*Uesp celebra Dia Nacional do Samba com vigília e homenagens*


 
A União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) retoma seus eventos presenciais com a celebração do *Dia Nacional do Samba*. 

Tradicionalmente, a comemoração começa na noite do *dia 1º/12 (quarta-feira)*, com roda de samba, reunindo baluartes para celebrar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos - o samba, patrimônio imaterial paulista.  

“Estamos ansiosos para o retorno de nossas atividades e felizes que seja para comemorar o Dia Nacional do Samba. Pois, celebrar a resistência de nossa cultura é algo de grande valia”, diz Alexandre Magno (Nenê), presidente da Uesp. 

O palco das festividades é a sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 - Bela Vista), com início às 20 horas e participação da Embaixada do Samba Paulistano, compositores, baianas, entre outros integrantes das agremiações carnavalescas e entidades representativas do Carnaval brasileiro. 

*Homenagens*

Na programação, escolha do Cidadão e Cidadã Samba e homenagens a baluartes, inclusive póstumas. 

Será inaugurado na sede da Uesp busto em homenagem a *Alberto Alves da Silva (Seo Nenê)*, fundador da escola de samba Nenê da Vila Matilde. Outra homenagem será feita a *Alberto Alves da Silva Filho (o Betinho)*, que foi presidente da Uesp e da Nenê de Vila Matilde, com a entrega à família matildense da faixa de Embaixador-Mestre.

*Vigília do Samba*

À meia-noite será acesa uma vela, cuja chama representa a resistência cultural, dando início à tradicional "Vigília do Samba", que se estenderá por toda a madrugada. Às 6 horas da manhã acontece a "Alvorada do Samba", anunciada com o toque de clarim e presença de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico. 

Seguindo a tradição, a data será saudada com a leitura da "Carta do Samba", registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962, em exaltação a cultura popular brasileira.  

O evento seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19 recomendados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.


Entrada gratuita.

Comentários