Crianças | On-line | Estação Vivaldi, da Cia Ouro Velho, se apresenta nas redes sociais dos CEUS em novembro

 


Fotos : Paulo Marcos 

A Cia Ouro Velho apresenta até dia 21 de novembro de 2021 seu mais recente espetáculo: Estação Vivaldi. A peça leva aos pequenos a obra do compositor Antonio Vivaldi para mostrar - ainda que sem palavras, pois trata-se de um espetáculo sem texto falado - sobre arte, liberdade e vida. As apresentações serão no formato digital, no Facebook dos CEUs - Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo (Parque Bristol, Meninos, Paz e Butantã) e no da Prefeitura da Estância Balneária de Mongaguá. A finalização da circulação é no Facebook da própria companhia Ouro Velho no dia 21 de novembro, às 16 horas. Este projeto foi contemplado pela lei ProAC 38/2020, produção de espetáculo online (Estação Vivaldi).

Estação Vivaldi

As Quatro Estações são os quatro primeiros concertos de uma série de 12, publicados por Antonio Vivaldi em 1725 sob o título Il Cimento dell’Armonia e dell’InvenzioneCimentare, em italiano, significa tentar, experimentar, pôr à prova, arriscar, desafiar. A publicação propõe então, em seu título, algo como "A Disputa entre a Harmonia e a Invenção". Com este título, Vivaldi queria apresentar obras inovadoras e experimentais em diversos aspectos, contrapondo a sua criatividade (a "invenção") com o tradicionalismo da escrita musical (a "harmonia").

Em outras palavras, ele está se fazendo uma pergunta que é sempre relevante, seja no sentido estético, ético ou político: o que deve mudar e o que deve permanecer? Desse modo, o espetáculo Estação Vivaldi, criado sem falas, apresenta o dia-a-dia de uma antiga estação de trem, visto pelo olhar infantil. Estranhos personagens, indo e vindo ao som da música de Vivaldi, compõem um colorido painel da existência humana, com suas alegrias e tristezas, sonhos e frustrações, inícios e fins.



Sobre a Cia Ouro Velho

A Cia. Ouro Velho foi fundada em 2013 por Paulo Marcos e Lara Hassum e, desde então, vem realizando projetos de ação cultural e artística no Estado de São Paulo, sob a perspectiva da formação integral humanista. O trabalho da companhia, baseado em encenações autorais associadas a ações pedagógicas no âmbito da cultura popular e erudita, une a prática teatral aos objetivos formulados pela UNESCO para a Educação contemporânea: Aprender a Ser, a Conviver, a Conhecer e a Fazer (no caso, Arte).

Em seu repertório destacam-se: O LUGAR DE ONDE SE VÊ, premiado pela Folha de São Paulo como Melhor espetáculo infantil de 2014 (voto popular); O NOVO REI DE BELELÉU, indicado ao Prêmio Arte Qualidade Brasil de Melhor espetáculo infantil de 2016; e JUNTOS SOMOS NÓS, apresentado no Circuito Sescoop de Cultura em 2019. Merecem destaque também os projetos de circulação contemplados pelo Edital ProAC 08/2015 da Secretaria de Cultura do Estado; e pelo 3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, em 2018. Juntas, essas montagens foram vistas por mais de 40.000 espectadores em teatros, escolas e parques públicos de 48 municípios do Estado de São Paulo.

 


Ficha Técnica

Estação Vivaldi

Dramaturgia: Lara Hassum e Paulo Marcos

Direção Artística e Musical: Paulo Marcos

Elenco: Aline Penteado, Felipe Camelo, Lara Hassum, Paulo Marcos, Renan Novais, Tassia Melo

Trilha sonora: Antonio Vivaldi

Iluminação: Rodrigo de Oliveira e Carlos Gaúcho

Montagem e Operação de luz: Rodrigo de Oliveira

Cenografia e Figurinos: Mônica Simões, Paulo Marcos e Lara Hassum

Câmeras: Arlindo Galdão, Eduardo Moreira, Jefferson Borges e Leticia Cruz

Edição: Felipe Hassum e Guilherme Macedo

Produção Executiva: Lara Hassum

Direção de Produção: Paulo Marcos

Realização: Cia. Ouro Velho - Centro de Estudos e Criação Teatral

Gravado no Teatro Cacilda Becker em 09 de outubro de 2


Serviço

Estação Vivaldi
Duração: 50 min | Recomendação: a partir de 6 anos

Dia 10 de novembro, às 19h
Facebook CEU Parque Bristol

Dia 12 de novembro, às 11h
Facebook CEU Meninos

Dia 14 de novembro, às 16h
Facebook Prefeitura da Estância Balneária de Mongaguá

Dia 17 de novembro, às 11h
Facebook CEU Paz

Dia 19 de novembro, às 9h30
Facebook CEU Butantã

Dia 21 de novembro, às 16h
Facebook Cia. Ouro Velho

Comentários