Doralyce lança single e clipe sobre liberdade, emancipação e prazeres femininos

 

Foto : Julia Feitosa


Hoje, a ativista, cantora, compositora, atriz e feminista pernambucana Doralyce, uma das principais expoentes do Afrofuturismo nacional, lança nas plataformas digitais o single Saborzinho do verão, junto a clipe produzido em parceria com a Gaiata Produções. Com uma proposta dançante, transitando pelo ritmo do arrocha e do batidão do brega, a canção conecta Pernambuco e Bahia na sonoridade latina e integra o disco Dádiva, e está disponível com oito inéditas e cinco remixes. O álbum, criado a partir do conceito M.E.L (Movimento de Emancipação e Liberdade), integra o projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e composto, ainda, por um manifesto e um segundo disco, Dassalu.

 

“O verão traz um aspecto diferente para a vida das pessoas. O clima tem total influência nos desejos, inclusive de estar conectado com o sol”, conta Doralyce sobre a inspiração para Saborzinho do verão, que fala sobre a paixão de verão, sobre o calor, desejos e de como refrescar as altas temperaturas.

 

Segundo a artista, trata-se de um single sobre liberdade, emancipação feminina, vontades e prazeres, além de mostrar as mulheres como protagonistas de suas histórias. "Ele evidencia a mulher como dona do seu próprio prazer", afirma. 

 

Junto ao lançamento do single, Doralyce também disponibiliza o clipe de Saborzinho do Verão, criado pela Gaiata Produções, em uma parceria que reforça a proposta de colocar a mulher em primeiro plano. A produtora é um coletivo de empreendedoras com o intuito de fortalecer e empoderar mulheres, conectando esses valores na maneira de pensar figurinos, cenografias, direção de arte e fotografia.

 


 

O projeto

DASSALU é uma filosofia, um ensaio manifesto com tecnologias de sobrevivência e emancipação para pessoas pretas, latinas e LGBTQIA+, com enfoque nas mulheres. Aborda estratégias e ferramentas para modificar a realidade desigual do mundo, incentiva práticas para a manutenção da vida de pessoas comumente marginalizadas e que, em sua maioria, têm suas vozes silenciadas.


O projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo é pautado no movimento Primavera Solar, insurgente na América Latina, no qual é crescente o protagonismo das mulheres como agentes diretas da alternância de poder. Composto por dois álbuns e um manifesto, tem como norte o olhar decolonial feminista e explicita a importância da luta dos homens para acabar com o machismo e a responsabilidade das pessoas brancas em lutar para erradicar o racismo. 


As músicas que integrarão os álbuns a serem lançados são um convite para o público mexer o corpo e a mente juntos. Nas letras, estão temas que vão desde a apatia social que circunda a sociedade, até a riqueza ancestral, o poder dos orixás e a urgência da valorização feminina.


A artista

Doralyce começou sua carreira no berço de importantes movimentos culturais e estéticos, o sítio histórico da cidade pernambucana de Olinda. Lá, cresceu sob a influência do OlindaStyle e Manguebeat, mesclada aos batuques de Maracatu, Coco e Ijesá, comumente representados pela força feminina. 


A artista já foi tema de tese de Doutorado na Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, na qual foi considerada como uma das principais expoentes do Afrofuturismo na América. Participou de importantes eventos do cenário musical como o Pulso Redbull Music, na cidade de São Paulo, Vento Festival 2018, em São Sebastião (SP), Recbeat, em Olinda (PE). Em sua discografia constam os trabalhos Canto da Revolução, de 2017, Doralyce no Estúdio Showlivre (Ao Vivo), de 2018, Pílula Livre, de 2019, e Doralyce no Estúdio Showlivre, Vol. 2 (Ao Vivo), de 2020.


Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.


Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.


Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.


SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2019-2020

DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo


Lançamento do single Saborzinho do verão

Dia 4 de fevereiro

Disponível em todas as plataformas de streaming        


Assessoria de imprensa:   

Conteúdo Comunicação   

Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188   

cristina.duran@conteudonet.com   

Larissa Corrêa: (11) 9 8139-9786 / 9 9722 1137  

larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br  

Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773  

mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292  

roberta.montanari@conteudonet.com   

Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997  

vinicius.magalhaes@conteudonet.com  

Programa Rumos Itaú Cultural:  

Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595  

carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  


Macintosh HD Ext:Users:user:Desktop:site.png   Macintosh HD Ext:Users:user:Desktop:facebook.png   Macintosh HD Ext:Users:user:Desktop:twitter.png   Macintosh HD Ext:Users:user:Desktop:linkedin.png


Créditos Música: 

Produção e Realização: Colmeia 22

Patrocínio: Rumos Itaú

Direção de Produção: Doralyce

Produção Executiva: Vinicius Lezo, Renan Vital, Camila Mira, Doralyce

Apoio: Peixa.Musica

Assessoria Jurídica: Rafael Amorim Abraão 

Selo e Editora: Colmeia 22 ( Altafonte)

 

Gênero UBC: Arrocha

Gêneros ABO: Batidão Brega / Brega Funk

Sub.Gen ABO: Brazilian / AfroPop

Autoras: Doralyce e Bia Ferreira

Intérprete: Doralyce

Coro: Doralyce

Instrumentos: Guitarra e Baixo (Felipe Pomar)

Beat e Percussão, Programações Eletrônicas: Felipe Pomar

Produção Musical: Felipe Pomar e Doralyce

mix e master: Felipe Pomar


Créditos Capa: 

Design: Felipe Pomar

Fotografia: Júlia Feitosa

Figurino: Gaiata Latina

Adereços: Iná Odora Cholodoski

Make: Carolina Rainha


Créditos Clipe:

Música: Saborzinho do Verão

Artista: Doralyce

Argumento e Idealização: Doralyce e Letícia Nefertiti

Realização: Colmeia 22, Gaiata Latina e Sirigaita Produções

Direção / Color Grading: Raffael Paiva

Assistentes de Direção: Beatriz Abreu e Amanda Braun

Edição: Matheus Miglionico 

Roteiro: Doralyce e Beatriz Abreu

Direção de Arte: Letícia Nefertiti

Assistentes de Direção de Arte: Luana Parra e Luciana Alves

Produção Executiva: Amanda Braun

Assistentes de Produção: Janaína Bossi, Luiza Ribeiro, Cristiane Alexandre, João Pedro Mogli, Nina Oliveira, Rebeca Viana, Júlia Furtado e Angela Carvalho

Produção artística de Doralyce: Camila Mira e Renan Vital

Still: Júlia Feitosa e Gabi Lino

Figurino: Gaiata Latina

Adereços: Iná Odora Cholodoski

Make: Carolina Rainha

Making Off: Nigga

Coreógrafa: Luanny   e Doralyce

Apoio: Barraca Ponto G e @matte_carioca Fofão do Matte  

Patrocínio: Gaiata Latina


Elenco: 

Benny Briolly 

Silvia Duffrayer 

Victor Hugo

Larissa de Mattos

Will Toledo

Polly Satlher

Gabi Falcão

Camila Rocha

Iara

Doralyce




Letra Saborzinho do Verão

 Saborzinho do Verão ( Doralyce e Bia Ferreira)

  ISRC: BXOLY2200001

 

Chegou o calor, saborzinho do verão, picolé de coco, a fruta da estação.

Praia, pouca roupa, todo mundo com tesão, vou sentar gostoso na boca do meu mozão.

 

Do nada meto a raba na tua cara, sei que você se amarra no meu hobby de sentar, tu gosta.

Faz pra mim carinha de inocente, de quem tá muito carente, precisando de um chazinho de Dora.


Tu quer chazinho, eu tenho.

Tu quer chazinho , eu dou.


 


Comentários