(23/11) Literatura Elisio Lopes Jr lança "Monocontos- Históriaspara Ler e Encenar - com noite de autógrafos no Shopping da Barra em Salvador

 É o novo livro de Elisio Lopes Jr, que transforma leitor em ator e monólogos em diálogos com a arte

Depois de lançamento virtual, chegou a vez do lançamento presencial, com direito a sessão de autógrafos, no dia 23 de novembro, em Salvador, Bahia



Fotos : J. Vitorino

Logo na apresentação de Monocontos – histórias para ler e encenar, o autor Elisio Lopes Jr convida o leitor a ler o livro em voz alta. Escritor, dramaturgo e roteirista, ele está acostumado a escrever para atores a quem quer conquistar, de modo que foi natural seduzir o leitor e levá-lo a sentir as emoções dos personagens de mais de 100 monólogos, duas peças e frases que compõem a obra lançada pela Editora Malê. Empatia imediata. Agora Elisio convida para a sessão de autógrafos presencial no dia 23 de novembro, na Livraria Escariz, no Shopping Barra, em Salvador, Bahia, terra onde nasceu. Isso porque o livro, que chegou às livrarias em julho, só havia tido lançamento virtual.  

 

Se o livro é um convite à atuação e à encenação, nada mais coerente do que dividi-lo em atos: Ato Falho, Ato de Presença, Ato de Fala, Ato Solene e Ato Contínuo. O primeiro, Ato Falho, traz textos de personagens masculinos. Já Ato de Presença é povoado de inspirações femininas, múltiplo em sentimentos, sentidos e sensibilidades. Ato de Fala traz falas pretas de personagens reais ou ficcionais, situações e vivências que só a escrita negra pode oferecer ao mundo. Em seguida, o Ato Solene fala de solidão ao reunir quatro personagens num hospital, em horário de visita a pessoas internadas à beira da morte. Uma cerimônia de adeus carregada de reflexões. E o último capítulo, Ato Contínuo, é o texto de uma peça com três personagens que nunca se encontram, mostrando suas trajetórias cruzadas até um fim inconclusivo.

 

O livro tem prefácio assinado por Paulo Lins, autor de Cidade de Deus (1997), Sobre o sol (1986) e Desde que o samba é samba (2012). "Tenho a certeza de que, depois de três dias de leitura, me tornei uma pessoa mais lúcida, mais inteligente, mais humana. Uma pessoa melhor, pois peguei as metáforas do texto para iluminar mais a vida, para me entender mais, para entender mais os outros e as outras. O livro de Elisio é a arte toda em sua plenitude. É um foco de razão misturada com luz na humanidade", encantou-se Lins, parceiro de Elisio em roteiros de ficção para a TV Globo.

 

Falando em roteiro, Elisio Lopes Jr vive uma ótima fase. Ano passado, no Indie Memphis Film Festival, ele foi premiado na categoria de Melhor Roteiro – ao lado de Lusa Silvestre, Aldri Anunciação e Lázaro Ramos – pelo filme, ainda inédito no Brasil, Medida provisória. E foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira na categoria Melhor Roteiro Original em Musicais (2021) pela autoria do musical Dona Ivone Lara – um sorriso negro. Elisio tem ainda no currículo os programas Lazinho com você e Esquenta, ambos na TV Globo; vários DVDs de cantores, como Margareth Menezes e Carlinhos Brown; e ainda um documentário sobre a cantora Iza. Este ano, Elisio também foi o responsável pelo roteiro e pela direção artística do Prêmio Sim à Igualdade Racial, do canal Multishow.




 

Monocontos: histórias para ler e encenar reúne monólogos de diversos estilos, linguagens, tamanhos e estéticas. Alguns, escritos dentro de peças já encenadas e outros que foram encomendas para eventos. O livro nasceu de textos escritos para atores, mas também toca o leitor comum, que se sente instigado a trocar de pele e a se deixar levar pelas emoções e pensamentos dos personagens. A experiência torna-se reflexão e estímulo à ação, além de um proveitoso exercício de empatia.

“Sou um autor parido no palco, meu trabalho sempre esteve ligado ao ator, que é meu primeiro leitor, aquele que quero conquistar, seduzir”, explica Elisio, que aos 12 anos começou a escrever peças de teatro.

 

Não à toa, a campanha de lançamento do livro contou com 20 atores – que já atuaram em textos anteriores de Elisio no teatro, TV ou cinema, como Lázaro Ramos, Isabel Fillardis e Emanuelle Araújo – interpretando alguns dos “monocontos” contidos na obra. Todos os vídeos estão no canal do YouTube do livro, da editora e o Instagram de Elisio (@elisiolopesjr).

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Monocontos – histórias para ler e encenar

Autor: Elisio Lopes Jr

Editora: Malê

Dia 23 de novembro de 2021, às 19h

Local: Livraria Escariz do Shopping Barra - L2, Salvador, Bahia

Plataforma: www.editoramale.com.br

Preço do livro: R$ 48

Comentários