Live “O maracatu e suas imagens: festa, resistência e tensões” no canal canal do YouTube do Museu do Pontal

 


Museu do Pontal realiza no próximo dia 17 de fevereiro de 2022, às 18h, em seu canal no YouTube, a primeira live do ano, a partir do filme "Azougue Nazaré" (2018), de Tiago Melo, para abordar questões relacionadas às tensões e resistências do maracatu, da ciranda e de outras festas, no que se refere às suas práticas contemporâneas e aos registros audiovisuais da cultura popular pernambucana.

O longa será exibido no Museu do Pontal no dia 20 de fevereiro de 2022, em sessão conjunta com o curta “Ilha do Ferro” (2021), também dirigido por Tiago de Melo, dentro do projeto Cinema de Fachada no Pontal

Os convidados da live “O maracatu e suas imagens: festa, resistência e tensões”, tradição popular de origem afro-indígena elaborada por trabalhadores canavieiros do fim do século 19,são o artista e comunicador Valmir do Coco, que desempenhou um papel protagonista em Azougue Nazaré; o jovem músico expoente da poesia local Anderson Miguel, que teve seu disco “Sonorosa” gravado em 2019, e que também participa cantando maracatu no filme de Tiago Melo; a antropóloga, pesquisadora e cineasta Clarisse Kubrusly, que irá coordenar o encontro  virtual, e Lucas Van de Beuque, diretor executivo do Museu do Pontal.   


Clarisse Kubrusly/Foto: Divulgação 

Temas como a representatividade negra no cinema nacional, os registros imagéticos, fonográficos e materiais da cultura popular contemporânea, o cancelamento e permanência da festa do maracatu no Carnaval em meio à pandemia da covid-19, serão discutidos em relação ao acervo do Museu. 

SOBRE OS CONVIDADOS:

Clarisse Quintanilha Kubrusly é Antropóloga/Pesquisadora, Produtora/Diretora e Dançarina/Brincante. Possui doutorado (2018) em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), mestrado (2007) em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA (UFRJ), e licenciatura e bacharelado (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Antropologia Afro-indígena, Antropologia da Arte, Música, Dança e Cinema. É autora do livro: “A experiência etnográfica de Katarina Real (1927-2006): colecionando maracatus em Recife”, publicado pelo IBRAM na Coleção Museus, Memória e Cidadania em 2011; e diretora do filme documentário etnográfico: “Dona Joventina” (2010), em parceria com Milena Sá e Julia Bernstein. Sobre a calunga Dona Joventina do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, link DONA JOVENTINA: https://vimeo.com/7014032.

Além da experiência variada com docência e pesquisa, ministrou aulas de danças populares brasileiras por dez anos na Fundição Progresso junto ao coletivo do Rio Maracatu (1998-2008). Participou de grupos e movimentos artísticos como o Dona Santa (1998-2001) e o Céu na Terra (2001-2010), no  Rio de Janeiro; e O Maracatu Estrela Brilhante do Recife (2000- ) e o Afoxé Ilê Xambá (2014-), além do Boi da Gurita Seca, em Pernambuco.

 

Anderson Miguel / Foto: Divulgação

Mestre Anderson Miguel

Incentivado pela família, aos oito anos ele já participava de ensaios e encontros de Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata de Pernambuco. Depois assumiu o posto de contramestre dos veteranos Mestre Aderito, seu pai, e Mestre Zé Flor, que lhe transmitiram o conhecimento sobre a prática centenária do maracatu. Foi um longo caminho de preparação para chegar até onde está hoje: aos 25 anos, Anderson é cirandeiro respeitado e também mestre do Águia Misteriosa. Participou, ainda, do Cambinda Brasileira, o grupo de Baque Solto mais antigo em atividade, com 100 anos de história.

 

Valmir do Côco / Foto : Divulgação 

Valmir do Côco
Nasceu na cidade de Nazaré da Mata, no Brasil. Estudou comunicação na Universidade de Pernambuco, e começou sua carreira artística no teatro.

Começou a se destacar no cenário cinematográfico nacional ao estrelar “Azougue Nazaré (2018), de Tiago Melo, pelo qual foi premiado no Festival do Rio. Também integrou o elenco do premiado longa “Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.

Lucas Van de Beuque
Diretor executivo Museu do Pontal. Formado em economia pela UFRJ, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, com pesquisa na área de museus. É professor do curso de MBA da Candido Mendes de Gestão de Museus. Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos culturais.  Fotógrafo e diretor de cinema, codirigiu os filmes "Juazeiro do Norte, Ceará: arte, fé e festa” (2014) e “Artistas Cazumbas” (2019).

Serviço: Live “O maracatu e suas imagens: festa, resistência e tensões”

17 de fevereiro de 2022, às 18h

Link da live: https://www.youtube.com/watch?v=mv_vKtkD4_s

 


Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP

22790-711[ao lado do condomínio Alphaville Residências]

Quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do Museu)

Entrada gratuita [ou contribuição voluntária], pode ser retirado no local ou via Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/


Protocolo anti-Covid

O Museu do Pontal segue o protocolo anti-Covid, e o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no Museu. O acesso aos espaços expositivos é limitado, e para maior segurança recomenda-se o agendamento prévio pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/, onde se pode garantir o ingresso, gratuito ou com contribuição voluntária.

Canais digitais:

Site: http://www.museudopontal.org.br/

Instagram: @museudopontal

Youtube: www.youtube.com/museudopontaloficial

Facebook: @museudopontaloficial

 



Comentários