CABEÇA DE NÊGO, longa de estreia de Déo Cardoso, ganha data de lançamento

 Aclamado pelo público e pela crítica após exibições em festivais, o filme cearense com Lucas Limeira, Val Perré e participação especial de Jéssica Ellen, chega às salas de cinema dia 21 de outubro.




O filme, rodado inteiramente na cidade de Fortaleza, apresenta pautas urgentes como a luta contra o racismo e o facismo, mobilização estudantil, ação popular direta, consciência coletiva, precarização do sistema de educação e contextos de opressão socioeconômica.


Cabeça de Nêgo, dirigido e roteirizado por Déo Cardoso, é um manifesto contra o racismo e a precariedade do sistema educacional no Brasil. O longa cearense, produzido e distribuído pela Corte Seco Filmes, conta a história de Saulo, que inspirado pela leitura do livro dos Panteras Negras tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns  colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado até que a justiça seja feita,  dando início a uma grande mobilização coletiva. No elenco do filme, além de Lucas Limeira, que vive o protagonista Saulo, estão as atrizes cearenses Nicoly Mota e Larissa Góes, o ator baiano Val Perré e a atriz global e carioca Jéssica Ellen, em participação especial.


Com uma narrativa envolvente, Cabeça de Nêgo examina o universo da escola pública em sua potência de revolução social. A estreia nacional do filme ocorreu na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2020, onde foi aplaudido de pé e ovacionado pelo público. Foi o vencedor do Troféu Mucuripe de Melhor Longa da Mostra Olhar do Ceará, eleito pelo júri oficial e foi eleito Melhor Longa-metragem Cearense, pela Associação Cearense de Críticos de Cinema em 2020. O filme também foi exibido em diversos outros festivais, como Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba; Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe; Mostra Retroexpectativa 2020/2021 do Cinema do Dragão; Festival de Cinema de La Plata (Argentina); San Francisco (EUA), Santa Barbara International Film Festival (EUA), entre outros.



“Desde que comecei no cinema, meu processo criativo é ancorado naquilo que vivenciamos cotidianamente. Meus filmes buscam expressar inquietações, questionamentos e sentimentos que determinados contextos sociais me despertam. Faço filmes para refletir os temas abordados e para compartilhar sensações em relação a eles. Através dos filmes, não busco dar respostas, mas sugerir questionamentos e convidar as pessoas para se divertirem e refletirem comigo. Foi nesse espírito que concebi o projeto “Cabeça de Nêgo”. Toda a trajetória artística, que culminou na produção do meu primeiro filme de longa-metragem, foi uma trajetória mais existencialista que cinéfila. Nascer nos Estados Unidos, filho de pai e mãe brasileiros, e transitar desde cedo entre comunidades habitadas por pessoas historicamente oprimidas desses dois países, acabou moldando uma personalidade inquieta e ávida por expressar essa inquietação”. Afirma Déo Cardoso, diretor e roteirista de “Cabeça de Nêgo”


Engajado politicamente, o projeto cearense se preocupa em construir, no decorrer da história, a consciência social de Saulo ao mostrar o estudante inspirado por ativistas como Angela Davis, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Amílcar Cabral, Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Martin Luther King, Carolina de Jesus, Fred Hampton, Malcom X, Nelson Mandela, entre outros. E é nessa construção de um novo ativista, honrando nossa  ancestralidade, que “Cabeça de Nêgo” chega com uma história acessível para todos, convocando os públicos para as salas de cinema.



Sinopse: Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado,  dando início a uma grande mobilização coletiva.


SOBRE DÉO CARDOSO

Diretor e Roteirista

Nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, o diretor e roteirista Emerson Déo Cardoso tem especialização em Dramaturgia, pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza, CE), e Mestrado em Cinema pela Universidade de Ohio, Estados Unidos. Após roteirizar e dirigir 5 curtas-metragens de ficção e 2 documentários, Déo está lançando seu primeiro longa-metragem de ficção, “Cabeça de Nêgo”, cujo roteiro foi contemplado no Edital Baixo Orçamento Afirmativo de Longa-metragens da Agência Nacional de Cinema / Ministério da Cultura.


SOBRE A CORTE SECO FILMES

A Corte Seco Filmes é uma produtora independente de cinema e TV que atua nos mais diversos segmentos audiovisuais. Fundada em 2001 a empresa tem diversas parcerias com diretores e profissionais do Audiovisual priorizando sempre a diversidade de conteúdos, desde séries em animação, documentários e ficção. Alguns dos seus mais relevantes projetos tiveram participação em importantes mostras e festivais de cinema. Destaques para: “Águas de Romanza” (curta metragem), “Os Últimos Cangaceiros” (longa-documental), “A Guerra da Borracha” (longa-documental) e mais recentemente “Cabeça de Nêgo” longa-metragem de estreia do diretor Déo Cardoso que vem sendo exibido em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais.





Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Déo Cardoso

Produção Executiva: Patrícia Baía

Elenco: Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jenniffer Joingley, Mayara Braga, Wally Menezes, Mateus Honori, Larissa Góes, Hilton Costa, Raphael Souma, Jeff Pereira, Lucas Madi, Renan Pereira, Val Perré, Carri Costa, Jéssica Ellen, Marta Aurélia, José Ilton Neto

Direção de Fotografia: Roberto Iuri

Direção de Arte: Dayse Barreto

Som Direto: Márcio Câmara

Edição e Mixagem de Som: Érico Paiva

Trilha Sonora: Herlon Robson

Direção de Produção: Maurício Macedo

Preparação de Elenco: Nataly Rocha

Produção de Elenco: Monica Mendes

Figurino: Thais de Campos

Maquiagem: Netinho Nogueira

Montagem: Guto Parente

D.I.T – Correção de cor: Pedro Dulci

Poster/ Efeitos Visuais: Márcio Ramos
Cartaz Comercial: Daniel de Paula

Consultoria de Distribuição: Fistaile 

Apoio de Distribuição: O Povo

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa




Comentários