Grátis! De 4 a 15 de dezembro, oficina e show com o Mestre Nilton Junior em 5 bibliotecas da cidade de São Paulo

Nilton Junior promove Oficina de poesia improvisada em bibliotecas

 


 De 4 a 15 de dezembro acontecem as Oficinas de Poesia Improvisada e shows de samba de coco com o Mestre Nilton Junior do coco de Toré Pandeiro do Mestre, em 5 bibliotecas da cidade de São Paulo, nos bairros de Guaianases, Vila Mariana, Jardim Oriental, Vila Pirituba e Limão. Os eventos serão presenciais e gratuitos.

 

Dando continuidade ao projeto Formação Cultural do Brasil que circulou a rede municipal de bibliotecas em novembro de 2019, a produtora cultural Japuara, propõe 5 encontros com o Mestre Nilton Junior do coco de Toré Pandeiro do Mestre para oficinas de poesia improvidas e shows de samba de coco.

 

Quando alguém se vê diante de um poeta improvisador, seja esse poeta... um mestre repentista, ou um mestre de qualquer outra manifestação popular que tenha o verso improvisado como um de seus elementos constituintes, em algum momento, tendo esse alguém afinidade (ou não) com os códigos relativos à prática cultural que ele está testemunhando, se perguntará: "Como esses mestres conseguem realizar, de improviso e de um modo quase sempre tão bem resolvido, estruturas aparentemente tão complexas?"

 

Para qualquer um (que não seja poeta popular) que observe o ato de criação de um verso improvisado, fica sempre faltando a experiência pessoal de como se dá a dinâmica, no intelecto, dos processos anímico-espirituais da criação subjetiva em si. De como o "milagre" vem a ser, a partir do mundo interior do poeta, os que não dominam a arte do improviso, pouco ou nada sabem. Para os que não dominam a mestria de fazer verso improvisado, apenas o "milagre" da coisa em si, da coisa pronta, torna-se perceptível percepção. A parte da percepção dos processos de criação, que é invisível aos olhos é silenciosa aos ouvidos. Apenas quem é poeta improvisador conhece. E os poetas improvisadores seguem envoltos em uma aura de misticismo como se portadores de um dom inato e inacessível.

 

Nossa Vivência de Poesia Improvisada pretende, através da prática em grupo, demonstrar que esse pretenso dom é na verdade o resultado de um trabalho. Trabalho que é em parte, lúdico e inconsciente, onde os jovens futuros poetas populares são primeiramente expostos à experiência de testemunhar encontros (às vezes até casuais) onde veteranos improvisadores permitem que eles conheçam os mecanismos do método que os tornou capazes de improvisar. E em parte, resulta em um segundo momento, do esforço pessoal em um treinamento laboral baseado nas experiências absorvidas junto aos veteranos mestres. 

 

A mestria de fazer poesia improvisada resulta de uma prática que tem o que podemos chamar de um "método pedagógico".

 

É uma ciência. Mesmo que nunca tenha sido apresentada como uma tal dentro dos rigores acadêmicos formais.

 

Ao final, será feita uma breve apresentação de coco de toré.

 

Japuara Produções Culturais tem objetivo de difundir as culturas populares do Nordeste e Norte e valorizar as tradições por meio do fortalecimento do lugar de fala dos mestres e das tradições indígenas e afrodiaspóricas para que estas não sejam cooptadas pelo colonizador.




 

Ficha técnica:

Nilton Junior - mestre do coco pandeiro do mestre

Natália Santos - coro e pandeiro

Patricia Soares - coro e maracás

Luciana Félix - Bombo

 

Serviço:

 

Dia 4 de dezembro, sábado, às 16h - Biblioteca Cora Coralina

R. Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases, São Paulo - SP, 08412-010

 

Dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 16h - Biblioteca Viriato Corrêa

R. Sena Madureira, 298 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04021-050

 

Dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jardim Oriental, São Paulo - SP, 04321

 

Dia 14 de dezembro, terça-feira, às 16h - Biblioteca Brito Broca

Av. Mutinga, 1425 - Vila Pirituba, São Paulo - SP, 05110-000

 

Dia 15 de dezembro, quarta-feira, às 16h - Biblioteca Jayme Cortez

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão, São Paulo - SP, 02721-200

 

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min. 
Formato da apresentação: Itinerante 

Página/perfil onde será feita: Presencial 

Instagram: @nilton.nascimento2018 e @japuara

Grátis!

 

Miriam Bemelmans

(11) 3034-4997

(11) 9 9969-0416

miriam@bemelmans.com.br

http://www.bemelmans.com.br

https://linktr.ee/bemelmans

Comentários