Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social movimenta Zona Oeste do Rio

 Evento teve como alvo público afro e periférico no mês da Consciência Negra




Fonte ; Angélica Zago

Palestras, desfile de moda e diferentes atividades culturais movimentaram a primeira edição do "Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social", evento gratuito realizado no Museu Casa Bumba Meu Boi, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, neste sábado (06).

 

"Nosso objetivo foi estimular a promoção da cultura afro, promover o empreendedorismo social e celebrar o mês da Consciência Negra. É também um momento importante para fomentarmos novas aprendizagens e assim fortalecer os laços dessa região da cidade ainda carente desse tipo de projeto", destaca Suely de Souza e Rosilene Borges, empresárias idealizadoras do evento. 

O professor de História Jorge Nascimento, o ativista social Antônio Zacarias Congo, a empreendedora social Edimara Celi, a Assistente Social Ana Leonne e a empresária Assambe Monteiro foram os palestrantes do Festival, que falaram de temas como cultura afrocentrada, periferia, empreendedorismo social e arte. O evento também contou com a presença de expositores, além da apresentação do Grupo Cultural "Filhos da Marambaia" (Coletivo de Artes do Quilombo da Marambaia) e de Apollo, dançarino comunicador.




Vale lembrar que a primeira edição do Festival foi organizada pela Piabas Moda, pioneira na produção de moda praia em tecidos afros de algodão e importados da África, voltado para negros e plus size desde o ano de 2012. Ao final do Festival, um desfile encerrou a programação do dia, destacando a força de uma moda bem mais democrática para atender as necessidades de pessoas com corpos reais. Para acompanhar mais novidades, basta acessar @piabasmoda no Instagram.

 

Comentários

Postar um comentário