Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social agita Zona Oeste do Rio

Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social agita Zona Oeste do RioEvento é voltado para o público afro e periféricos e celebra o mês da Consciência Negra


Crédito das Fotos: Divulgação
(Legenda: Sócia da marca Piabas, Suely de Souza e Rosilene Borges).


 Estimular a promoção da cultura Afro promover o empreendedorismo sociais são alguns dos objetivos do "Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social", evento gratuito que promete agitar o Museu Casa Bumba Meu Boi, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no próximo dia 06 de novembro. Para celebrar o mês da Consciência Negra, o evento vai reunir ativistas e empreendedores sociais também para fortalecer contatos e novas aprendizagens no setor, além da presença de 17 expositores no local.

"Nossa proposta com esse evento é fazer um mix de palestras com temas sobre cultura afrocentrada, periferia, empreendedorismo social, e arte para fortalecer os laços dessa região da cidade ainda carente desse tipo de projeto. Então teremos estandes de empreendedores de diferentes áreas, além de palestrantes experientes para trazer conhecimentos importantes para quem já está ou deseja começar a empreender.", destaca Suely de Souza e Rosilene Borges, empresárias idealizadoras do evento.

É a primeira edição do evento, organizado pela Piabas Moda, pioneira na produção de moda praia em tecidos afros de algodão e importados da África, voltado para negros e plus size desde o ano de 2012. Esse diferencial será mostrado em um desfile que irá encerrar o Festival no final do dia, destacando a força de uma moda bem mais democrática que tem por objetivo atender necessidades de pessoas com corpos reais.

"São peças tecnicamente pensadas para atender as necessidades de cada corpo em sua singularidade. Nosso objetivo é conectar pessoas com a sua ancestralidade, promover a cultura afrocentrada, a autoestima das mulheres, proporcionar o auto respeito, a auto aceitação do corpo, a percepção da beleza feminina natural e a liberdade pela moda", explica a empreendedora Rosilene Borges.

Assim, a programação do Festival vai trazer atrações variadas ao longo do dia. Confira:

9h45min- Abertura do Evento (Fala das sócias Rosilene Borges e Suely de Souza)

10h  - (Fala da Srª Célia, Coordenadora do espaço)

10h10 min - Participação do "Grupo Cultural Filhos da Marambaia" (Coletivo de Artes do Quilombo da Marambaia)

10h30 min - Palestra I - A Origem do Racismos e suas conseqüências no dias de hoje, com Jorge Nascimento, Professor de História(UCAM), Especializado em História da África da África (UCAM) e Mestre em Relações Étnico-Raciais (CEFET-RJ)

11h20 - Palestra II - A experiência de um Negro Africano em diáspora no Brasil, com Antônio Zacarias Congo, Angolano, cidadão carioca desde 1998.Empresário da moda afro desde 2019, proprietário da marca Raízes Afrikanas e ativista social.

12h - Almoço.

13h15 min - Palestra III - Mulheres Negras na Política, com Edimara Celi, carioca de Bangu. Ativista social e política, Empreendedora Social, Militante das causas raciais e Coordenadora Coletivo Pretas de Frente e membro do Coletivo de Mulheres Negras.

14h - Palestra IV - O Histórico da Luta por direitos das Empregadas Domésticas, com Anazir Maria de Oliveira - Dona Zica de Vila Aliança. Pedagoga, pela PUC-Rio e Assistente Social, Fundadora do Sindicato das trabalhadoras domésticas do Município do Rio de Janeiro, Fundadora e membro da Coordenação da Central de Movimentos Populares do Rio de Janeiro, (CMP) e Ativista Social nos Movimentos de Mulheres

14h 45min - Palestra IV - Mulheres Negras e Periféricas) com Ana Maria Leone. Assistente Social, pela faculdade Duque de Caxias,  pós graduada em políticas públicas de Enfrentamento à violência às Mulheres, PUC-Rio, Coordenadora da UNEGRO Caxias, e  Ex: Coordenadora do Fórum Municipal dos Direitos das Mulheres de Duque de Caxias, Colaboradora na Coordenação da Central de Movimentos Populares – CMP e Comunicadora Social na radioativa.net; Defensora Popular da Baixada Fluminense



15h30 min - Intervalo

15h45 min - Desfile Piabas Moda

16h30h - Encerramento


 Serviço:

Festival de Cultura Afro, Inclusão e Empreendedorismo Social na Zona Oeste do Rio

Local: Museu Bumba Meu Boi, localizado na Estrada do Gericinó, 80 Bangu.

Data: 06/11 das 9h45 às 16h30min

Entrada: Gratuita (Com respeito às normas de segurança pela pandemia).

Comentários