Mostra online comemora 10 anos do Grupo 59 com A Última História e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

 

                  O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá -Foto de Maria Tuca Fanchin 

Comemorando 10 anos de trajetória, completados em 2021, o Grupo 59 de Teatro apresenta programação online com dois espetáculos representativos de seu repertório e quatro encontros ao vivo com convidados para discutir temas pertinentes ao teatro. A Mostra 59 - 10 Anos em Cena acontece entre os dias 15 de março e 4 de maio de 2022, com acesso gratuito pelo canal do grupo no YouTube.

 

Os espetáculos (gravados em vídeo) ficam disponíveis pelo período de 30 dias, a contar da primeira exibição. O primeiro é o infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, a partir de 18 de março, seguido por A Última História, que começa no dia 1º de abril. Ambos serão abertos ao público a partir da meia-noite do dia da estreia.

 

Os encontros, realizados ao vivo e remotamente, contam com participação de convidados e convidadas, junto a integrantes do Grupo 59, para debater temas que emergem do fazer artístico do coletivo e sobre perspectivas pertinentes à retomada da produção teatral no novo contexto de produção. O 1º Encontro (15/3) traz a premiada diretora Cristiane Paoli Quito para Uma Conversa Sobre Teatro Para Infância e Juventude.  No 2º Encontro (22/3) a trupe recebe a diretora e pesquisadora da máscara Tiche Vianna para Uma Conversa Sobre Teatro de Máscaras. O 3º Encontro (28/3) tem participação do diretor, ator e dramaturgo Fabiano Lodi para Uma Conversa Sobre Direção e Treinamento Artístico em Tempos Pandêmicos. E no 4º Encontro (5/4) os atores recebem a atriz, diretora e figurinista Claudia Schapira para Uma Conversa Sobre Teatro Hip Hop, Núcleo Bartolomeu 20 Anos Depois. Os bate-papos têm início sempre às 20 horas.

 

Mostra 59 - 10 Anos em Cena é um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº44/2021 - Prêmio por Histórico de Realização em Teatro - Grupos, companhias e corpos estáveis.

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra 59 - 10 Anos em Cena

Com: Grupo 59 de Teatro

Quando: 15 de março a 4 de maio de 2022

Onde assistir: YouTube.com/Grupo59deTeatro

Eventos online. Acesso grátis. Livre.

Nas redes: @Grupo59deTeatro


A Última História / Grupo 59 / Foto:  Tathy Yazigi 

 Teatro | Online

 

Infantojuvenil: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Direção: Cristiane Paoli Quito.

Exibição: 18 de março (sexta, aberto 24h) - até 17/4

Duração: 60 minutos. Classificação: Livre (indicação, a partir de 6 anos).

Teaser O Gato Malhado e a Andorinha...

 

Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, o coletivo de atores assume personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma surpreendente história de amor e intolerância às diferenças.

 

Levar ao palco O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá parte do desejo de realizar um teatro de qualidade feito essencialmente para crianças, que priorize elementos lúdicos, poéticos, estéticos, sensíveis e simbólicos (em lugar do recorrente recurso didático-pedagógico) para provocar o imaginário e a reflexão das de forma divertida, prazerosa e criativa. A montagem reúne esses elementos em um jogo-brincadeira de contação de história, no qual a criança é convidada não apenas a seguir uma determinada fábula, e se encantar, como também a se entreter e se envolver, de forma espontânea, com os procedimentos cênicos utilizados pelos atores. Entre eles, o improviso, o revezamento de atores na tarefa de dar vida a um mesmo personagem, a mimese e a construção de personagens por meio do uso exclusivo do corpo, sem apelo de figurinos realistas ou fantasistas, tampouco de objetos de cena.

 

FICHA TÉCNICA - Direção: Cristiane Paoli Quito. Orientação dramatúrgica: Antônio Rogério Toscano. Texto/roteiro: Antônio Rogério Toscano e Grupo 59 de Teatro - inspirado na obra original de Jorge Amado. Elenco: Grupo 59 de Teatro (Carol Faria, Felipe Alves, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Mirian Blanco, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho, Tatiana Heide e Thomas Huszar). Assistência de direção: Carol Mendonça e Vinícius Meloni. Pensamento corporal: Tarina Quelho. Criação de luz: Denilson Marques. Operação de luz: Gabriel Greghi. Concepção de figurino: Cláudia Schapira. Concepção de cenário: Grupo 59 e Cristian e Cristiane Paoli Quito. Confecção do gato de madeira: Patrícia Bigarelli - inspirada em desenhos de Carybé. Direção musical: Thomas Huszar. Orientação musical: Andréa Kaiser. Arranjos: Thomas Huszar e Felipe Gomes Moreira. Letras: Gisele Dumont, Marcela Vessichio, Thomas Huszar, Juliano Abramovay, André Vac, Carol Faria e Felipe Gomes Moreira. Produção: 59 Produções Artísticas e Culturais.


O Gato Malhado e a Andorinha Sinha - Foto : Gustavo Garcetti 

Espetáculo: A Última História

Direção: Tiche Vianna

Exibição: 1º de abril (sexta, aberto 24h) - até 30/4

Gênero: teatro popular. Duração: 80 min. Classificação: Livre (a partir de 10 anos).

Teaser A Última História

 

Fábula musical popular livremente inspirada no prólogo de A Fábula dos Saltimbancos, de Michael Ende, a montagem busca no universo do circo a inspiração para refletir sobre o ofício do artista, a tradição e a renovação de sua ocupação nos difíceis caminhos das artes nos dias atuais. A Última História traz à cena um picadeiro em ruínas, com artistas em franca decadência à procura de sentido para sua arte e seu destino. O terreno abandonado que ocupa - outrora repleto de glória e prestígio pelas apresentações do circo - é agora alvo de interesses de uma fábrica que ali pretende se instalar. Esse é o mote que detona entre todos os integrantes da trupe (vivos ou mortos!) a busca por saídas ou soluções para a permanência nos novos tempos.

 

Com trilha sonora executada ao vivo, com a participação do pianista Marcelo Onofri junto aos atores do Grupo 59, o espetáculo utiliza técnicas do teatro de máscaras e das habilidades em números e gags circenses, criando um jogo cênico dinâmico e múltiplo, típico dos tradicionais espetáculos de variedades do circo brasileiro. Em cena, figuras emblemáticas do picadeiro: malabarista, acrobata, contorcionista, mágico, atiradora de facas, equilibrista, mística, anão e, é claro, palhaço!

 

FICHA TÉCNICA - Direção e dramaturgia: Tiche Vianna. Elenco: Grupo 59 de Teatro (Carol Faria, Felipe Alves, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Mirian Blanco, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho e Thomas Huszar). Direção musical, composição e arranjos: Marcelo Onofri. Direção de arte: Antônio Apolinário. Iluminação: Gabriel Greghi. Figurino: Antônio Apolinário e Grupo 59 de Teatro. Preparação de canto: Andrea Kaiser e Marcelo Onofri. Arte e pintura do painel do circo: Patrícia Bigarelli. Design gráfico: Thomas Huszar, Felipe Gomes Moreira e Nathália Resende. Cartaz de cena: Sergio Coloto. Cenotecnia: Nilton Ruiz Dias. Adereços: Rafael Rios. Perucas: Jane Fernandes. Costureiras: Ilza da Silva Santos e Silvana de Carvalho. Produção: Grupo 59 de Teatro.

 

Encontros | Ao vivo

Encontros semanais, disponíveis para visualização por 30 dias após a realização.

Duração: 60 min. Participação do público pelo chat para perguntas e depoimentos.

 

15/3 (terça, 20h) - 1º Encontro: Uma Conversa Sobre Teatro para Infância e Juventude - com: Cristiane Paoli Quito

Cristiane Paoli Quito é diretora e pesquisadora teatral. Investiga as intersecções entre as linguagens teatro, dança, circo, teatro de bonecos, música e performance. Desenvolve pesquisas de linguagem investigando a capacidade criativa do criador-intérprete. Pelo reconhecimento de seu trabalho foi indicada e agraciada com os prêmios Shell, APCA e FEMSA em diversas ocasiões. É professora na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP).

 

22/3 (terça, 20h) - 2º Encontro: Uma Conversa Sobre Teatro de Máscaras - Com Tiche Vianna

Tiche Vianna é diretora teatral, pesquisadora da máscara e fundadora do Barracão Teatro. Artista é formada pela Escola de Arte Dramática da USP, estudou máscaras e commedia dell’arte na Università degli Studi di Bologna e no Firenze of Papier Machê (antigo Alice Atelier) e compartilha os conhecimentos com distintas gerações de artistas. Fez preparação de atores das minisséries Hoje É Dia de Maria, A Pedra do Reino e Capitu, da Rede Globo.

 

28/3 (segunda, 20h) - 3º Encontro: Uma Conversa Sobre Direção e Treinamento Artístico em Tempos Pandêmicos - Com Fabiano Lodi

Fabiano Lodi é diretor teatral, com experiências também como ator, produtor e dramaturgo. Desde 2010, vem realizando diferentes projetos artísticos pela sua produtora, a Leneus Produtora de Arte. É Mestre em Teatro pela UNESP e graduado em Artes Cênicas pela UDESC. Desenvolve pesquisa continuada sobre procedimentos práticos em direção teatral, envolvendo os métodos Suzuki e Viewpoints, os quais resultaram em publicações variadas.

 

5/4 (terça, 20h) - 4º Encontro: Uma Conversa Sobre Teatro Hip Hop, Núcleo Bartolomeu 20 Anos Depois - Com Claudia Schapira

Claudia Schapira é atriz, diretora, dramaturga e figurinista. É formada na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, onde desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro hip-hop. Integra também o Manifestu Impromptu, coletivo de audiovisual, junto com mais três artistas: Tatiana Lohmann, Azul Serra e Bianca Turner.

 

Grupo 59 De Teatro

 

O Grupo 59 de Teatro é o encontro de 12 atrizes e atores formados pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e encontra no modo colaborativo de criação e gestão terreno fértil para expressão artística múltipla e heterogênea. Desde sua fundação, em março de 2011, o Grupo 59 de realizou mais de 400 apresentações, com um público estimado em mais de 70 mil espectadores. Recebeu os prêmios APCA, Prêmio São Paulo de Teatro para Infância e Juventude e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro.

 

Seu repertório traz montagens com sucesso de público e crítica, dirigidas por criadores de destaque na cena teatral paulistana: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e Histórias de Alexandre, ambas dirigidas por Cristiane Paoli Quito; A Última História, dirigida por Tiche Vianna; Mockinpó - Estudo Sobre um Homem Comum, dirigida por Claudia Schapira; e Terra à Vista, dirigida por Fabiano Lodi.

 

Participou de festivais e mostras nacionais e internacionais, com destaque para: Mostra Grupo 59 se Apresenta no TUSP (2011); Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto - FIT (2011); V Festival Internacional Paidéia de Teatro para Infância e Juventude (2011); 6º Fentepira - Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (2011); Festival Sesc de Inverno, em Petrópolis e Teresópolis/RJ (2012); V Festival de Arte para Crianças de Salto (2012); Virada Cultural de São Paulo (2012), Virada Cultural do Interior (2012, 2013 e 2014); Festival Nacional de Teatro de Taubaté (2013); Festival Nacional de Teatro de Araçatuba (2013); Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo (2014); 1ª Mostra de Artes Cênicas de Mogi das Cruzes (2015), 1ª Mostra Aparte em Diadema (2016), Festival Em Janeiro Teatro para Crianças É o Maior Barato, em São José do Rio Preto (2018).

 

Foi contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 2011 (circulação de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá) e 2013 (circulação de Mockinpó - Estudo Sobre Um Homem Comum); pelo Viagem Teatral do Sesi, em 2012 e 2013; pelo ProArt 2012 (circulação nos CEUs da capital), pelo Mosaico Cultural 2012 e pelo Circuito Cultural Paulista (2013 e 2018). No início de 2013, a convite da USP, apresentou três espetáculos na programação do XX Festival Internacional de Teatro Universitário da Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM, na Cidade do México. Em 2015, foi contemplado pela 3ª edição do Prêmio Zé Renato da Prefeitura Municipal de São Paulo para produção de Histórias de Alexandre, quinta montagem do grupo. Desde 2013, o grupo mantém uma sede de trabalho na Zona Norte de São Paulo, no bairro Vila Isolina Mazzei.

 

Comentários