Samir Yazbek coordena imersão on-line na obra de Jorge Luis Borges para interessados em artes cênicas no CPT_SESC

        DE BORGES A “O OUTRO BORGES 

Imersão on-line na obra de Jorge Luis Borges 

(a literatura como matéria-prima para a criação cênica) 




Realizada pelo CPT_SESC, a programação é coordenada por Samir Yazbek e conta com a participação de Antonio Duran, Carlos Alberto Ricelli, Helô Cintra Castilho, Laura Janina Hosiasson

Marcelo Lazzaratto, Matheus Cirilo, Valmir Santos e Welington Andrade 


De 09 de novembro a 15 de dezembro, o CPT_SESC (Centro de Pesquisa Teatral) realiza a atividade De Borges a O Outro Borges”uma imersão on-line na obra do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), proposta pelo dramaturgo, professor e pesquisador teatral Samir Yazbek. Por meio de ações artístico-pedagógicas, pretende-se tomar a literatura de Borges como conteúdo para a criação cênica.  

 

 “De Borges a O Outro Borges” é um desdobramento da pesquisa de Samir Yazbek, que em algumas de suas peças tem utilizado a literatura como matéria-prima para suas dramaturgias, como em “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor) e “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo). No momento, Yazbek escreve um texto teatral inspirado na vida e obra de Camões. 

 

A programação tem três encontros abertos ao público em geral e cinco encontros fechados para participantes selecionados e acontece no canal do CPT_SESC do YouTube e na plataforma Zoom. 

 

 

Palestras para o público em geral 

 

A abertura é composta por duas palestras on-line para o público em geral: a primeira, em 09 de novembro, às 19hsobre Borges a partir de suas perspectivas de contista, poeta e ensaístaA atividade conta com a professora livre-docente pela USP, Laura Janina Hosiasson. Já a segundaem 10 de novembro, às 19h, aborda as teatralidades das obras de Borges. Para essa discussão, há a participação do professor e crítico de teatro Welington Andrade.  

 

A transmissão será feita pelo canal do CPT_SESC no YouTube, com tradução em Libras. 

 

Cinco encontros para o público selecionado 

 

Ainda compõem essa imersão cinco encontros virtuais para um público selecionado, com o intuito de promover um processo de criação cênico a partir de contos selecionados de Borges. Esses encontros serão coordenados por Samir Yazbek, com a colaboração do dramaturgista Antonio Duran. A atividade acontece de 12 de novembro a 10 de dezembrosextas-feiras, às 18h. 

 

Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.sescsp.org.br/cpt, no período de 19 a 22 de outubro, e enviar carta de intenção com breve currículo, em formato Word ou PDF, para cursos.cpt@sescsp.org.brA divulgação dos selecionados acontecerá em 05/11   

 

 

Leitura Dramática 

 

O encerramento dprogramaçãono dia 15 de dezembro, às 19h, será uma leitura on-line de trechos da peça “O Outro Borges”, de Samir Yazbek, prevista para estrear em 2022. A leitura será dirigida por Marcelo Lazzaratto e contará com a participação dos atores Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho e Matheus Cirilo, além da mediação do crítico de teatro e jornalista Valmir Santos.  

 

“O Outro Borges” nasceu há 30 anos no CPT, quando ainda se chamava “O Aleph”, em uma alusão ao conto homônimo de Borges. A peça original contava com argumento de Antunes Filho. 

 

Jorge Luis Borges 

 

Jorge Luis Borges é um dos expoentes da literatura latino-americanaUm dos principais críticos literários mundiais, o norte-americano Harold Bloom, considerava Borges um dos maiores escritores do cânone ocidental 

 

obra de Borges, com seus jogos poéticos e metafísicos, além de seus temas recorrentes (o “espelho”, o “labirinto”, o “tigre”, entre outros), marcou indelevelmente a literatura, especialmente por dois livros de contos escritos na primeira metade do século XX“Ficções” e “O Aleph”. 

 

Serviço 

 

DE BORGES A “O OUTRO BORGES 

Imersão on-line na obra de Jorge Luis Borges 

a literatura como matéria-prima para a criação cênica 

 

ATIVIDADES 

 

Palestra on-line (para público em geral). 

A obra de Borges – perspectivas do contista, do poeta e do ensaísta 

Com Laura Janina Hosiasson 

Atividade on-line em youtube.com/cptsesc 

Classificação: Livre 

09/11, terça-feira, das 19h às 21h 

 

 

Palestra on-line (para público em geral). 

Teatralidades borgianas – como a obra de Borges suscita teatralidades. 

Com Welington Andrade 

Atividade on-line em youtube.com/cptsesc 

Classificação: Livre 

10/11, quarta-feira, das 19h às 21h 

 

 

Processo de criação cênico on-line (para selecionados). 

Experimentos a partir de contos selecionados de Borges. 

Com coordenação de SamiYazbek e dramaturgismo dAntonio Duran 

12/11, 19/11, 26/11, 3/12 e 10/12, sextas-feiras, das 18h às 21h 

 

Públicopessoas interessadas em dramaturgia, direção e atuação. 

...

 

Comentários