Cacá Carvalho lança o filme Leonardo da Vinci - a Obra Oculta | Online

O filme, a partir do texto de Santeramo, tem imagens projetadas de Cristina Gardumi. Foto: Maria Fanchin

 


 Cacá Carvalho é Leonardo da Vinci e, como inventor, se debruça na pesquisa para criar uma máquina ideal, capaz de modificar a realidade. Surgem então caminhos de estudos em que propõe a suspensão do tempo e, consequentemente, da morte. 

 

 

Leonardo da Vinci – a Obra Oculta é mais um encontro entre o ator e diretor brasileiro Cacá Carvalho e o italiano Michele Santaremo. Em 2016, Carvalho montou sua versão de A Próxima Estação - Um espetáculo para ler  – apresentada recentemente de forma on-line. Esta nova produção, que estreia dia 19 de novembro, às 20h, pelo canal do YouTube da produtora Corpo Rastreado, traz o mesmo conceito de ser lida em cena. “Esse é um trabalho de leitura. É um desafio grande e curioso. Tudo você exprime pelo ritmo do texto, pela qualidade do dizer, no valor que dá às pausas, às vírgulas”, revela Cacá Carvalho. 

 

Nesta versão de Leonardo da Vinci, com direção de Márcio Medina e direção de fotografia de Junae Andreazza, as cenas foram filmadas na Casa das Caldeiras e a leitura acontece em vários de seus espaços, que foram transformados em porões, o quarto de Da Vinci e no Museu do Louvre. A iluminação, as projeções da artista italiana Cristina Gardumi e os ângulos de filmagens “fizeram parecer grandioso, mas tudo é feito para ser muito simples e esse é o grande interesse do dramaturgo”, revela o ator Cacá Carvalho. “A pesquisa sobre o teatro lido é muito séria porque quando você tira os efeitos, a cenografia, os deslocamentos, o trabalho ativa a imaginação do espectador. Esse teatro é uma experiência que coloca o espectador ativo”, diz Carvalho.

 

No filme, feito a partir do texto de Michele Santaremo, Leonardo da Vinci é protagonista, mas nada do que acontece é real. Como inventor, depois de criar tantas máquinas, se debruça na pesquisa para a máquina ideal, capaz de modificar a realidade. Suas obras são caminhos de estudos em que propõe a suspensão do tempo e, consequentemente, da morte. “O ser humano passa a vida inteira sem saber que ele está vivendo para morrer. São reflexões que o levam a descobrir o que é o sentimento, o tempo que criamos. A obra oculta é essa: a obra de si mesmo que precisa cuidar porque vai acabar”, finaliza Cacá Carvalho.

 

Sinopse curta

 

Leonardo da Vinci – a Obra Oculta – Nesta peça, o artista e inventor Leonardo da Vinci procura descobrir uma maneira de evitar a morte. A partir desse ponto, se lança com personagens reais e imaginados a refletir sobre o que nos difere como humanos e sobre nossa passagem pela vida.

 

Cacá Carvalho - ator e diretor. Nasceu em Belém do Pará, onde começou a estudar teatro. Em São Paulo, participou da Piccolo Teatro de São Paulo e da montagem de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, com direção de Antunes Filho. Na Itália, na cidade de Pontedera fez diversos espetáculos sob direção de Bacci, como “O Homem com a Flor na Boca” e “Um, Nenhum, Cem Mil. Em São Paulo, com o Teatro della Toscana - Teatro Era de Pontedera, fundou a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, que manteve por 14 anos. No Brasil, em parceria com Roberto Bacci dirigiu “O Homem Provisório”, a partir de “Grande Sertão: Veredas” e “A Ingratidão é Fria como o Mármore”, estudo sobre “O Rei Lear”, de Shakespeare, entre outros.  

 

Michele Santeramo – é dramaturgo e escritor italiano. No seu país, ganhou o prêmio Riccione de Teatro, Prêmio Associação Nacional de Críticos de Teatro e o Prêmio Hystrio de Dramaturgia. Escreveu “Il Guaritore”, com o qual foi indicado ao prêmio UBU de Melhor Novidade Italiana. Em 2012 escreveu e produziu “Uma história do amor e do futebol”. Publicou o romance “La revincita” e escreveu “Alla Luce”. Ele conduz oficinas de dramaturgia.

 

 


Ficha técnica 

Com Cacá Carvalho

Texto: Michele Santeramo

Ilustrações: Cristina Gardumi

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Direção no Brasil e espaço cênico: Marcio Medina

Assistente de Direção: Victor Mendes

Direção de fotografia: Junae Andreazza

Câmera: Yllan Cardoso

Assistente de câmera: Vinícius Nevire 

Som Direto: Rafael Coutinho

Iluminação: Michele Bezerra

Operação de luz: Enzo Augusto

Assistente de iluminação e operação de teleprompter: Fagner Lourenço

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Marcia Marques

Designer: Danusa Carvalho

Fotógrafa: Maria Fanchin

Projeção: On Projeções | Felipe Castelo

Produção no Brasil: Corpo Rastreado 

Produção Executiva: Thaís Venitt

 

*Agradecemos o Centro per la Sperimenrazione e la Ricerca Teatrale della Fondaziine Teatro della Toscana - Teatro Nazionale que produziu a versão italiana do espetáculo.

 

Serviço

Leonardo da Vinci – a Obra Oculta

De 19 de novembro a 08 de dezembro

Segunda a Sábado | 20h

Domingo | 18h

 

Endereçohttps://www.youtube.com/corporastreado

Acesso gratuito

Classificação: 12 anos

Comentários