Fanfarrosas apresentam histórias infantis em parceria com bibliotecas da Zona Sul de São Paulo

 


Fotos : Júlia Luiza 

O grupo apresenta histórias autorais ou baseadas em releituras de livros infantis ou contos populares, em parceria com a Biblioteca Chácara do Castelo (Vila Mariana), Biblioteca Helena Silveira (Campo Limpo) e Biblioteca Malba Tahan (Jardim Susana).


Grupo Fanfarrosas conta diferentes histórias para as crianças em programação transmitida no Facebook


Ne 14 a 16 de setembro de 2021 (terça a quinta-feira), as Fanfarrosas realizam apresentações da temporada “Fanfarrosas cantos e contos + CULTURA ONLINE”, que faz parte do projeto “BIBLIOTECAS ONLINE 2021” e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, e convidam crianças e jovens a navegar pelo universo dos livros infantis e das canções populares.


No dia 14 de setembro (Terça-feira), às 18:00, o grupo apresenta “Ovosemente” no Facebook das Fanfarrosas e no da Biblioteca Chácara do Castelo, que fica na Vila Mariana, São Paulo. Inspirado na história Flora de Bartolomeu Campos de Queirós, o conto explora a origem da vida. 


Em 15 de setembro (Quarta-feira), às 18:00, a história “O aiai do Jacaré” será apresentada no Facebook das Fanfarrosas e no da Biblioteca Helena Silveira, que fica no Campo Limpo, São Paulo. O conto fala da importância da amizade e uma fase do desenvolvimento da criança, que é dolorida mas passageira.


E na quinta-feira, dia 16 de setembro, às 18:00, o grupo apresenta a história “Festa na Lagoa” que apresenta as peripécias de um Macaco que usa de muitas artimanhas para poder ir à uma festa de aniversário no fundo do mar. A apresentação será no Facebook das Fanfarrosas e no da Biblioteca Malba Tahan, que fica no Jardim Susana - São Paulo.


De forma poética, sensível e muito divertida, as Fanfarrosas trazem para o universo infantil temas complexos como as fases de desenvolvimento da criança e a urgência da preservação do meio ambiente, além de transitarem pelas sabedorias tradicionais.


O grupo de comicidade feminina Fanfarrosas é formado por Giovanna Paixão e Luana Caroline, duas multi artistas brincantes que pesquisam em seu trabalho a música, técnicas circenses, palhaçaria, confecção de instrumentos com materiais recicláveis e bonecos. 


Utilizando manipulação de bonecos e instrumentos de materiais recicláveis elas contam e cantam histórias, executando um vasto repertório com músicas das infâncias, MPB e ritmos como coco, ciranda, cacuriá e baião.  





Formadas no curso de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria - FPJ, as artistas também atuam como arte-educadoras. A dupla já realizou importantes trabalhos em formato presencial, passando por diversos espaços culturais, e também virtual, como a participação no Festival de Circo Online de São Paulo, realizado em 2020.

 

Mais informações em : www.facebook.com/fanfarrosas e www.instagram.com/fanfarrosas


FICHA TÉCNICA: Contadoras de história, manipuladoras de bonecos e musicistas: Giovanna Paixão e Luana Caroline | Aderecistas e bonequeiras: Luana Caroline e Giovanna Paixão | Figurinos: Fanfarrosas | Direção e Dramaturgia: Fanfarrosas | Fotógrafo e Videomaker: Jean Salustiano | Assistente de produção: Luana Caroline | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Diretor de produção: Jean Salustiano | Produtora: Unité Produções


SERVIÇO: Temporada Fanfarrosas cantos e contos + CULTURA ONLINE

Com grupo Fanfarrosas

Classificação: Livre - Grátis - Duração: 40 minutos


Quando: 14 de setembro de 2021 - Terça-feira - Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Chácara do Castelo - Vila Mariana, São Paulo - SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecachacara.castelo

História: “Ovosemente” - Sinopse: Dude é um ser que está sendo criado e vai nascer de algum lugar. Mas que lugar é esse? Um ovo, semente ou a barriga de alguém? Inspirado na história Flora de Bartolomeu Campos de Queirós, o conto explora sons, cheiros e sensações da origem da vida. 






Quando: 15 de setembro de 2021 - Quarta-feira - Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Helena Silveira - Campo Limpo, São Paulo - SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecahelenasilveira

História: “O aiai do Jacaré” - Sinopse: Jacaroldo chorava por sofrer de dor de dente. Seus amigos da floresta tentaram ajudar, mas nada resolvia. Inspirado no livro “E o Dente ainda doía”, o conto fala da importância da amizade e uma fase do desenvolvimento da criança, que é dolorida mas passageira.


Quando: 16 de setembro de 2021 - Quinta-feira - Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Malba Tahan - Jardim Susana - São Paulo - SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecapublicamalbatahan

História: “Festa na Lagoa” - Sinopse: O Peixe de Boa resolve dar uma festa de aniversário à fantasia convidando apenas os animais que sabem nadar. Seu vizinho Macaco Caco, é cheio das artimanhas e acaba inventando falsas promessas, criando uma baita confusão para ir à festa. 

Comentários