Samba, Suor e Saudade : Wallace Capoeira , hoje o samba está areretizado !


Texto :Jace Lucas / 
Fotos : Acervo Pessoal 

 Samba

Wallace Francisco Nascimento, conhecido como Capoeira.

Começou no Carnaval nos anos 90, ainda muito novo, tendo seus primeiros passos na escola na ala das crianças.

Ala de grande relevância, pois tem um trabalho social e cultural de suma importância dentro de uma comunidade.

Depois disso, foi crescendo e teve o privilégio de participar de diversos setores da escola. Foi passista, trabalhou em alegoria, desfilou em ala de comunidade e em ala coreografada, foi da ala da força e, até mesmo, na comissão de frente.

Porém, em 2006, teve a oportunidade concedida pelo Beto Manfredo, o Kenga e  seu Roberto, de adentrar ao seleto grupo de Harmonia da escola.

Departamento o qual ele  tem muito orgulho de trabalhar, pois a Harmonia é  o elo de todos os seguimentos, com os componentes e a comunidade.

Em 18 de novembro de 2016, o Diretor de Carnaval, Marco Marino, lhe deu a oportunidade e a responsabilidade de ser o Diretor Geral de Harmonia da Escola e graças a Deus, com muita humildade e muito trabalho já em 2017 pode ser Campeão do Carnaval.

"Quando falo a nota de Harmonia, costumo dizer que é nota da escola, pois a nota é conquistada através do canto daquele componente apaixonado, através de todos os nossos diretores, pois ninguém faz nada sozinho.  E, também, de todos os seguimentos e corações apaixonados pela nossa escola".

Hoje, após ter dedicado grande parte de sua vida à Mocidade, pode afirmar que o sentimento é o mesmo de quando pisou na quadra a primeira vez.

O sentimento é de fazer o seu melhor para toda a nossa comunidade e retribuir cada gota de suor deixada por cada um deles na construção do nosso Carnaval.



 Suor

Capoeira, enfrenta desafios até hoje. O seu maior desafio é não se permitir entrar na zona de conforto e não achar que já alcançou o ponto mais alto do trabalho.

"Me desafio todos os dias a ter o mesmo brilho nos olhos daquele menino que chorava de gratidão nos dias das crianças, ao receber um brinquedo doado pela Escola".

Agora, sufoco, Capoeira fala de um desfile onde o carro Abre-alas teve um problema.

A tensão foi enorme, pois ainda tinha a escola inteira para entrar na avenida.

Mas com garra sua equipe de trabalho, que se esforça e compra a ideia de sua metodologia de trabalho, conseguiram ajudar a empurrar e manobrar o carro e ele voltou a funcionar.

Foi um momento tenso, porém terminou com diversos aplausos do setor 1 e uma corrente positiva tão forte que a Mocidade fez um excelente desfile.

"Por isso,  digo que nada é por acaso e que todos os acontecimentos, o que nos sobram são as lições e  aprendizados".

"Aproveito pra agradecer a todos os diretores de Harmonia pela ajuda e pelo empenho em fazer o melhor pela nossa estrela guia".



Saudade

"Olha lá menino tempo, tenho tanto pra contar". 

Capoeira, era guri,  pequeno, pés descalços em seu lugar...

Há muitas saudades de quando ele era pequeno e corria a Vila Vintém inteira atrás de doce.

Saudades de todas as tias e tios dos projetos sociais que não só o abraçavam, como também, todas as crianças de nossa comunidade.

Lembra que treinava, com o saudoso Mestre Puleiro, seu primeiro mestre.

São muitas referências e saudades, "meus olhos chegam a lacrimejar quando lembro de Ivo Lavadeira, do Mestre Toco e todos aqueles que se foram e junto à Padre Miguel, do céu, olham por nós". 

Mas, em específico, há duas  muito especiais que é de um dos seus grandes incentivadores do mundo do Samba que é seu Firmino, que era surdo de primeira do grande Mestre André e o levava na corcunda para assistir os ensaios na quadra da Mocidade.

E de sua avó, que foi baiana, e inclusive, tenho uma tatuagem dela no braço.

Procura fazer dessas saudades, suas referências e toda vez que a sirene toca na Sapucaí, o sentimento é que todos estão ali naquele desfile.

"É por eles, e por todos os baluartes que deixaram suas contribuições nos pavimentados caminhos que trouxeram a Mocidade até aqui, sempre farei o meu melhor com muito amor e lealdade a estrela de cinco pontas que tanto bem faz à Vila Vintém e à Padre Miguel".




Agradecimentos

"Mais uma vez agradeço a oportunidade de estar neste  trabalho com a Mocidade.

Agradeço ao meu Presidente Flávio Santos, ao  Vice-presidente Luiz Cláudio, meu Diretor de Carnaval Marco Marino.

Aos meus diretores de Harmonia, todos os seguimentos e toda comunidade de Padre Miguel.

Quero deixar um abraço Especial ao Seu Arnaldo, presidente da nossa velha guarda e a Tia Nilda, nossa mãe do samba.

Por eles e por todo independente,  prometo lutar com todas as minhas forças para entregar o melhor pra nossa escola.

É como eu sempre digo nas reuniões: Humildade, lealdade e trabalho.

Obrigado de coração e um abraço em todos!".






Comentários

  1. Parabéns p seu trabalho junto mocidade lealdade. Gratidão. Solidário. Todos componentes da mocidade e equipe. A só frente.
    Sucesso sempre p trabalhando muito orgulho e organização. Aseoo 🙏🏾🙏🏾🙏🏾 ilumine sempre ⚔️⚔️⚔️🙏🏾

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários para descrever o tamanho do coração desse amigo , irmão ai nós do departamento de Harmonia temos muito orgulhos de sermos liderados por você amigo ..como você mesmo diz JJ BONDE DO CAPOTE 40 NELEZ ...

    ResponderExcluir
  3. Que orgulho desse trabalho excelente que vc exerce a tantos anos. Cultura, família, trabalho e alegria juntos. Te amo demais meu primo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário