Fotos : Silvia Machado
Nos próximos dias 10, 11 e 12/02 (quinta a sábado, das 10h às 12h), acontece o seminário “Arte e Ciências Cognitivas – possíveis aproximações”, com a participação de três pesquisadores – o professor e médico psiquiatra Claudinei Biazoli Junior, o psicólogo e neurofisiologista André Cravo e a doutora em Neurociência e Cognição, Louise Barne –, cada um em um dia, mediados por Virgínia Souza, doutora em Comunicação e Semiótica, graduada em Artes do Corpo e Pedagogia. Com transmissão pelo ZOOM do Portal MUD – Museu da Dança, o seminário é gratuito, aberto a todos os interessados, mas os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo Sympla. É possível acompanhar um único encontro ou a programação completa.
Os temas que atravessaram o processo de criação do solo “instante-já”, do artista Marcus Moreno, que propõe captar o instante de um acontecimento e traduzir em movimento as imagens que vão surgindo em fluxo, disparadas pela percepção e a memória, são o ponto de partida para refletirmos sobre a complexidade do comportamento humano.
No primeiro encontro, o professor Claudinei Biazoli Junior traz, no diálogo entre afetividade e emoção, o estudo dos mecanismos mentais que geram repulsa ou empatia quando estamos frente a determinadas situações. Será interessante para pensarmos de que maneira artista e público constroem interação e como contaminações afetivas acontecem no palco.
André Cravo apresenta, no segundo dia, os processos de investigação dos mecanismos neurais da percepção do tempo. Com esta conversa buscaremos compreender como são construídas e desconstruídas as sensações de tempo e de duração, além de analisar o papel essencial desta dimensão no trabalho artístico.
No último encontro, Louise Barne, que pesquisa os processos de expectativa, atenção e a interação ação-percepção, abordará como diferentes tipos de expectativas são construídos e como podem modular nossa percepção, tanto em situações experimentais como em processos artísticos.
Esta ação é parte do projeto Lembrei que Esqueci, contemplado pela 29ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.
______________________________
Serviço
Seminário: Arte e Ciências Cognitivas - Possíveis Aproximações – online
Dias 10, 11 e 12/02 (quinta a sábado), das 10h às 12h
Com: Claudinei Biazoli Junior, André Cravo e Louise Barne
Mediação: Virgínia Souza
Idealização: Marcus Moreno e Portal MUD
Transmissão pelo ZOOM do Portal MUD
Ingressos gratuitos pelo Sympla.
Link dia 10/2 – Claudinei Biazoli Junior
https://www.sympla.com.br/
Link dia 11/2 – André Cravo
https://www.sympla.com.br/
Link dia 12/2 – Louise Barne
https://www.sympla.com.br/
*É possível acompanhar um único encontro ou a programação completa.
*Tradução em Libras
Um pouco dos palestrantes:
Claudinei Biazoli Junior
Médico Residente do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2011 – 2014) e Psiquiatra do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) desde 2014, Claudinei Biazoli Junior é professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição, da Universidade Federal do ABC, e Coordenador do Bacharelado em Neurociência da mesma instituição. Atua nos campos da neurociência afetiva e social, saúde mental, psiquiatria e psicopatologia geral, psiquiatria transcultural e neuroimagem
André Cravo
Com graduação em Psicologia (2005) e doutorado em Neurofisiologia (2011), ambos pela Universidade de São Paulo, com um estágio na Universidade de Oxford, André Cravo realizou seu Pós-Doutorado no Instituto de Radiologia da FMUSP, no período de 2011 a 2012. Foi pesquisador visitante na Universidade de Oxford entre 2016 e 2017. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Neurofisiologia e Cognição, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, psicofísica, EEG, percepção, atenção e tempo.
Louise Barne
Doutora em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (2020), com período sanduíche no Donders Institute for Brain Cognitionand Behaviour, nos Países Baixos, Louise Barne possui mestrado em Neurociência e Cognição (2016) pela mesma instituição (UFABC) e bacharelado em Ciências Biomédicas pela UNESP (2013). Atualmente, é pós-doutoranda no Laboratório Aeroespacial francês (Office National; Etudes et de Recherches Aérospatiales - ONERA), dentro do projeto que estuda correlatos neurais da interação ação-percepção e do conteúdo de predições.
Virgínia Souza
Doutora (2017) e Mestra (2013) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Virgínia Souza tem especialização em Educação Infantil pela Faculdade Estácio de Santo André (2019) e graduação em Comunicação das Artes do Corpo, pela PUC-SP, e em Pedagogia, pela USP (2013). É docente de graduação na Faculdade Estácio de Santo André e na pós-graduação da PUC/SP, no curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Técnica Klauss Vianna, certificado pelo CNPq e coordenado por Neide Neves.
Comentários
Postar um comentário