G&P Finanças e Carrefour capacitarão 150 mulheres negras de cinco escolas de samba paulistanas

 Destinado as mulheres negras integrantes de escolas de samba em SP, o curso de capacitação financeira irá orientar como ter uma melhor qualidade de vida equilibrando as finanças

Tias Baianas Paulistas / Foto : Divulgação 

Mesmo sendo a maior parte da população brasileira, os negros ainda convivem com a dificuldade de entrar no mercado de trabalho com salários equivalentes aos brancos. Se falarmos nas mulheres negras, a situação é ainda mais delicada, uma vez que elas chegam a receber 57% a menos que homens brancos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ocupando a base da pirâmide socioeconômica, as mulheres negras estão sujeitas às condições de maior vulnerabilidade e, muitas delas, buscam nas escolas de samba, um lugar de acolhimento e valorização da sua história. O carnaval e as escolas de samba movimentam cerca de R$8 milhões anuais e impactam diretamente na economia do país.

 O projeto Finanças dá Samba, do G&P Finanças para Mulheres Negras foi contemplado pelo Edital Carrefour de apoio para o fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiras. E visa capacitar, por meio da educação financeira, cerca de 150 mulheres negras de cinco escolas de samba tradicionais de São Paulo. A iniciativa, criada em 2019 por Mônica Costa, já alcançou mais de 500 mulheres no Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

 “A metodologia adota referências ancestrais para estimular autoestima e promover a educação financeira de mulheres negras. Acredito que será enriquecedor para as escolas de samba que têm em suas bases grandes baluartes e personalidades negras como fundadores de uma atividade cultural que hoje é considerada como uma das maiores festas populares do mundo”, diz a educadora financeira, fundadora do G&P Finanças para Mulheres Negras, e vencedora da 1a edição do Prêmio Educação Financeira Transforma, promovido pela XP Investimentos.

 

O nome das escolas de samba participantes e os critérios para inscrições serão anunciados em breve. O programa será gratuito, terá a duração de seis meses e abordará temas como: educação Financeira e ancestralidade, autoestima e empreendedorismo e reserva financeira como legado. Para obter mais informações acesse https://gepfinancas.com.br/financas-da-samba/

 


Mais sobre G&P Finanças para mulheres negras:

Criado em 2019 pela educadora financeira Mônica Costa, o G&P Finanças para mulheres negras é um projeto de educação financeira para emancipação e inclusão dessas mulheres. Através de cursos, palestras, workshops e processos de coach, já impactou a vida pessoal e profissional de mais de + 500 mulheres negras no Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

Comentários