Marcelinho Emoção, Diretor Geral de Harmonia da Vila Isabel na coluna de Jace Lucas "Samba, Suor e Saudade"

Marcelinho Emoção / Foto:Acervo Pessoal 
SAMBA

 Marcelinho Emoção, começou sua história no carnaval, na extinta escola de samba Tupy de Brás de Pina.  "Fui agraciado com o convite de um pai pra mim, que era o compositor, Roberto Alves. Fizemos um Samba com Silas Júnior, Ubiraci dos Santos e Ariel Mathias. Ganhamos a disputa com esse samba. Foi a partir daí que percebi que teria um futuro no mundo do samba".

 Depois de uma passagem na Harmonia da Tupy de Brás de Pina, na qual sente muita saudade daquele Carnaval na sua essência mesmo, foi convidado por um amigo e Diretor de Harmonia da Imperatriz Leopoldinense. Lá ficou por doze anos, ganhando vários carnavais. "Acho que somente em um destes anos nós não voltamos no desfile das campeãs". A equipe de Imperatriz era referência, comandados pelo Chopp,  com quem aprendeu muito. "Este grupo foi realmente um grande aprendizado, uma família de verdade. Foram anos memoráveis pra mim.

Muitos diretores dali dispontaram em outras Escolas depois".

Marcelinho em seu primeiro desfile no comando da harmonia da Vila Isabel

Passou por Rocinha e Caprichosos de Pilares, Escolas muito tradicionais. E também teve passagens vitoriosas por Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Mangueira, agremiações onde foi muito feliz e realizado, onde também aprendeu muito trabalhando ao lado de grandes profissionais e amigos que fez no Carnaval. 'Poxa, trabalhei na Beija-Flor com o mestre Laíla, minha maior referência no Carnaval".

Em 2017 foi para a Vila Isabel iniciar os trabalhos para o Carnaval de 2018. "Fiz Carnavais maravilhosos junto ao Povo do Samba, tendo como ápice o ano de 2019, onde ficamos em terceiro lugar".

Marcelinho Emoção/ Foto : Eduardo Holanda  

 "Agradeço sempre a Deus e ao Espírito Santo por ter me dado esse dom de fazer Carnaval. Eu achava que não gostava de Carnaval, mas  hoje percebo que Deus me queria fazendo isso". "Agradeço também aos meus amigos Diretores de Harmonia que sempre me incentivaram a ser um Harmonia e assumir a Harmonia de uma Escola".

 Assumiu a Acadêmicos da Rocinha e Caprichosos e hoje está como Diretor-Geral de Harmonia da Unidos de Vila Isabel. "Estou muito feliz, me tornei um apaixonado pela Escola, me sinto abraçado por essa Comunidade que tem um amor e comprometimento impressionantes pela Vila Isabel".

Diretores de Harmonia da Unidos da Vila Isabel em 2019/ Foto: Eduardo Holanda 
SUOR

  "Eu sou um cara muito observador e procuro sempre melhorar. Acho que sempre posso melhorar alguma coisa, não entro em uma zona de conforto. Eu vou em muitos ensaios para observar e aprender com todos os segmentos".

Procuro conversar com as pessoas e até mesmo com outros Diretores de Harmonia e saber a opinião deles sobre o ensaio que comandei".

"Nunca pergunto o que eles gostaram do ensaio. Pergunto justamente o contrário. Quero saber a crítica que eles tem para me falar sobre o que não gostaram do ensaio".

"Eu sinto muito quando não temos ensaio técnico na Sapucaí, pois lá é o grande parâmetro, principalmente para a Harmonia, onde observamos o canto, a evolução...

 Sempre vejo e revejo vídeos dos meus ensaios e desfiles para tirar sempre melhorias dali.




SAUDADE

 Marcelinho, sente saudade dos antigos Carnavais. Aquele Carnaval raiz, do "povão", onde as dificuldades, por maiores que fossem, ficavam pra trás com muito suor de toda a comunidade aguerrida e unida. "Sinto saudade também dos enredos culturais que muitos ensinamentos passavam para todos nós".

 

 


Comentários