Festival das Marias - Mariana Bisonti (12 Histórias)

 


Foto : Letícia Aoki

Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino apresenta a cantora e compositora Mariana Bisonti na série musical 12 Histórias, que dá sequência às atividades que antecedem a edição 2021 do evento, previsto para acontecer em novembro.

 

A partir do dia 17 de setembro (sexta, às 11 horas) estará disponível no YouTube / Festival das Marias o microdocumentário sobre a artista e seu novo single, Topografia. Este é o nono episódio da série audiovisual que destaca 12 mulheres do universo da música, cuja publicação é simultânea ao lançamento de seus respectivos singles nas plataformas digitais. 

 

Em 12 Histórias as artistas falam sobre as particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte. Um videoclipe da canção lançada formado por cenas captadas em estúdio completa cada produção.

 

Topografia é uma composição de Mariana Bisonti, cuja letra desenha imagens de múltiplos sentidos, coloridas pela melodia que ora flutua, ora se sustenta na harmonia. A canção parece induzir a uma dança por territórios inexplorados onde a artista aparece integrando partes de sua subjetividade. No refrão, o dedilhado da guitarra conduz essa dança, marcada pelos graves da bateria, em arranjo inspirado de Gudino Miranda, também produtor da faixa, que acolhe a poesia de Mariana. A faixa envolve o ouvinte a cada compasso, sem pressa, até o final quando os instrumentos encerram a viagem musical de forma unificada.

 

Os documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, em Diadema, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda. A ideia de 12 Histórias surgiu em 2018, quando, Gudino e Letícia produziram os quatro primeiros episódios de forma independente. Dois anos depois, o projeto foi concluído com o apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de Diadema, por meio da Lei Aldir Blanc. O Festival das Marias entra como parceiro do O’Sete Arte para dar palco à música dessas mulheres, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino.


Os próximos episódios de 12 Histórias serão com Stela Nesrine (outubro), Pri Rosa (novembro) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (dezembro). O Festival das Marias já disponibilizou as oito primeiras histórias: Amanda Temponi (Não Estou Artista), Sejuh (Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (Infinity Voice), Julia Pagano (Repara), Eva Treva (Barata), Nathalie Alvim (Outro), Tabatha Sanches (Sinais) e Flávia Ellen (Um Tanto Bom).




 

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte.Cultura, aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.

 

FICHA TÉCNICA | Festival das Marias - Direção geral: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria artística - Portugal: Antonio Revez. Curadoria artística - Brasil: Bel Toledo. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias - Portugal: Leo Almeida. Curadoria Diálogos Musicais - Brasil: Casa da Abelha Cultural.  Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Artes. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Governo de Portugal - DGArtes. Realização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

FICHA TÉCNICA | 12 Histórias | Topografia – Idealização, produção musical, mixagem e masterização: Gudino Miranda. Direção de fotografia e edição: Letícia Aoki. Músicos: Erica Motta (guitarra), Rodrigo Simplicio (piano), Victor Kutlak (baixo) e Gudino Miranda (bateria).

 

Série documentários musicais: 12 Histórias

Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino

Artista: Mariana Bisonti

Data/publicação: 17 de setembro – sexta, às 11h

Canal de exibição: YouTube / Festival das Marias - Festival das Marias - YouTube

Grátis. Duração média / episódios: até 10 min. Classificação: Livre.

Este lançamento integra as ações do Festival das Marias no Brasil que ocorrerá de 18 a 25 de novembro/2021, cuja programação será divulgada oportunamente.

 

Perfis

 





Mariana Bisonti é cantora, violonista autodidata e compositora paulistana. Também psicóloga, busca expressar em suas canções a complexidade das relações humanas. Seu canto macio e articulado transita com naturalidade entre os diversos ritmos brasileiros, passando pelo pop, samba e baião, compondo a multifacetada MPB. Em 2011, lançou o EP físico Eu Quero Morar na Lua, com cinco músicas autorais. Em 2015, foi participou do FemSessions (audiovisual apresentado por Luiza Possi sobre novos talentos da música brasileira) e #COLAQUI (Sesc Vila Mariana, acompanhada por Luís Anselmi com quem mais tarde criou o Duo Bambaré, lançando single homônimo). Mariana é também soprano no Coral Cantando no Quintal; sua música “Paralelo” integra o repertório do grupo vocal As Joanas; apresentou-se no Sarau As Mina Tudo; tocou no ateliê Casa Sete, em São Bernardo do Campo; gravou um samba em parceria com Antônio Lacerda para projeto de Eduardo Gudin em parceria com o CPF - Sesc. No grupo de compositores criado por Gudin, fez parcerias com Lello di Sarno, Pero Manzé, Maurício Sant'Anna e Marcellus Meirelles (uma música da ambos integrou o Festival Up!). Durante a pandemia, ela gravou e produziu quatro músicas apenas com o seu celular, incluindo “Topografia” que integra o projeto 12 Histórias, do estúdio O’Sete Arte

 

Gudino Miranda & O'Sete Arte - Baterista com mais de 10 anos de carreira, teve contato com o mundo percussivo ainda criança em uma escola de samba. Aos 12 anos, entrou para a Banda Mirim de SBC, regida pelo Maestro Frigideira. Em 2012, integrou a Banda Zignal, com a qual gravou disco produzido por Rick Bonadio, cuja música "Reggae do Horto", integrou a trilha da novela Em Família (Rede Globo). Em 2017, tocou na turnê de lançamento do CD Canto da Areia, de Beba Zanettini, e ingressou no grupo de percussão contemporânea da FIAM-FAAM, onde concluiu bacharelado em Bateria. Como produtor musical, assina o álbum Fique'mpaz, do grupo Ágora. Em 2019, fundou os trios Trívia e Beba Trio, atuando também como produtor, com os quais teve quatro músicas incluídas na playlist Jazz Brasileiro, do Spotify. Produziu ainda os projetos Clarena, Guatambu e Tocaê e as cantoras Sejuh, Amanda Temponi, Julia Pagano e Re Chandra. Em 2017, Gudino fundou o Estúdio O'Sete Arte, em Diadema, SP. Produção musical, gravação, mixagem e masterização são os serviços realizados. Além das atividades presenciais, conta também com estrutura para produções online.

 

Letícia Aoki - Estudante de produção audiovisual, Letícia acredita que o trabalho de fotografia e vídeo vai além de só um registro, por isso procura contar histórias reais por meio de seus trabalhos. Atuante nesse segmento, há mais de 5 anos, deu início ao projeto 12 Histórias em parceria com a O’Sete Arte, em 2019, com o objetivo de conhecer artistas mulheres independentes e dar voz às suas histórias como forma de inspiração e motivação para outras mulheres. Atualmente, também trabalha na criação de novos projetos com a sua Produtora Universitária YGG Studios, atuando como cinegrafista na videoarte Corda de Vênus, diretora do videoclipe Intocável da cantora Amanda Temponi e diretora de fotografia do curta-metragem Mão Dupla.

Comentários