(28/01) Lançamento do mini documentário sobre Luiz Gama rodado em 5 pontos da pequena África com Déo Garcez e Soraia Arnoni - Gratuito



Alessandra Costa Assessoria de Imprensa e Comunicação

Fotos : Marcelo Oliveira 

 Estrelado por Deo Garcez e Soraia Arnoni, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA: uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo à tona assuntos que refletem na atualidade. Idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, o espetáculo traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. Soraia Arnoni passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama.

 “Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história. Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres.

A concepção do espetáculo “LUIZ GAMA: uma voz pela liberdade”, baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Nas cenas, o ator Deo Garcez trabalha com diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira de sua época. A cenografia remete a uma ambientação clássica e intimista. Com uma mesa de canto e duas cadeiras antigas, o ator trabalha a dualidade das expressões teatrais; ora está sentado lendo, encenando momentos de reflexão e ora levanta-se para denunciar as mazelas da sociedade escravocrata. Seu movimento corporal é parte do jogo de revolta e embate envolvendo o advogado e a sociedade. Além disso, a peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Soraia Arnoni. Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama.




O roteiro foi idealizado a partir da mescla entre a vida de Luiz Gama e seus escritos. Em muitas cenas, Deo Garcez traz poemas e textos do próprio Luiz Gama que dão veracidade à cena. Além disso, os atos formam um constante jogo entre uma reflexão sobre a discriminação no passado, levando o público a uma reflexão sobre a discriminação na contemporaneidade. Sucesso de público, assistido por mais de 20 mil espectadores, o espetáculo é produzido por Alan de Jesus e Mário Seixas e está em cartaz há 6 anos pelo Brasil.


O CIRCUITO PEQUENA ÁFRICA

 

LARGO DE SÃO FRANCISCO DA PRAINHA - O Largo de São Francisco da Prainha, ou Largo da Prainha, situa-se no bairro da Saúde, Zona Central do Rio de Janeiro, no sopé do Morro da Conceição. Antes da construção do Porto, havia no local uma pequena praia que se estendia até onde hoje é a Praça Mauá. Devido aos sucessivos aterros ela desapareceu. Largo da Prainha historicamente é um reduto natural de moradia de ex-escravizados.

PEDRA DO SAL - A área da Pedra do Sal é marcada historicamente em seus degraus pelo trabalho negro no porto. É reconhecida como território quilombola e se mantém como o mais antigo bairro negro continuamente habitado do país. Ainda hoje, festas e rodas de samba celebram a herança cultural africana na região.



CAIS DO VALONGO E DA IMPERATRIZ - O Cais do Valongo foi substituído pelo Cais da Imperatriz no século XIX, uma tentativa de apagar o antigo porto da história nacional. Segundo pesquisas historiográficas recentes, passaram por ele cerca de dois milhões de africanos, antes de seu nome ser trocado para receber a futura imperatriz, Tereza Cristina, que chegaria ao Brasil para o casamento com D. Pedro II, em 1843. Declarado Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Cais do Valongo foi o principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas.


Comentários