseia na sua capacidade de articulação de pessoas, ideias, sonhos e experiências vividas, que se transformam em saber, método e ação. Mas também na crença de que a vida deve ser celebrada e vivida a cada conquista, a cada aniversário, a cada engano, na intensidade e na confiança da queda.


Sobre a Ocupação Artística Canhoba


Sede do Grupo Pandora de Teatro, a Ocupação Artística Canhoba é um espaço público que foi construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo, porém, com a obra paralisada, o espaço nunca chegou a cumprir sua função social. 


Em 2016, em parceria com moradores locais, artistas e coletivos, o espaço foi revitalizado e se transformou em um polo multicultural aberto ao público, reduzindo a escassez de espaços culturais públicos nesta região periférica da cidade. 

 

Em razão da pandemia da COVID-19, as ações presenciais foram adaptadas para o formato on-line. Com a programação #CanhobaOnline, realizada durante o ano de 2021, a Ocupação Artística Canhoba expandiu sua área de atuação para se conectar virtualmente com pessoas de diferentes localidades, e convidou o público a adentrar no universo de cada coletivo através de suas criações. 

 

Em 2022, com a programação “Canhoba Recebe” as atividades estão sendo retomadas gradativamente, seguindo todas as normas de segurança e protocolos da Organização Mundial da Saúde

 

As ações fazem parte do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.


Mais informamações: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou @ocupacaoartisticacanhoba

www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro




 

SERVIÇO: Temporada  “Canhoba Recebe” 

Local: Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora

Endereço: Rua Canhoba, 299 - Perus - São Paulo/SP (Próximo a caixa d'água)

Grátis

 

Programação gratuita: 

Quando: 06 de fevereiro de 2022 (domingo) - Horário: 18:00

Cine Clube Canhoba apresenta: “ENCANTO” + Bate-papo sobre “Estruturas narrativas clássicas” com o cineasta Filipe Dias

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Animação, Fantasia e Comédia

Duração: 103 minutos

Trailer: https://youtu.be/zRMicKd9IH8


Quando: 10 de março de 2022 (quinta-feira) - Horário: 19h30

Espetáculo teatral:  “4, 5, 4, 3...Um passo por vez” 

Com: Aflorar Cultura

Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica: Atuação: Cynthia Margareth | Dramaturgia: Cynthia Margareth e Isis Madi | Inspiração, orientação e roteiro: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) | Direção: Luiza Moreira Salles, Isis Madi, Náshara Silveira, Maria Loverra e Jaya Batista | Figurino: Cynthia Margareth e Adriana Barreto | Aderecista: Adriana Barreto | Iluminação: Eduardo Albergaria | Trilha sonora: Pedro Felicio | Imagens de projeção: Alessandro Soave Poeta | Edição de imagens: Maria Loverra | Produção: Raiza Penteado e Simone Veloso

Assista o teaser do espetáculo em https://youtu.be/_inWRNMM3yI

Comentários