Festival reúne coletivos de múltiplas linguagens artísticas no bairro de Perus-SP

 

20_02 (domingo) - Jardim Vertical - Foto Levy Vitorino

O 7º Ato Artístico Coletivo Perus terá participação do Grupo Pandora de Teatro, Sarau Segunda Negra, Indaíz, Madeirite Rosa, Coletivo Noroest, Coletivo Sete na Linha, Trupe Liuds, Grupo Sabiagem, entre outros.

 

Ato Artístico Coletivo Perus celebra a memória e a resistência do bairro de Perus em seis dias de festival 

 

De 20 a 26 de fevereiro de 2022, o Grupo Pandora de Teatro e a Ocupação Artística Canhoba, promovem o 7º Ato Artístico Coletivo Perus, que neste ano será realizado em formato presencial e contará com uma programação plural e diversa durante uma semana inteira, para o público de todas as idades.

 

Com atividades culturais gratuitas de múltiplas linguagens, incluindo teatro, literatura, música e breaking dance, o festival será realizado na Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba) que fica na Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Zona Noroeste de São Paulo - SP, com entrada gratuita.


22-02 (terça) - Oficineira - Caroline Alves

No dia 20 de fevereiro (domingo), às 18h00, com o Grupo Pandora de Teatro apresentando o espetáculo “Jardim Vertical” espetáculo que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, que se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças. 

 

No dia 21 de fevereiro (segunda-feira), às 19h00, acontece a “Segunda Negra - Sarau/Roots/Reggae”, evento que que visa refletir e desmistificar preconceitos de ordem racial, entre outros temas, e que nesta edição conta com a participação da banda de reggae Indaíz.


Na terça-feira, dia 22 de fevereiro (terça-feira), às 14h00 acontece a Oficina de Iniciação Teatral com os arte educadores Caroline Alves e Wellington Candido. A oficina pretende introduzir jovens e adultos ao fazer teatral, trabalhando o imaginário, a consciência vocal e corporal e o desenvolvimento de ferramentas para a composição cênica. 


23_02 (quarta) A LUTA - foto Daisy Serena (3) - Madeirite Rosa

No dia 23 de fevereiro (quarta-feira), às 17h00, o grupo Madeirite Rosa apresenta “A Luta”, espetáculo em que mulheres de diferentes classes sociais se enfrentam em um ringue de boxe. Entre músicas, narrativas e palhaçadas, o ringue se transforma em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação. Na sequência, o grupo, que é formado por cinco mulheres, promove uma “Vivência em Teatro de Rua”.


Celebrando a cultura hip-hop, no dia 24 de fevereiro (quinta-feira), às 16h00, acontece o evento "Quebrada Viva Móvel" com Coletivo Noroest. Haverá workshop prático em dança Breaking, bate-papo, pocket show, batalha de breaking e uma biblioteca Hip-Hop itinerante. Um dia de encontro para intercâmbio entre profissionais da dança e artistas, confraternização e troca de conhecimentos através da cultura Hip-Hop.


Na sexta-feira, dia 25 de fevereiro (sexta-feira), às 19h00, acontece o Sarau Estação Poesia com Coletivo Sete na Linha. Haverá exibição do curta-metragem “VÃO” do Grupo Pandora de Teatro e Lançamento do livro “VÃO: trens, marretas e outras histórias” com Jéssica Moreira. O curta-metragem é inspirado no livro, que traz o cotidiano das populações periféricas que utilizam trem na cidade de São Paulo com os desafios de mobilidade urbana, e também o que sentem, sonham e vivem aqueles que estão nas periferias. 




No dia 26 de fevereiro (sábado), de 10h00 às 14h00, haverá “Empréstimo de livros infantis” com a Biblioteca Comunitária da Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora, que promove mensalmente ações de incentivo à leitura. Uma ação gratuita e livre para crianças de todas as idades e suas famílias.


No mesmo dia, às 11h00, a Trupe Liuds apresenta “Rádio paranóia" onde dois palhaços conduzidos pela programação de uma rádio, vivenciam transformações como a chegada da tv e smartphones. Uma jornada atemporal que evidencia o processo de alienação midiática que ocorre no Brasil e no mundo.


Encerrando a programação do festival, às 15h00, acontece a contação de história “Obax e a chuva das flores” com Grupo Sabiagem. Obax, uma criança inteligente e corajosa, adora se aventurar e contar suas histórias, mas viverá grandes desafios para reencontrar aquilo que acredita e recuperar a confiança de sua comunidade. Na sequência, o grupo promove atividades lúdicas para as crianças. 

 

Sobre o Ato Artístico Coletivo Perus

 

Realizado pelo Grupo Pandora de Teatro e Ocupação Artística Canhoba, o Ato Artístico Coletivo Perus vem se consolidando anualmente como um importante evento no calendário de Perus. Um festival cuja premissa é fortalecer a criação artística na região, apoiando polos culturais e ocupações artísticas, tecendo um território de desenvolvimento mediado por arte, cultura, meio ambiente e educação.

 

A primeira edição (2012) contou com o apoio da 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, e buscou impulsionar o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, composto por ex-trabalhadores, moradores de Perus e região, que há mais de 30 anos lutam pela desapropriação da antiga Fábrica e transformação do local em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador.




 

Desde então, foram realizadas quatro edições presenciais (2014, 2015, 2018 e 2019) e um virtual (2021), formato adotado em razão da pandemia da COVID-19 que possibilitou abarcar artistas de outros estados (Salvador, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo), enaltecendo a importância de se criar redes de fortalecimento entre artistas diante do cenário complexo enfrentado pelo setor cultural.

  

As ações fazem parte do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

 

Mais informamações: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou @ocupacaoartisticacanhoba

www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro


Serviço: 7º Ato Artístico Coletivo Perus

Quando: 20 a 26 de fevereiro de 2022

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, São Paulo - SP

Atividades presenciais - Gratuitas

Para ingressar nas atividades do festival é obrigatório:

  • Apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19.

  • Uso de máscara cobrindo adequadamente boca e nariz.

 

Programação completa:

Quando: 20 de fevereiro de 2022 (domingo) - Horário: 18h00

Espetáculo “Jardim Vertical” com Grupo Pandora de Teatro @grupo_pandora_de_teatro

Duração: 80 minutos. | Classificação indicativa: 12 anos 

Teaser: https://youtu.be/aAw1LWP8_G0


Quando: 21 de fevereiro de 2022 (segunda-feira) - Horário: 19h00

“Segunda Negra - Sarau/Roots/Reggae” @sarausegundanegra com participação da banda Indaíz @indaizoficial

Duração: 180 minutos | Classificação indicativa: Livre 

Teasers: Sarau segunda negra: https://youtu.be/ODxH97jjOmc

Indaíz: https://youtu.be/e6ky1umiQcc


Quando: 22 de fevereiro de 2022 (terça-feira) - Horário: das 14h00 às 18h00

"Oficina de iniciação teatral" com Caroline Alves e Wellington Candido

Duração: 04 horas -  Classificação indicativa: A partir de 14 anos 

Vagas limitadas: 20 pessoas | Inscrições abertas: https://forms.gle/Z8FydGhUiDmkS3eN8

Breve currículo: Wellington Candido @candidowell é ator, palhaço, produtor cultural, arte-educador e pesquisador. Caroline Alves @alvescaroline22, atriz e arte-educadora. Ambos são integrantes do Grupo Pandora de Teatro, onde ministram aulas de interpretação e improviso para jovens e adultos. Atuam como gestores e articuladores culturais na Ocupação Artística Canhoba, e são arte educadores do projeto Brincantes em Ação. 


Quando: 23 de fevereiro de 2022 (quarta-feira) : Horário: 17h00

 Espetáculo “A Luta” + “Vivência em Teatro de Rua” com Madeirite Rosa @madeiriterosa

Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: Livre


Quando: 24 de fevereiro de 2022 (quinta-feira) : Horário: 16h00

"Quebrada Viva Móvel" com Coletivo Noroest @coletivonoroest

Duração: 05 horas | Classificação indicativa: Livre

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=esl4Azkxu2c


Quando: 25 de fevereiro de 2022 (sexta-feira) - Horário: 19h00

Sarau Estação Poesia com Coletivo Sete na Linha @coletivosetenalinha - Duração: 2 horas | Classificação indicativa: Livre

Exibição do curta-metragem “VÃO” com Grupo Pandora de Teatro - Duração: 18 minutos | Classificação indicativa: Livre

Teaser: https://youtu.be/dbq9JHd-35g

Lançamento Livro “VÃO: trens, marretas e outras histórias” @livrovao com Jéssica Moreira @jessicaapmoreira


Quando: 26 de fevereiro de 2022 (sábado) - Horário: 10h00 às 14h00 - “Empréstimo de livros infantis” com Biblioteca Comunitária Ocupação Artística Canhoba 

Horário: 11h00 - Espetáculo “Rádio paranóia" com Trupe Liuds @ciatrupeliuds - Duração: 50 minutos | Classificação: Livre

Teaser: https://youtu.be/s5JCT4RL79U

Horário: 15h00 - Contação de História “Obax e a chuva das flores” com Grupo Sabiagem @sabiagem.arte  + Atividades para crianças - Duração: 45 minutos | Classificação indicativa: Livre

Teaser: https://youtu.be/262QSjgQefU

Comentários