Héloa e Lia de Itamaracá celebram Iemanjá em novo single

 

A faixa, que tem a produção musical de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, também traz o canto das mulheres do grupo Tidzy Sabuká 

Assista aqui

Escute aqui

Fotos : Duda Portella 

Para celebrar a força do mar e principalmente a força de Yabá Iemanjá, Orixá responsável por acalmar as cabeças, a artista afro indígena Héloa convida Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, para participar do seu novo single Odocyá. A faixa, que chega hoje via selo Candyall Music, sob a batuta de Carlinhos Brown, também conta com o canto das mulheres do grupo Tidzy Sabuká.


Odocyá une a potência vocal de Héloa e Lia de Itamaracá que exaltam o mar com versos que soam mântricos e ritualísticos para evocar a Deusa do mar. A canção também traz um canto tradicional da aldeia Kariri-Xocó, entoado pelo Grupo de mulheres Tidzy Sabuká.  "O canto anuncia a chegada da sereia, imaginário também associado à figura de Iemanjá no Brasil. Para as mulheres da aldeia, essa representação também se associa a Iara, deusa das águas, cultuada tradicionalmente por vários povos indígenas ribeirinhos, pelo nordeste", contou Héloa. 


O single extrapola a arte e traz também um encontro ancestral entre as artistas. “Eu me sinto muito feliz em estar participando desse seu álbum, através dessa música para Iemanjá, pois as minhas músicas, eu escrevo na beira da praia, todas inspiradas pelas ondas do mar. Tudo Iemanjá me traz, toda a inspiração. Eu escrevo na areia os versos e a onda do mar apaga e eu sigo a escrever. Sou filha dela", comemorou Lia de Itamaracá.


Para acompanhar essa celebração, Carlinhos Brown e Lucas dos Prazeres trouxeram diversos sons de natureza pelas percussões e instrumentos de origem africana e indígena como: Pandeirão, Bendir, Moringa e Gongo. Todos presentes em rituais de evocação do sagrado, associado a sons da natureza. O resultado traz uma referência à ciranda, gênero musical representado por Lia, passeando pelo New Age, música Ibó e Rojão.


Héloa, tem a sua trajetória marcada sobre o resgate da história dos seus antepassados, em sua maioria, povos ribeirinhos de matriz africana e indígena. "Este trabalho celebra  a força das águas como fio condutor desta narrativa, como já foi apresentado em meu último álbum “Opará”, nome indígena dado ao Rio São Francisco e onde viveu boa parte dos meus antepassados", contou.


Odocyá é o segundo single que abre para o álbum Yidé, que será lançado em 2022 e traz a assinatura de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga na produção musical. Nesta faixa, Héloa se inspira nos conselhos da sua mãe Martha Sales, Yalaxé no Candomblé, filha de Iemanjá. 



FICHA TÉCNICA

 

ODOCYÁ – Héloa & Lia de Itamaracá (feat. Grupo Tidzy Sabuká)
(Héloa / Yuri Queiroga)
Candyall Music (Warner Chappell)
ISRC: BR CA6 22 00003

 

Carlinhos Brown - Atabaque e Steel Drum

Lucas dos Prazeres - Pandeirão, Bendir, Moringa e Gongo
Yuri Queiroga: Baixo Thiago Pugas: Teclado
Felipe Guedes: Violão
Tito Oliveira: Bateria Eletrônica 

Grupo Tidzy Sabuká: Elenuzia de Souza Silva, Kawili Nunes, Geninari Nunes da Cruz, Tchayane Nunes, Tinga, Kayane Nunes Tinga, Maria Deusdete de Souza

 


Direção Musical e Produção Musical: Carlinhos Brown e Yuri Queiroga
Arranjo: Carlinhos Brown, Yuri Queiroga, Felipe Guedes, Lucas Prazeres e o Grupo Tidzu Sabuká.
Engenheiro de Gravação: Thiago Pugas, PC e Yuri Queiroga
Assistente de Estúdio: Leninho Freitas
Gravado nos Estúdios Ilha dos Sapos (Salvador / BA), Estúdio Muzak (Recife / PE) e Aldeia Kariri-Xocó (SE) captado por Yuri Queiroga.
Mixado por Vitor Farias
Masterizado por Carlos Freitas (Classic Master USA)
Foto de Capa: Duda Portela
Produção Executiva: Héloa e Mariama Ferrari
Assistente de Produção Executiva: Fernanda Oliveira
Coordenação Executiva: Flávio Dultra

 

Selo Candyall Music
Distribuição ADA Music Brasil

Comentários