Portela lamenta a morte do ex-presidente Nilo Figueiredo


Colaboração : Jace Lucas 

É com pesar que a Diretoria do G.R.E.S. Portela comunica o falecimento de Nilo Mendes Figueiredo, ex-presidente de nossa agremiação. Oficial da Marinha, Nilo começou a frequentar a Portela na década de 1960, numa época em que oficiais graduados das Forças Armadas ainda não participavam ativamente das escolas de samba. Ele quebrou barreiras e se tornou vice-presidente da Portela nos desfiles de 1970 e 1971, sagrando-se campeão com o enredo “Lendas e Mistérios da Amazônia”. 

Afastou-se da escola após a eleição de Carlos Teixeira Martins, logo após o carnaval de 1971, mas manteve-se como uma das lideranças políticas da Portela ao longo da década de 1970. Por muitos anos foi um dos responsáveis pela segurança do Sambódromo, trabalhando junto à LIESA.

Mesmo afastado, jamais abandonou o sonho de um dia voltar a participar ativamente de sua escola do coração. Em 2003, liderou a ocupação da quadra de ensaios por um grupo de descontentes com a gestão de Carlos Teixeira Martins, o que gerou o movimento “Nova Portela”. Após uma série de disputas judiciais, em agosto de 2004 Nilo Mendes Figueiredo derrotou Marcos Aurélio Fernandes, candidato indicado por Carlinhos Maracanã, tornando-se Presidente da Portela.

Nilo Figueiredo comandou a Portela por nove anos, sendo reeleito nas eleições de 2007 e 2010. Neste período, a Portela retornou nos desfiles das campeãs nos anos de 2008 (4ª), 2009 (3ª) e 2012 (6ª). Foi sob sua liderança que a Portela enfrentou uma das mais graves tragédias de sua história, que foi o incêndio que antecedeu ao carnaval de 2011, que fez a escola desfilar sem ser julgada. 

O “Comandante Nilo”, como era chamado, sempre incentivou a participação de jovens, ajudando a renovar importantes segmentos da Portela, como a direção de harmonia e a bateria. Neste processo de renovação, nomes hoje consagrados, como Gilsinho e Nilo Sérgio, tiveram suas primeiras oportunidades. Também em sua gestão a escola mirim Filhos da Águia, fundada em 2001, finalmente conseguiu reconhecimento para desfilar, iniciando seu trabalho como formadora de novos talentos.

Nos últimos anos, Nilo Figueiredo vivia numa clínica de repouso, recebendo a visita dos amigos mais próximos e de parentes. Faleceu nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, aos 85 anos, em decorrência de complicações com o Alzheimer. Deixa filhos e netos, incluindo Nilo Mendes Figueiredo Junior, ex- vice-presidente da Portela.

O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, toda a diretoria, os Conselhos Deliberativo e Fiscal e os segmentos se solidarizam com os familiares e amigos. O Velório está marcado para este sábado, 22 de janeiro de 2022, a partir das 11h, na Capela 02 do Memorial do Carmo. A cerimônia de cremação será às 14h.

 

Comentários