Literatura 13/11 A LER – O Festival do Leitor começa dia 13/11 em Petrópolis com o Circuito LER para VA-LER

 

-Ronaldo Lemos,Yuval Noah Harari,Adriana Carranca

A LER – O Festival do Leitor começa dia 13/11 em Petrópolis com o Circuito LER para VA-LER.

 

Se firmando como o maior evento literário do país, o Circuito LER para VA-LER contempla 14 regiões, 92 municípios envolvidos, durante 8 dias em cada cidade com foco nos milhares de jovens e crianças do ensino médio, fundamental e básico, além de educadores e mediadores de leitura.

 

O Circuito tem oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais. Serão oito dias de programação intensa com nomes da cena nacional como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Lázaro Ramos, Talita Rebouças, Tom Farias, Adriana Falcão,  Chris Fuscaldo , Antonio Torres, João Barone, Debora Thomé entre outros.

 

 

 

www.lersalaocarioca.com.br

 

O Circuito LER para VA-LER segue o seguinte itinerário: 

Edição Região Serrana

De 13 a 20 de novembro, Petrópolis.

Local: Parque Municipal de Petrópolis, Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava.

Horários 9h às 20h.

Mais informações: www.lersalaocarioca.com.br

 


Edição São Gonçalo

De 4 a 11 de dezembro de 2021.

Local: Fazenda Colubandê - R. Expedicionário Ari Rauen, S/N - Colubandê, São Gonçalo – RJ

Horários 9h às 20h.

 

Na sequência demais regiões do estado: Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Serrana, Centro Sul, Noroeste Fluminense e Sul Fluminense.

 

Mais sobre a LER 

 

A 1ª edição da LER foi realizada em novembro de 2016, no Píer Mauá, e recebeu 84 mil pessoas, tornando-se o maior evento aberto do livro na cidade. O público teve acesso gratuito a encontros e bate-papos com 115 escritores convidados, livrarias cariocas e editoras independentes e artesanais, sebos, 34 performances poéticas, 8 peças teatrais, 43 oficinas e 32 atrações paralelas.

 

A 2ª edição da LER aconteceu entre 17 e 20 de maio de 2018 e reabriu a Biblioteca Parque Estadual fechada desde 2016. Ao longo dos quatro dias de intensa programação, a LER recebeu mais de 5.000 mil alunos, 345 escritores convidados, 96 oficinas, 30 editoras e livrarias, 75 performances poéticas e quatro peças teatrais. O evento ainda fechou parcerias e participações em festivais internacionais.

 

 

Já a 3ª edição da LER aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro de 2019. O evento recebeu mais de 51 mil estudantes das redes pública e particular, 1.100 escritores, autores, ilustradores e artistas convidados, 750 atividades em 30 palcos e espaços e 125 pequenas editoras, editoras artesanais e livrarias. Ao todo foram mais de 185 mil pessoas circulando no evento. A edição de 2019 teve ainda um pré-lançamento especial: com quase todos os 2.226 lugares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ocupados, o historiador-professor e escritor israelense Yuval Noah Harari recebeu o público em uma inspiradora conversa sobre o tempo passado, presente e futuro.

 

Socialmente comprometido, o evento literário possibilitou nessa edição a reabertura da Biblioteca Parque do Alemão, fechada desde 2016. Outra atração de sucesso foi a ocupação do Campo de Santana, que foi ligado por uma passarela à Biblioteca Parque Estadual, um projeto original de Darcy Ribeiro.

 


 

www.lersalaocarioca.com.br

facebook LER - https://www.facebook.com/lersalaocarioca/

youtube LER - https://www.youtube.com/channel/UCoBLTGq1gjSgxKhkVNtT3ag

instagram LER - https://www.instagram.com/lersalaocarioca/

#vempraLER #LERjuntos #amoLER

 

Comentários