Um filme negro e feminino debate a violência doméstica nas telonas em 2022

 

Personagens : Cláudia Nascimento e Estela 

Fotos : Larissa Marques 

A produção brasileira realizada com parcerias internacionais conta o drama de uma mulher negra em uma rotina de agressões e é feito por profissionais negros e femininos

 


Um novo drama que retrata a realidade de mulheres negras no Brasil está no forno para ser lançado nas telonas ao final do segundo semestre de 2022. O título da produção cinematográfica é "O Silêncio Tem Rosto de Mulher", e aborda a violência doméstica e de gênero que registram números alarmantes no Brasil e até mesmo no mundo. Sob a direção do equatoriano Jarsom Wayans, o filme resulta de coproduções internacionais e possui um time de profissionais majoritariamente negro e feminino, sendo composto por 65% de mulheres e com 75% de equipe negra, um marco na indústria audiovisual contemporânea.


Sinopse


"O Silêncio Tem Rosto de Mulher" conta a história de uma atriz negra de classe média que por anos foi vítima de constantes violência e abusos domésticos em seu casamento. Cláudia Nascimento, uma mulher negra que foge do marido com a ajuda da amiga Estella, após uma grave agressão física e se prende ao amor pelo teatro, atividade esta que lhe renova as esperanças de encontrar um novo rumo na vida.


A produção cinematográfica narra justamente o momento em que a personagem vivencia o auge de sua carreira como atriz quando numa noite Saulo, seu então, marido agressor, enlouquecido, joga gasolina sobre a esposa em meio ao palco, e ateia fogo.


Sacha Bali (ator) e Jarsom Wayans (diretor)



Cláudia passa por várias cirurgias e tratamentos e, com ajuda do jornalista e escritor espanhol, Lázaro Samaniego, começa o seu processo de cura e libertação. Porém, a história deles se cruza antes mesmo deste encontro fatídico.


Lázaro esteve preso por anos e anos, acusado de matar o próprio pai quando tentou defender a mãe de uma dura agressão. Ainda na cadeia, Lázaro encontra na leitura e na escrita um sentido para a passagem do tempo, mas é com a história de Cláudia, que ele tem a verdadeira oportunidade de reescrever sua própria vida e a daquela jovem mulher. 


A trama protagonizada pela atriz Lúcia Roza tem a participação do ator Sacha Bali, Paula Moura e outros grandes talentos nacionais e internacionais.

 

Parcerias internacionais firmadas


Recentemente uma pré-produção do longa esteve em exibição no festival internacional de mercado mais importante da América Latina, o "Ventana al Sur", no meio de mais de 160 países, com mais de 3000 produtores e trabalhadores da indústria Audiovisual e Cinematográfica.


Durante esse período o diretor Jarsom Wayans participou de diversas reuniões em busca de Coprodução internacional e conseguiu fechar vários acordos internacionais o que garantirá a finalização deste impactante drama brasileiro, em 2022. A partir daí o público poderá conferir nos cinemas e festivais.


Sacha Bali e Lúcia Roza (atores)


 

Ficha técnica

Direção: Jarsom Wayans

Produção: Sanuto Produção, Eva filmes Coletivo Preto e Coprodução internacionais

Fotografia: Larissa Marques

Comentários