Coletivo Legítima Defesa | Ciclo de Reflexão online dá início ao projeto 'Améfrica'


Primeira etapa receberá convidades para conversar sobre legados e confluências entre os povos originários do continente americano e os povos da diáspora negra, visibilizando formulações diversas sobre devires afroindígenas; uma imersão (virtual) está prevista também em fevereiro




 Encontros reúnem os pensadores Cacique Babau, Nego Bispo, Renata Tupinambá, Edivan Fulni-ô, Geni Nuñez e Naine Terena, com moderação de Majoí Gongora e Eugênio Lima

 

O termo “amefricanidade”, cunhado por Lélia Gonzalez (intelectual negra brasileira), refere-se às sabedorias e às experiências negras e ameríndias no continente americano e cria possibilidades para o encontro e reflexão sobre essas diferentes experiências: um espaço para outros olhares possíveis sobre a sociedade brasileira. Este é o ponto de partida do projeto AMÉFRICA: Em Três Atos, do coletivo Legítima Defesa, que reúne artistas, atores e atrizes, dj e músicos, de ação poética e política.


O projeto AMÉFRICA será formado por três etapas. A primeira delas são rodas de conversa virtuais, que acontecem nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2022, no YouTube do Coletivo. Os curadores conversam com pensadores de origem indígena e afrobrasileira para ampliar o debate sobre resistência e visão de mundo.


De 21 a 24 de fevereiro, acontece uma imersão, via zoom. Na atividade, os participantes terão acesso a um espaço de criação e reflexão sobre a sociedade brasileira a partir da conexão entre a população negra e ameríndia no território americano.


19 de fevereiro

E em maio estreia presencialmente o espetáculo inédito, em três atos, em data a ser definida.



Sobre as rodas de conversa

Nos dias 15, 16 e 17/02, às 20h, os curadores conversam com convidados de diferentes gerações de lideranças e artistas ameríndios. Serão três painéis de discussão sobre as questões relacionadas às sabedorias e às experiências ameríndias e quilombolas no continente americano.

Com a curadoria de Majoí Gongora e Eugênio Lima, o primeiro encontro contará com a presença de Cacique Babau (liderança dos Tupinambá de Olivença) e Nêgo Bispo (morador do Quilombo do Saco-Curtume, no Piauí, uma das principais vozes do pensamento quilombola no Brasil); o segundo será com Renata Tupinambá (artista, jornalista e fundadora da Rádio Yandê) e Edivan Fulni-ô (indígena preto, como se autodenomina, nordestino do povo Fulni-ô e Pataxó Hã Hã Hãe, músico, cantor, compositor e produtor), e o terceiro contará com a presença de Geni Nuñez (ativista indígena guarani, mestra em Psicologia Social e doutoranda em Ciências Humanas) e Naine Terena (ativista, educadora, artista e pesquisadora). A moderação de Majoí Gongora e Eugênio Lima

A ideia é conversar com vozes que inspirem a dramaturgia cênica, trazendo à tona trajetórias negras e indígenas para criar alianças a partir de seus próprios legados. Assim, as rodas vão mostrar outros imaginários sobre as experiências negras e ameríndias e seus desdobramentos sociais e históricos no Brasil, em narrativas soterradas pela herança colonial.


Sobre a imersão

A Imersão poético-política Amefricanidades será online, gratuita e aberta ao público em geral e terá a duração total de 4 dias (3 horas por dia). Será um espaço transversal de criação e reflexão de outros olhares possíveis sobre a sociedade brasileira a partir das conexões existentes entre os povos originários do continente americano e os povos da diáspora negra.

As imersões político-poéticas são experiências ímpares e os diferentes tipos de abordagem do coletivo Legítima Defesa são amplos, por conta da diversidade de temas tratados e das classes sociais e etnias envolvidas.

A partir de materiais disparadores, o coletivo criará em conjunto com os participantes uma ação artística online. Os interessados deverão se inscrever por meio do formulário https://bit.ly/Imersão_Améfrica - a atividade é gratuita e a quantidade de vagas limitadas.


Sobre o espetáculo

O espetáculo AMÉFRICA: Em Três Atos fundamenta-se em uma narrativa épica criada a partir de histórias diversas sobre personagens negres e ameríndies presentes nos levantes históricos e nas mitologias afrodescendentes e indígenas, incluindo as diferentes práticas rituais e literaturas orais existentes no país. A partir da noção de Amefricanidade, cunhada por Lélia Gonzalez, serão feitos contrapontos aos personagens da história oficial colonial no continente sul-americano.

A realização é do Coletivo Legítima Defesa e convidades e terá a direção de Eugênio Lima.

Este projeto foi contemplado pela 13a Edição do Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo- Secretaria Municipal de Cultura.


Serviço

Diálogos Amefricanos - Ciclo de reflexões online

Dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2022, às 20h

com Cacique Babau, Nego Bispo, Renata Tupinambá, Edivan Fulni-ô, Geni Nuñez e Naine Terena - Mediação de Majoí Gongora e Eugênio Lima

grátis

www.youtube.com/coletivolegitimadefesa
 

Imersão poético-política Amefricanidades

De 21 a 24 de fevereiro de 2021

via zoom

19 de fevereiro,

 


Comentários