Exposição: Ve-rão com Ernesto Neto, Raul Mourão ... abertura dia 11/12

Obra de Pedro Carneiro

 Dezembro de 2021 - O Espaço Oásis, situado na Rua Buenos Aires, 168, no centro do Rio de Janeiro, recebe Ver-Ão, coletiva com mais de 70 artistas em franca atuação e de trajetórias diversas. A abertura é dia 11 de dezembro de 15h às 20h. A exposição vai ocupar os três andares do Oásis e fica em cartaz até o dia 29/01/2022.

 

Ver-Ão tem a curadoria de Alexandre Sá e co-curadoria de Carmen Riquelme e Tania Queiroz, que tem por objetivo discutir o processo pandêmico e os efeitos de tal tragédia no corpo coletivo, investigando possibilidades de saídas e estratégias de reinvenções poéticas e políticas. "Não se trata de uma proposta otimista, mas de apontar caminhos menos perversos", adianta o curador Alexandre Sá.

 

Na montagem, os artistas Ernesto Neto, César Oiticica Filho, Alexandre Vogler, Anna Bella Geiger , Antonio Bokel, Heleno Bernardi, Hélio Oiticica & Neville D’almeida,  Mulambö, Opavivará,  Raul Mourão,Victor Arruda e outros, constroem uma narrativa ampla e não-linear com referências a produção dos anos 1960 e 1970 que se misturam ao espectro das ruas, ao imaginário brasileiro e o sentido poético do acaso e do encontro.

 

Obra de Felipe Barros

"Considerando a localização do espaço, no Saara, centro comercial popular da cidade, optamos  por expor as obras de maneira dialógica, caudalosa e ruidosa, estabelecendo vínculos e pequenas relações simbólicas com a região", completa Sá.

 

Mais sobre o Espaço Oasis

OASIS é um espaço de pesquisa, experimentação e estudos no âmbito artístico. Instituição independente e sem fins lucrativos, constitui-se como uma plataforma transdisciplinar para as artes, objetivando oferecer ao público e ao circuito em geral uma rede de intercâmbio entre seus protagonistas (artistas, teóricos, estudantes, produtores, público e etc). O endereço no Rio de Janeiro conta com um total de 3 amplos espaços expositivos. Este mesmo endereço também abriga a gestão da coleção Loio-Pérsio, com direção do filho do artista, Rodrigo Magalhães. O cuidadoso trabalho de manutenção do acervo e de gestão cultural culminou na abrangente exposição do artista no Paço Imperial, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, curada por Luiz Eduardo Meira.

 

 

Obra de Cesar Oiticica Filho

Serviço

Exposição Ver-Ão

Abertura 11 de dezembro

Temporada de 13/12/2021  a 29/01/2022. A

Visitação  de segunda à sexta-feira, 10h às 17h, (exceto feriados).

              Espaço Oásis, Rua Buenos Aires, 168, no centro, RJ/RJ

*Alguns trabalhos estarão disponíveis para venda

Comentários